Aprenda um truque com borra de café para tratar celulite

Se você se incomoda com os furinhos que dão aquele aspecto de casca de laranja à sua coxa, experimente este truque caseiro

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Se você é amante do café e não consegue começar seu dia antes de tomar uma boa xícara, você vai adorar saber que os grãos também podem deixar você mais bonita.

Além de aumentar a expectativa de vida quando tomado, o café, ao ser aplicado na pele, pode ajudar a diminuir a celulite! E o melhor: esse truque usa a borra do café, então você não desperdiça nada.

O segredo dessa dica está na cafeína, a substância que nos deixa mais ativas quando bebida e que tem o poder de estimular a circulação quando é aplicada na pele.

Em consequência, ocorre um aumento no fluxo sanguíneo e no aporte de oxigênio, carregando mais nutrientes para as regiões onde você aplicou a borra de café e proporcionando uma maior taxa de eliminação das toxinas.

O resultado, como você pode imaginar, é a redução daquela aparência toda furadinha, típica das áreas com celulite. Ficou curiosa? Então vamos ao truque!

Leia também: Como passar o creme contra celulite?

Como fazer um esfoliante de borra de café

Foto: iStock

Existem várias receitas possíveis para fazer um esfoliante de borra de café para combater a celulite. Para este truque, você vai precisar dos seguintes ingredientes:

  • ½ xícara de borra de café
  • ½ xícara de açúcar refinado
  • 1 colher de chá de óleo de coco

Para preparar a receita, você deve misturar a borra de café com o açúcar até ficar bem homogêneo. Derreta o óleo de coco no micro-ondas e acrescente à mistura. Se você não tiver óleo de coco, você pode usar azeite de oliva ou mesmo um óleo de banho. Misture bem e guarde em um frasco para usar no banho.

Você pode aplicar essa receita de duas a três vezes por semana, fazendo uma massagem nas regiões afetadas pela celulite. Enxágue bem, lave normalmente e aplique seu hidratante de costume.

O que é a celulite

Foto: iStock

A celulite pode ser encontrada em qualquer área do corpo que apresente tecido adiposo subcutâneo, embora ela seja mais comum em regiões como as coxas e as nádegas.

A celulite afeta de 85% a 98% das mulheres de todas as etnias que já passaram pela adolescência. Embora essa condição não esteja associada a nenhum risco de saúde, ela é considerada um problema estético importante para milhões de mulheres.

Leia também: Como combater a celulite e a gordura localizada com a massagem modeladora

Existem vários aspectos que contribuem para o surgimento da celulite, como a predisposição genética, fatores hormonais, o tipo de alimentação e o sedentarismo.

A cafeína funciona mesmo?

Foto: iStock

De acordo com um estudo feito na Universidade Federal do Rio de Janeiro, a cafeína realmente pode dar uma mãozinha no tratamento da celulite. A pesquisa foi realizada em 2006 com 134 mulheres entre 20 a 39 anos com o objetivo de avaliar a eficácia de uma solução de cafeína a 7% para tratar a celulite.

Para isso, as participantes do estudo deveriam aplicar a solução de cafeína em apenas umas das pernas (coxa e quadril) para que fosse possível compará-la com a outra perna no final da pesquisa. O produto deveria ser aplicado duas vezes por dia, de manhã e à noite.

A pesquisa levou em consideração parâmetros microcirculatórios como a concentração e o diâmetro dos vasos capilares, além de parâmetros clínicos como medidas das coxas e quadris.

Ao final do estudo, os pesquisadores perceberam que houve pouca mudança nos parâmetros microcirculatórios, sugerindo que o período da pesquisa (30 dias) talvez não seja suficiente para que a solução de cafeína a 7% surta efeito.

Leia também: Cremes anticelulite: informe-se para escolher os melhores produtos

Apesar disso, o estudo também observou que mais de 80% das mulheres apresentaram uma redução bastante significativa na circunferência da coxa tratada com o produto. Em média, houve uma diminuição de 2,1 cm na parte de cima da coxa e 1,7 cm na parte de baixo. Além disso, 68% das pacientes também apresentaram uma redução na circunferência do quadril.

Dessa forma, embora a microcirculação não tenha apresentado alterações significativas, as pacientes observaram uma melhora no aspecto da celulite por causa da redução das medidas e da diminuição do inchaço causado pelo acúmulo de líquidos no tecido intersticial.

Oba! Então o truque da borra de café faz efeito?

Foto: iStock

A resposta é: mais ou menos. Para entender o motivo disso, é preciso considerar que o estudo que demonstrou a eficácia da cafeína utilizou uma solução de cafeína a 7%, com moléculas capazes de penetrar na pele humana.

Quando aplicamos a borra de café, a concentração de cafeína é bem menor do que isso, em torno de 0,1%, e as moléculas não estão livres para serem absorvidas. Dessa forma, a cafeína presente na borra de café não seria assim tão eficiente.

Mas você ainda não precisa desanimar: mesmo que a cafeína não consiga penetrar na sua pele, só o fato de você fazer uma esfoliação já ajuda a ativar a circulação e a remover as células mortas. Além disso, o óleo aplicado no local proporciona uma excelente hidratação, e tudo isso somado é capaz de melhorar o aspecto da sua pele. Vale a pena tentar.

Leia também: Manthus: melhora da celulite e redução da gordura localizada

Assuntos: Corpo

Dicas pela Web