32 receitas de bolo de festa junina deliciosas para você aproveitar

Escrito por Fernanda Maranha

Foto: iStock

Quando chega o meio do ano, além do inverno, é iniciada também a época das festas juninas. Além de música, dança de quadrilha e trajes típicos, há um dos elementos principais que chama a atenção nessas festas: as deliciosas comidas! Têm opções para todos os gostos: salgados e doces. Não podemos esquecer de um delicioso bolo de festa junina – que pode ser de diversos sabores.

É comum reunir os amigos para fazer a própria festa junina da turma, com cada um levando um prato típico para todos se deliciarem durante a comemoração. Pensando nisso, vamos mostrar receitas de bolo de festa junina deliciosos: de milho, fubá, banana e até mesmo de tapioca. Confira!

Receitas de bolo de milho

Foto: Reprodução / Cozinha Legal

1. Bolo de milho fácil: receita mais prática e fácil de fazer do que esse bolo de milho é impossível! Basta colocar todos os ingredientes no liquidificador, bater por dois minutos e depois despejar em uma forma e colocar para assar.

2. Bolo de milho com cobertura de curau: que tal incrementar o seu bolo com mais uma iguaria do milho em sua cobertura? Essa receita também é feita no liquidificador, mas conta com uma cobertura cremosa de curau para deixá-lo ainda mais saboroso.

3. Bolo de milho vegano e sem glúten: quem tem restrições alimentares também pode aproveitar as delícias da festa! Esse bolo não leva ovos, leite e nem glúten. O fubá entra no lugar da farinha e também dá um sabor especial à receita.

Leia também: 41 receitas deliciosas de festa junina para tornar seu arraiá um sucesso

4. Bolo de milho com fubá: mais um bolo de milho simples, mas que leva alguns ingredientes extras para trazer mais sabor e um toque diferente da receita tradicional.

5. Bolo de milho com coco: um bolo feito com farinha de milho e com coco – além do milho – para dar um gostinho especial à sua festa junina entre amigos.

6. Bolo cremoso de milho verde: quem não gosta de um bolinho cremoso? O segredo é misturar milho, açúcar, leite, ovo e manteiga derretida no liquidificador e depois unir os secos.

7. Bolo funcional de milho: você pode fazer um bolo de milho saudável para curtir as festas juninas sem peso na consciência. Essa receita leva farelo de aveia, chia e adoçante. Que tal?

8. Bolo de milho verde direto da espiga: esse bolo é feito com o milho diretamente da espiga, também pode ser feito todo no liquidificador e tem o resultado final bastante cremoso. O que está esperando para fazer?

Leia também: 23 receitas de bolo de liquidificador que unem sabor e praticidade

Receitas de bolo de fubá

Foto: Reprodução / Dani Noce

9. Bolo de fubá superfofo: essa receita é perfeita para quem gosta de um bolo de fubá simples, mas macio e superfofinho. A erva-doce entra como adicional opcional para os apreciadores desta combinação.

10. Bolo de fubá vegano de caneca: tem bolo de fubá para todos os gostos! Se você é vegano essa é a opção perfeita. E o melhor, é feito em uma caneca!

11. Bolo de fubá com goiabada: outra combinação deliciosa é o de fubá com goiabada. O segredo é adicionar pequenos pedacinhos de goiabada na massa antes de levá-la para o forno.

12. Bolo de fubá com coco: para incrementar o bolo de fubá, essa receita usa o coco na massa – que é cozida antes de assar – e traz uma cobertura de beijinho, inusitada, mas deliciosa combinação de doces.

13. Bolo de fubá cremoso: quem não gosta de um bolinho cremoso? Este de fubá leva amido de milho e queijo ralado na receita para ficar com a consistência mais cremosa.

14. Bolo de fubá de liquidificador: se você está procurando praticidade em seu bolo de festa junina, esta é uma opção interessante: basta colocar todos os ingredientes no liquidificador – primeiro os molhados, depois os secos – e levar para assar!

15. Bolo de fubá cozido: este bolo de fubá com erva-doce é cozido antes de assar, por isso promete ser mais leve do que o tradicional. Vale provar esta receita diferente.

