Bolo formigueiro: 18 receitas simples e deliciosas para qualquer momento

Escrito por Daniela Brisola

Cozinha Legal

Um café da manhã especial, pede um bolo quentinho e uma xícara de café. E um dos bolos que mais agrada a muitas gerações é o bolo formigueiro. Feito com granulado e coco, o resultado se assemelha a um formigueiro e, por isso, o nome do bolo. A receita é simples de fazer, mas deliciosa e perfeita para ser degustado com um café ou a qualquer momento.

As receitas de bolo formigueiro estão cada vez mais diferenciadas, ganhando toques únicos e especiais que deixam o bolo incrível. Para aprender como fazer esse bolo, é só conferir as receitas abaixo.

Receitas de bolo formigueiro simples

1. Bolo formigueiro simples: essa é uma receita de bolo de formigueiro fácil de fazer e que resulta em uma massa macia, fofa e saborosa. Ideal para ser provado no café da manhã junto àquele cafezinho quentinho.

2. Bolo formigueiro com amido de milho: o amido de milho serve para deixar a massa do bolo mais fofinha. A receita continua sendo bem simples e fácil de fazer. Os pontinhos pretos no bolo são resultado do derretimento do granulado de chocolate, o que deixa seu bolo ainda mais delicioso.

3. Bolo formigueiro com azeite: para deixar o bolo mais saudável, é possível substituir o óleo ou a margarina pelo azeite que, além de ser mais nutritivo, deixa a receita com um gostinho especial. Além do azeite, também é utilizado iogurte que proporciona uma massa leve e muito saborosa.

Leia também: Doce de coco: 20 receitas que são pura doçura

4. Bolo formigueiro com leite de coco: além do leite de coco, nesta receita também é acrescentado coco ralado, o que transforma o seu bolo em um bolo formigueiro de coco. Para o resultado ser incrível, utilize produtos de qualidade e se delicie com mais uma receita simples, rápida e prática.

5. Bolo formigueiro com calda de chocolate: essa receita leva clara em neves que ajuda a deixar o bolo mais fofinho. O granulado colocado na massa faz o bolo ficar tradicional e com cara de que realmente tem formiguinhas. Para finalizar, a calda de chocolate dá um toque especial, mas sem perder a tradicionalidade.

6. Bolo formigueiro fofinho de liquidificador: para fazer este delicioso bolo não precisa ter nem batedeira, basta adicionar os ingredientes no liquidificador. Uma dica para que o granulado não fique apenas embaixo da massa, é misturar um pouco de farinha antes de acrescentá-lo à receita. O resultado é um bolo bem fofinho e muito saboroso.

7. Bolo formigueiro com gotas de chocolate: para deixar seu bolo com mais gosto de chocolate, é possível trocar o granulado por gotas de chocolate. A receita é bem fácil de fazer e leva iogurte para a massa ficar mais saborosa. Em poucos minutos, terá a sua mesa um delicioso bolo formigueiro pronto para ser degustado.

8. Bolo de cenoura formigueiro: quem gosta de bolo de cenoura pode variar um pouco na receita e fazer um bolo de cenoura formigueiro. Para deixar com os pontinhos de chocolate, basta acrescentar o granulado na massa. Em menos de uma hora, a receita fica pronta e já poderá aproveitar esse bolo delicioso.

Leia também: Bolo mousse de chocolate: 17 receitas que unem duas ótimas sobremesas

Receitas de bolo formigueiro especiais

9. Bolo formigueiro vegano: para quem excluiu de sua dieta alimentos de origem animal, é possível também se deliciar com o bolo formigueiro. Como o granulado vegano é bastante difícil de achar, substitua-o por chocolate meio amargo sem lactose. Use olho vegetal e acrescente coco para deixar sua receita com um gostinho especial.

10. Bolo formigueiro com coco fresco: o coco fresco ralado vai deixar seu bolo ainda mais incrível. Substituindo o leite pelo leite de coco, a massa fica ainda mais saborosa e realça o sabor do coco. Outro ingrediente usado na receita que deixa seu bolo especial é o chocolate meio amargo, substituindo o granulado.

11. Bolo formigueiro colorido: de simples esse bolo não tem nada. Além dos confeitos coloridos, são acrescentados recheio e cobertura, para deixar o bolo especial e ideal para comemorar o seu próximo aniversário. A inspiração vem das receitas americanas e o resultado é um bolo vistoso e muito saboroso.

12. Bolo formigueiro com ganache de doce de leite: seu bolo formigueiro pode ganhar novas dimensões ao acrescentar como cobertura um delicioso ganache de doce de leite. Para fazer o ganache, basta misturar creme de leite com doce de leite e levar ao fogo até começar a ferver. O resultado não vai te decepcionar.

13. Bolo formigueiro de iogurte com ovomaltine: para inovar no bolo formigueiro, acrescente à sua receita iogurte e troque o granulado por ovomaltine. O modo de preparo é bastante simples, basta bater os ingredientes no liquidificador. O resultado será um bolo com gosto de milk shake de ovomaltine, ideal para agradar muitos paladares.

Leia também: Bolo de cenoura fofinho: aprenda os segredos para uma receita caprichada

14. Bolo formigueiro sem glúten: aos alérgicos e àquelas que estão evitando o glúten: vocês podem se deliciar com esta receita de bolo formigueiro. Para fazer, substitua a farinha de trigo por uma farinha sem glúten. Consuma no mesmo dia em que o bolo for feito, pois a farinha sem glúten resseca a massa de um dia para o outro.

15. Bolo formigueiro gelado: essa receita é de um delicioso bolo formigueiro gelado e molhadinho. A calda que o deixa mais saboroso é feita com leite condensado e suco de laranja. Experimente, pois até quem não gosta de bolo formigueiro, irá amar.

16. Bolo formigueiro com calda de coco: para os adoradores de coco, é possível substituir a cobertura de calda de chocolate por uma calda de coco. Para fazer a calda, é preciso de nata, creme de coco e açúcar. Leve ao fogo até virar um creme homogêneo e espalhe pelo seu bolo formigueiro. O toque de coco dará um sabor surpreendente ao bolo.

17. Bolo formigueiro com glacê: o glacê deixará a sua receita mais docinha, com aquele toque especial que os amantes de doces vão amar. Para fazer a cobertura, misture leite integral fervente com açúcar de confeiteiro, até formar um glacê liso e brilhante.

18. Cupcake formigueiro: essa receita, além de transformar o bolo formigueiro em deliciosos cupcakes, ganha um toque especial com confeitos rosas e um marshmallow de cobertura. O marshmallow é feito com gelatina do sabor de sua preferência e, variando os sabores, pode obter a cobertura da cor que desejar. A criançada vai amar e você também.

Após conferir essas receitas, já é possível se imaginar em uma tarde gostosa, saboreando um café e um bolo formigueiro quentinhos. Não deixe de preparar essas receitas e se deliciar com o sabor deste bolo simples, mas muito saboroso.

Assuntos: Alimentação

Para você