Automaquiagem: como fazer e quais itens ter para arrasar na make

Escrito por
Atualizado em 26.09.20

Nátaly Neri

Saber fazer uma boa automaquiagem é uma mão na roda para quem procura mais autonomia no dia a dia. Seja para a make do cotidiano ou para ocasiões especiais que pedem um visual elaborado. Por isso, leia e saiba quais itens ter em casa, além de algumas técnicas e dicas para aprender a se maquiar.

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

Itens para a automaquiagem

Antes de começar a praticar, você precisa ter alguns itens básicos em casa. Antes de adquirir, veja quais são prioridade para você de acordo com o tipo de maquiagem que você quer fazer. Confira a seguir algumas sugestões:

Dicas de Mulher

  • Primer: é utilizado para preparar a pele para receber a maquiagem, por isso é o primeiro produto a ser aplicado. Suaviza manchinhas, poros e linhas de expressão, além de controlar a oleosidade e conferir um acabamento impecável e duradouro.
  • Base: se você é iniciante, a base de cobertura média é a ideal para você, já que poderá ser utilizada tanto no dia a dia, como em makes mais elaboradas. É utilizada logo depois do primer para uniformizar a pele.
  • Corretivo: recomendado para ser utilizado depois da base, para suavizar olheiras ou espinhas. Assim, também possibilita um acabamento sem craquelar e mais duradouro.
  • Pó translúcido: você pode optar também pelo pó compacto, qualquer um dos dois produtos vai ajudar a finalizar sua pele e deixar a maquiagem mais duradoura. A dica é testar os dois e ver qual é o melhor para você.
  • Paleta com blush, iluminador, contorno e sombras: a melhor opção para quem está começando é investir em uma paleta com todos esses produtos, assim, você economiza e pode testar diversas opções e aprender como usar cada um deles sem gastar com muitos produtos.
  • Paleta de sombras: você também pode investir em uma paleta só com sombras. Se o orçamento estiver curto, aposte em uma com cores básicas como bege, marrom e preto, ou suas cores preferidas.
  • Máscara de cílios: a máscara à prova d’água é uma boa opção para iniciantes, já que dura mais e corre menos risco de borrar. No entanto, você também pode optar pela comum se preferir.
  • Delineador: o modelo em caneta é o mais fácil de usar para iniciantes, mas você também pode optar pelo líquido ou em gel.
  • Batom: a melhor opção para quem está iniciando é investir em um batom líquido nude, já que é mais fácil de aplicar e a cor combina com todos os tipos de make. Além disso, você também pode investir em um vermelho, que combina com as maquiagens mais elaboradas.
  • Conjunto de pincéis: você pode tanto investir nos pincéis avulsos mais importantes, como para base e sombra, por exemplo, como em um conjunto completo.

Apresentamos algumas sugestões de itens, mas você pode adquirir apenas parte deles ou incluir outros. Tenha em mente o tipo de maquiagem que você quer fazer e adeque a lista de produtos a partir disso.

Passos da automaquiagem

Aqui listamos de forma detalhada os passo para uma automaquiagem completa. No entanto, se você preferir uma maquiagem simples e para o cotidiano, pode pular alguns deles. Confira e aprenda de forma descomplicada.

1. Limpe e hidrate a pele

iStock

Esse é um dos passos que garante um bom resultado na maquiagem. Por isso, lave seu rosto como de costume e hidrate com um produto não oleoso. Esse passo também garante que sua pele se mantenha saudável. Além disso, você pode aplicar também neste momento o seu filtro solar, caso for uma maquiagem para o dia.

2. Aplique o primer

iStock

Distribua uma pequena quantidade de primer em sua pele de forma uniforme. Você pode utilizar um pincel para base, esponja ou os dedos. O primer pode ser dispensável, mas em maquiagens mais elaboradas ele garante que seus poros fiquem menos aparentes. Esse passo também ajuda sua maquiagem a durar mais.

Continua após o anúncio

3. Aplique a base

iStock

Depois que o primer já estiver bem sequinho, aplique a base. Você pode usar pincel próprio para base ou esponja, veja como se sente mais confortável. Se utilizar o pincel, opte pelos menores, pois dão mais segurança para iniciantes. O modelo duo fiber é bem interessante. Se utilizar a esponja, molhe com água antes de espalhar a base no rosto.

E se você já tem mais segurança neste passo, pode utilizar os dedos também. Aplique pequenas quantidades de produto no seu rosto e depois espalhe uniformemente. Por fim, aplique a base também em seu pescoço para a cor da pele ficar mais uniforme.

4. Aplique o corretivo

iStock

Se você deseja suavizar olheiras, manchinhas ou espinhas, utilize o corretivo. Para isso, aplique uma pequena quantidade apenas nas regiões que deseja suavizar. Aplique em formato de triângulo nas olheiras, com pequenas bolinhas e depois espalhe com um pincel pequeno. Depois, espalhe nas demais regiões que desejar.

5. Passe o pó

iStock

Espere o corretivo e a base estarem bem secos na pele. Se você é iniciante, prefira os pós mais soltinhos e leves, o pó translúcido é uma boa opção. Utilize um pincel grande próprio para o pó e aplique em movimentos circulares por todo o rosto.

6. Preencha sua sobrancelha

iStock

Esse passo não é obrigatório, mas se você gosta de sobrancelhas bem marcantes, é uma boa ideia investir nele. Pode utilizar lápis, sombra ou algum produto próprio para essa finalidade. Utilize um pincel chanfrado para espalhar o produto, com a mão leve e fazendo pequenos traços, seguindo a direção dos pelos.

7. Contorno e blush

iStock

Continua após o anúncio

Esse passo é importante para trazer profundidade ao seu rosto, já que a base pode esconder toda a luz do seu rosto. Utilize um pincel grande chanfrado e vá passando nas laterais do rosto para trazer profundidade. Uma dica para para não deixar tão marcado é pegar na ponta do pincel, para a mão ficar bem leve.

Repita esse passo também no nariz, utilizando um pincel pequeno. Depois, marque o seu côncavo do olho para trazer mais profundidade, mesmo que não vá utilizar sombra. Para suavizar, utilize o pincel que você aplicou o pó. Por fim, aplique o blush de forma delicada, em direção às têmporas.

8. Aplique a sombra

iStock

Se a sua maquiagem for mais mais básica pode pular este passo. Mas se decidir passar, comece optando por uma sombra marrom, que vai combinar em qualquer maquiagem. Utilize um pincel pequeno e espalhe esfumando por toda a pálpebra. Depois, você pode fazer um delineado ou passar um lápis rente aos cílios.

9. Passe o rímel

iStock

Um erro muito comum neste passo é passar o rímel apenas nas pontas dos cílios. Por isso, atente-se a passar desde a raiz até as pontas. Aplique de forma uniforme e capriche no final para dar uma acabamento mais bonito. Se borrar, espere secar e limpe com um cotonete seco.

10. Ilumine seu rosto

iStock

Iluminar algumas regiões do seu rosto faz toda diferença na maquiagem. Comece iluminando o topo das bochechas com um pincel, na região próxima aos olhos. Ilumine também o nariz, o queixo e a parte abaixo das sobrancelhas. Sempre utilizando pouco produto e com o pincel bem leve.

11. Aplique o batom

iStock

Aplique um balm ou hidratante labial sem cor, pois assim o seu batom não vai craquelar. Depois, comece a aplicar o batom, primeiro fazendo um X no topo dos lábios e depois contornando o restante da boca. Por fim, se tiver e desejar, aplique um fixador de maquiagem.

Continua após o anúncio

No começo, pode parecer difícil se maquiar sozinha, mas com um pouco de prática vai ficar cada vez mais simples. Por isso, não tenha medo de treinar bastante! Dessa forma, você também vai descobrir o tipo de maquiagem que você gosta.

Como fazer automaquiagem em casa

Depois de conferir os passos acima, os vídeos podem te ajudar a visualizar melhor as técnicas. Por isso, confira a seguir alguns tutoriais de automaquiagem passo a passo.

Automaquiagem para iniciantes

Comece aplicando a base por todo o rosto. Depois, aplique o corretivo com bastante atenção para a área das olheiras. Depois, utiliza-se o pó banana e um contorno simples de fazer mesmo para quem nunca fez. Confira o vídeo para ver o restante e aprender a fazer.

Make fácil para o dia a dia

Comece limpando e hidratando o rosto. Essa maquiagem é bem rápida de se fazer e não se utiliza base, apenas corretivo. Veja o vídeo e aprenda a fazer para arrasar no seu cotidiano.

Maquiagem profissional para iniciantes

Algumas técnicas fazem toda diferença para um resultado profissional na maquiagem. Além das técnicas, o vídeo também apresenta dicas de produtos baratinhos. E se você nunca fez o delineado gatinho, neste vídeo você vai aprender a fazer e se surpreender. O resultado é uma maquiagem ideal para a noite e ocasiões especiais.

Viu só como a automaquiagem é mais simples do que parece? Continue treinando e saiba melhor como fazer o versátil delineado gatinho.

Assuntos: Maquiagem, Pele