16. Bolo de fubá com creme de canela: se você quiser um acompanhamento diferente para seu tradicional bolo cremoso de fubá, o creme de canela – feito com leite condensado, leite, amido de milho e canela – é uma ótima alternativa.

Receitas de bolo de tapioca

Foto: Reprodução / Sunday Slices

17. Bolo de tapioca com coco: este bolo de tapioca com coco é superprático de fazer. Leva poucos ingredientes e não vai ao forno; é servido geladinho.

18. Bolo de tapioca cremoso: este bolo cremoso é feito com tapioca e coco seco. Uma das dicas para conquistar a consistência perfeita é bater claras em neve.

19. Bolo de tapioca gelado: uma receita superfácil! Basta aquecer leite com leite condensado e leite de coco, e depois uni-los a uma mistura de tapioca e açúcar. Depois de deixar a mistura descansar, enforme-a e coloque na geladeira para servir o bolo geladinho!

20. Bolo de tapioca cremoso: mais um bolo de tapioca com coco que é superprático de ser feito, não leva ovo, farinha e nem vai ao fogo. Vale à pena experimentar a receita.

21. Bolo saudável de tapioca: quer uma opção mais saudável de bolo de tapioca? Também é possível, essa receita leva leites vegetais, óleo de coco, adoçante e farinhas sem glúten.

22. Bolo de tapioca com buriti: que tal experimentar um ingrediente diferente? Esse bolo tem como destaque o doce de buriti – uma frutinha de palmeira – colocado no meio da massa.

23. Bolo de tapioca com calda de 4 leites: a calda de 4 leites é o que dá um toque especial a esse bolo de festa junina. Ela leva, além do coco, leite de coco, leite condensado, leite em pó e creme de leite!

24. Bolo de tapioca de caroço: por fim, que tal um bolo de tapioca salgado, que além do sal, leva queijo na massa – e é super macio?

Receitas de bolo de banana

Foto: Reprodução / Monta Encanta

25. Bolo de banana fácil: um bolo de banana superprático de ser feito, o que dá um toque especial de leveza nessa receita é usar 100 g de iogurte. Antes de colocar no forno, coloque rodelas de banana e polvilhe açúcar e canela. O resultado é sensacional!

26. Bolo de banana pudding: gosta de um bolo de festa junina bem molhadinho? Este bolo de banana é perfeito! Uma receita completa, com calda de caramelo, recheio de creme de confeiteiro, cobertura de chantilly, além da massa do bolo.

27. Bolo de banana e Nutella: banana e Nutella é uma combinação perfeita, e isso fica ainda mais evidente neste bolo. A massa do bolo é de banana, enquanto o recheio e cobertura levam Nutella. Maravilhoso!

28. Bolo de banana fofinho: este bolo de banana superfofinho leva uva passa na massa e, por cima, conta com uma crosta de açúcar e canela. Dizem que o segredo para a consistência final é amido de milho. Vale experimentar!

29. Bolo de chocolate com banana: quem vê este bolo de chocolate belo e úmido, nem imagina que conta com um ingrediente secreto: a banana!

30. Bolo de banana de liquidificador: às vezes, tudo o que queremos é praticidade. Se esse for o caso, opte por esse prático bolo de banana de liquidificador. Basta colocar todos os ingredientes no liquidificador, deixando as bananas picadas e farinha por último e prontinho!

31. Bolo de banana sem farinha e sem açúcar: está buscando por um bolo saudável? Essa receita não leva farinha nem açúcar. As uvas passas trazem o doce e, no lugar da farinha, aveia.

32. Bolo de aveia com banana: mais um bolo de festa junina saudável e superfácil de fazer. São poucos ingredientes: banana, ovos, aveia, fermento químico e um toque de canela para um sabor especial.

Munida de todas essas receitas de bolo de festa junina, não tem mais desculpa para não reunir os amigos para comemorar a data. Difícil vai ser decidir qual a receita mais gostosa para preparar!

Assuntos: Alimentação

Para você