Dicas de Mulher Dicas de Moda

Sapato vermelho: a cor forte e vibrante torna qualquer calçado poderoso

Personalidade e criatividade, essas são duas das características adicionadas às mulheres que usarem o sapato vermelho

em 24/09/2014

Foto: Reprodução / Viva Luxury

Muita gente acredita que a cor vermelha só deve ser usada em momentos bastante específicos e que apenas mulheres de muita personalidade podem a usar. No entanto, a cor vai muito além disso e é ótima para adicionar um toque especial a qualquer look, principalmente quando esse toque vem em um sapato vermelho.

Para a consultora de imagem, Leticia Pontes, o vermelho é uma cor excitante e estimulante. “A mulher que opta por um sapato vermelho em seu look tende a sugerir uma personalidade dramática, segura de si, corajosa e ativa”, afirma.

Quem também acredita nas potencialidades da cor vermelha é Mayra Freire, consultora de imagem.

“O sapato vermelho tem o poder de transformar um look sem graça em uma produção estilosa. Ele é uma peça bem marcante e provavelmente vai chamar bastante atenção, tirando seu guarda-roupa da mesmice e imprimindo mais personalidade à sua imagem”, pontua a especialista.

Por isso, o sapato vermelho pode deixar qualquer look básico com uma cara mais estilosa e a mulher que o usar ganha, e muito, em personalidade. “O sapato vermelho acrescenta uma certa dramaticidade ao look, despertando sentimentos e opiniões fortes, o que pode ser um potencializado ainda mais dependendo dos elementos que compõem o sapato”, reforça Leticia.

As vantagens do sapato vermelho

Foto: Reprodução / Fake-Leather

Além das potencialidades da cor vermelha descritas acima, o sapato vermelho traz muitas vantagens a quem o usa. “Esteticamente o sapato vermelho cria um ponto focal nos pés, ideal para quem tem alguma parte do corpo que quer disfarçar ou está um pouquinho acima do peso, por exemplo. Ao chamar a atenção para os pés, desviamos a percepção desses pontos”, explica Mayra.

Segundo Leticia, quando coordenado com outra peça que também é chamativa o look fica ainda mais interessante e evidencia a criatividade de quem o usa. “Combinar um sapato vermelho com preto ou branco é fácil, pois são cores que a maioria das pessoas está acostumada a usar. A vantagem do vermelho é que ele nos instiga a testar outras combinações, sendo um verdadeiro exercício de criatividade.”

Quando usar o sapato vermelho?

Foto: Reprodução / Fake Leather

Por ser tão característico, há algumas dúvidas sobre quando usar o sapato vermelho. Abaixo uma lista de ocasiões que você pode optar por esse sapato:

  • Expressar confiança e desinibição: quando a mulher quiser expressar essas características, é um bom momento para usar o sapato vermelho. “A mulher que opta pelo sapato vermelho é bastante criativa e extrovertida e, por isso, acrescentá-lo ao look pode ser um excelente exercício para as mulheres que querem expressar mais confiança e desinibição”, reforça Leticia.
  • Chamar a atenção: o sapato vermelho é um acessório que chamará a atenção, por isso, se você quiser passar despercebida, ele não é o sapato mais adequado para isso. “Se a sua personalidade fica bem representada com um sapato vermelho, use sem medo, mas lembre-se que o sapato vermelho vai chamar atenção e mostrar uma atitude forte e expansiva”, reforça Mayra.
  • Não usar em ocasiões sérias e sóbrias: em um ambiente de trabalho que exige um certo grau de formalidade, roupas mais discretas se adaptam melhor. Para Mayra, é sempre bom avaliar se há a necessidade de usar peças chamativas.
  • Não usar quando for apresentar palestras: sempre que você necessitar que as pessoas prestem atenção no que você está falando, é melhor deixar o foco para o seu rosto e não para o seu pé, por isso o sapato vermelho não é indicado, conforme explica Leticia.

Como usar esse poderoso sapato

Confira a seguir algumas dicas de como usar o sapato vermelho e montar looks incríveis com ele sem exagerar na dose de poder:

Look casual

Para ocasiões mais casuais, a dica é combinar o sapato vermelho com outras peças coloridas ou estampadas. “Quanto mais colorido, mais descontraído fica o look”, aponta Mayra. Para acertar, coordene o vermelho com tons próximos, como amarelo, laranja e roxo.

Aposte em sapatilhas e rasteirinhas para acertar no look casual. Se quiser caprichar no salto e usar um scarpin, por exemplo, o jeans é a melhor combinação. “Outra excelente opção é combinar o sapato vermelho com o esmalte, batom, pedra das joias/bijuterias ou algum detalhe da roupa”, acrescenta Leticia.

Look noite

O sapato vermelho também é um ótimo acessório para ser usado de noite. Para criar looks perfeitos para a noite, use-o com peças em contraste e brilhos. “Para um visual arrasador, sugiro uma calça preta de couro, blusinha prata de paetês e finalizamos com o sapato vermelho”, sugere Mayra.

“Para a noite, eu combinaria o sapato com um vestido estampado que tivesse vermelho em sua composição. Simples, confortável e com muita personalidade”, é a sugestão de Leticia. Pumps com meia pata e sandálias de salto grosso ficam perfeitas para qualquer ocasião noturna.

Look festa

Looks de festas como casamento e formaturas ficam ainda mais interessantes com sapatos vermelhos. “Para ocasiões mais formais o look precisa ser mais arrumadinho e elegante. Nesse caso procure combinar o sapato vermelho com peças de cores neutras como o bege, cinza, preto, marinho e marrom”, opina Mayra. Para ela, quando usado assim, o visual fica sofisticado e com personalidade.

Já a sugestão de Leticia é combinar o sapato com cinza e azul marinho. “Para as mais ousadas, verde e azul claro são excelentes opções e o vermelho para as mais sensuais”, acrescenta. O scarpin é o sapato perfeito para essas ocasiões, mas vale também apostar em sandálias de salto fino.

O famoso solado vermelho

Foto: Reprodução / Karina in Fashionland

Christian Louboutin, em 1992, mudou a história dos solados de sapato ao pintá-los de vermelho. A sola vermelha se tornou icônica e, em qualquer sapato que a tenha, remeterá ao design.

Louboutin teve a brilhante ideia quando uma de suas assistentes pintava a unha de um vermelho marcante. A partir de então todos os solados passaram a ter o vermelho característico da marca.

Desde 2008, o design de sapato tem a patente da sola na cor vermelha. Quem a usar, deve pagar uma quantia a Louboutin. No entanto, muitas marcas, inclusive nacionais, passaram a colocar em seus sapatos solas vermelhas. Uma forma de dar um toque luxuoso aos sapatos.

10 lindos sapatos vermelhos

Opções de sapatos vermelhos lindo e sofisticados é o que não falta. Basta você escolher o que melhor combina com sua personalidade e adquirir. Abaixo, uma galeria com os mais lindos sapatos disponíveis nas lojas onlines para você comprar já!

Looks com sapato vermelho

Os sapatos vermelhos dão um upgrade em qualquer look, mas eles nem sempre são fáceis de combinar. Se está em dúvida e quer uma inspiração para você arrasar com o seu sapato, veja as imagens a seguir e siga algumas dicas de como combinar das principais blogueiras:

Foto: Reprodução / Ootd Magazine

Foto: Reprodução / Blog da Thássia

Foto: Reprodução / Atlantic-Pacific

Foto: Reprodução / Viva Luxury

Foto: Reprodução / Fashion Coolture

Foto: Reprodução / Style Traces

Foto: Reprodução / Nany’s Klozet

Foto: Reprodução / The Golden Diamonds

Foto: Reprodução / Hapa Time

Foto: Reprodução / Fake-Leather

Comentários
Dicas relacionadas