Bolo sem açúcar: 9 receitas que provam que esse item é dispensável

Escrito por
Em 07.09.19

iStock

Seja para ter uma alimentação mais saudável ou tentar se livrar de uns quilinhos extras na balança, adicionar um bolo sem açúcar ao seu cardápio pode ser uma boa pedida. Assim, é possível sentir melhor o sabor dos outros ingredientes usados e afastar um pouco os malefícios do consumo excessivo do açúcar.

Continua após o anúncio

Seja usando adoçantes artificiais ou ingredientes como frutas para adoçar a sua massa, dá para obter facilmente um resultado bem gostoso, viu? Para tirar a prova com seus próprios olhos, basta conferir as receitas abaixo:

1. Bolo de frutas sem açúcar

Além de ser sem açúcar, essa é uma receita de bolo livre de glúten e lactose. Para testar essa opção em casa, só é preciso ter em mãos farelo de aveia, azeite ou óleo de coco, canela em pó, maçã, pera, banana e fermento em pó. Como o preparo da massa é feito no liquidificador, você praticamente não terá trabalho na cozinha.

2. Bolo de maçã sem açúcar

Leia também: Sopa de legumes: 7 receitas deliciosas e que aquecem até a alma

Outra receita feita sem açúcar, sem lactose e sem glúten, essa receita faz uso da farinha de amêndoas. Essa não é uma das farinhas mais baratas, mas ela rende um sabor bem gostoso ao bolo. Isso sem contar na combinação de maçã verde, uva-passa e canela.

3. Bolo de banana sem açúcar

Bolo de banana é uma delícia e, se for saudável, melhor ainda, não é mesmo? Além dessa fruta, a receita é feita com ovos, uva-passa, óleo, aveia, fermento, extrato de baunilha e canela. Esses dois últimos ingredientes ajudam a aromatizar a massa de uma maneira bem simples.

4. Bolo de chocolate sem açúcar

Mamãe Vida Saudável

Continua após o anúncio

Sabor favorito de muita gente, o bolo de chocolate também pode ficar muito gostoso mesmo sem açúcar. Para isso, a dica é usar xilitol ou outro adoçante de sua preferência. E não pense que o cacau entra sozinho nessa receita para deixar a massa saborosa, viu? Coco ralado também é usado para dar um toque especial ao doce.

5. Bolo de cenoura sem açúcar

Leia também: Pão de queijo fit: explore receitas saudáveis e apetitosas

A combinação de bolo de cenoura com cobertura de chocolate é uma boa pedida para um lanche da tarde ou café da manhã. Pensando nisso, que tal aprender a preparar uma opção que não leva açúcar e que conta com uma pegada mais saudável? A massa é feita no liquidificador e a cobertura fica por conta de uma ganache feita com chocolate 70% cacau.

6. Bolo de coco sem açúcar

Essa receita conta com coco em três versões: leite, ralado e óleo. Isso faz com que o gostinho da fruta fique bem marcante. Além desses ingredientes, você vai usar apenas ovos, adoçante culinário e fermento. São poucos itens usados e o preparo é feito no liquidificador. Bem prático, não é mesmo?

7. Bolo de batata doce sem açúcar

Com uma textura extremamente fofinha, olhando para esse bolo mal dá para se perceber que se trata de um doce fit. Como a batata doce é usada crua, você não precisa se preocupar em cozinhar o legume. Ele deve ser apenas ralado e misturado com os outros ingredientes no liquidificador.

Leia também: Como temperar peixe: conheça aromas e enriqueça suas refeições

8. Bolo de milho sem açúcar

Continua após o anúncio

Bolo de milho é aquele tipo de prato que nos faz lembrar de nossas avós. Usando apenas milho, tâmaras e óleo de coco, você nem vai acreditar no sabor dessa receita. A textura fica densa e é ideal para quem quer uma alimentação livre de muitos ingredientes industrializados.

9. Bolo de aniversário sem açúcar

Para fechar a lista, que tal aprender a fazer um bolo de chocolate com cara de festa? Com um preparo simples, você pode se surpreender com o resultado. Tudo isso com uma lista de itens bem curtinha, anote aí o que você vai precisar: ovos, óleo de coco, purê de maçã, farinha de arroz, fermento em pó e chocolate 80% cacau.

Seja para um lanchinho ou como sobremesa, um bolo sem açúcar sempre cai bem, não é mesmo? Para acompanhar uma fatia, que tal preparar um suco de cenoura?

Leia também: Receitas com kefir: 20 ideias deliciosas para várias ocasiões

Para você