Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Maquiagem anos 60

Confira dicas e truques que marcaram a maquiagem nos anos dourados

em 22/10/2010

Foi nesta década que os jovens, filhos do chamado “baby boom” chegaram. Viviam no auge da prosperidade financeira, num clima de euforia consumista gerada nos anos do pós guerra nos EUA. A minissaia revolucionou a moda e o homem chegou à Lua. A modelo Twiggy fazia sucesso com seu olhar característico e magreza sublime. A maquiagem nos anos 60 era essencial e feita especialmente para o público jovem. O foco estava nos olhos, sempre bem marcados, a pele e os olhos eram bem apagados para dar destaque ao olhar. As cores eram intensas, puras e verdadeiras: laranja, violeta, rosa-choque, verde e dourado. Os anos 60 marcam o início da cultura pop americana. Hoje em dia há quem se inspire nesta década, seja no guarda roupa, no mobiliário ou até mesmo na maquiagem. Vamos lá então?

Antes da maquiagem é bom lembrar que é fundamental o uso de produtos para a limpeza, tonificação e hidratação da pele. De nada adianta fazer uma maquiagem linda se por baixo dela há uma pele mal tratada e sem viço. Escolha produtos hipoalergenicos e livre de óleos. Outra dica é verificar junto ao rótulo do produto se é específico para o seu tipo de pele, que pode ser seca, normal, mista ou oleosa. Diariamente, tanto pela manhã quanto à noite é fundamental limpar bem a pele e a noite retirar toda a maquiagem antes de dormir. A hidratação também é super importante para o combate do envelhecimento.

O corretivo serve única e exclusivamente para corrigir pequenas imperfeições ou suavizar manchas que estão isoladas. É válido também aplicar este produto no canto dos olhos, do nariz e da boca, onde naturalmente a pele é mais escura, sempre com leves batidinhas. A cor do corretivo pode ser um tom mais claro da pele.

Para uniformizar a pele, use a base sobre todo o rosto. Este produto também pode ser encontrado em várias opções, como o corretivo. Para acertar em cheio o tom deste produto com o do rosto, faça um teste aplicando uma pequena quantidade sobre a testa até secar. Se houver diferença de cor, troque! Uma atenção especial também nos movimentos de aplicação da base: respeite a malha muscular do rosto, por isso o produto deve ser aplicado de dentro para fora, em movimentos ascendentes e no pescoço, de cima para baixo.

Utilize o pó facial para controlar o brilho. Se você tiver a pele normal à seca, aplique apenas na zona T (testa, nariz e queixo). Caso tenha a pele mista à oleosa, aplique o pó em todo o rosto. Como o pó facial controla o brilho, retoque-o sempre que necessário, pois não só o tipo de pele pede uma camada deste produto, mas o clima e o quanto se quer de dure a maquiagem.

As sobrancelhas poderão ficar mais marcadas com o auxílio de um lápis para essa região do rosto. Aplique-o de modo a definir melhor o contorno ou corrigir eventuais falhas.

Para os olhos, abuse das cores. Agora não há regras. Escolha cores que mais combinam com seu estilo e gosto. Para um look retro, dê preferência aos tons de azul, rosa e verde, sempre esfumando a sombra em direção às sobrancelhas.

Outro ponto forte para os olhos são os delineadores e lápis para olhos. Com o delineador líquido, faça um traço firme junto a raiz dos cílios e não se esqueça de prolongar mais na parte externa dos olhos, onde o traço deverá sair da linha dos cílios de maneira que o traço fique reto. O lápis para olhos será aplicado na raiz dos cílios inferiores e também dentro dos olhos, na cartilagem. Não esfume, portanto deixe o lápis bem marcado, característica forte das maquiagens daquela época.

A máscara para cílios deverá ser aplicada várias vezes, inclusive nos cílios inferiores. Com um pentinho, solte os cílios para que fiquem leves.

Os batons nos tons de rosa foram os mais vistos naquela época, seguindo dos avermelhados e alaranjados. Você pode deixar o gloss de lado agora, pois este produto surgiu depois, na década de 80.

O blush bem marcado finaliza o look retro. Aplique o produto com auxílio de um pincel macio. Lembre-se de fazer movimentos leves e contínuos para não deixar a maquiagem carregada ou marcada.

Agora, porque não procurar um brechó e buscar uma tiara para os cabelos e uma saia godê? Brinque com essas tendências e volte à época de ouro.

Alexandre Krizek

é colunista do Dicas de Mulher e especialista em Maquiagem

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas