Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Farinha de banana verde

Descubra por que introduzir a farinha de banana na sua dieta pode ser uma boa opção

em 29/10/2010

A banana é um alimento indispensável para quem quer manter o corpo em dia. A fruta é rica em fibras, em carboidratos, vitaminas A e C, e sais minerais, principalmente magnésio e potássio. É uma excelente opção para quem sofre com cãibras, tem problemas digestivos e para as mulheres vítimas da terrível TPM.

Todos esses benefícios da banana podem ser melhor aproveitados se ela for consumida enquanto ainda está verde. Durante o processo de maturação, a fruta é rica de um tipo de amido resistente que não sofre digestão nem absorção e se comporta como se fosse uma fibra solúvel no organismo, inclusive produzindo substâncias que são benéficas.

Como a como a banana verde não lá muito é agradável de ser ingerida, pesquisadores resolveram aproveitar essa substância especial e desenvolveram a farinha de banana verde.

Benefícios da farinha de banana verde

O produto se mostrou muito eficaz no controle da glicose do sangue e, como consequência, controla também o diabetes. Entre os benefícios da farinha de banana verde estão também a prevenção do desenvolvimento de doenças do coração e do câncer de intestino.

Estudos indicam ainda que o consumo da farinha de banana verde emagrece, pois inibe a fome e reduz o apetite ao provocar uma sensação de saciedade. Por isso, incluir a farinha de banana verde na dieta pode ser uma boa opção e os resultados do emagrecimento começam aparecer em média, após duas semanas de uso.

Receita da farinha de banana verde

Separe algumas bananas verdes. Você pode utilizar bananas verdes de qualquer variedade, mas a banana prata é a mais recomendável.

Ainda com a casca, escalde as bananas em água fervente por dois minutos. Em seguida descasque e corte em tiras. Leve ao forno e deixe torrar até que fiquem esturricadas, quebradiças e esfarinhando na mão. Use o liquidificador para moer e depois passe em uma peneira fina.

Como consumir farinha de banana verde

O consumo da farinha de banana verde é muito prático. Como ter sabor neutro, pode ser utilizada em diversas preparações, inclusive substituindo a farinha de trigo. Dá para misturar com água ou adicionar diretamente aos sucos, iogurtes e frutas em pedaços. A quantidade de consumo recomendada é de cerca de duas colheres de sopa por dia.

Não há restrições quanto ao uso da farinha de banana verde, a única orientação é ingerir bastante líquidos. Isso porque o consumo de fibras em grande quantidade, presente na farinha, sem a devida hidratação pode provocar prisão de ventre.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas