Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Esfoliante caseiro para todos os tipos de pele

Aprenda receitas fáceis para fazer esfoliação da pele em casa e ganhe praticidade na sua rotina de beleza

em 30/09/2014

Foto: Thinkstock

A esfoliação é um tratamento que pode ser feito até mesmo em casa, com ingredientes comuns. É aconselhável fazer esfoliação da pele uma vez por semana no rosto e de 15 em 15 dias no corpo todo. A eliminação as células mortas do corpo estimula a renovação natural da pele, evitando pelos encravados, cravos, espinhas e oleosidade excessiva. Sendo assim, a pele esfoliada fica mais limpa, hidratada e macia.

Esfoliação no rosto

Ao lavarmos o rosto várias vezes ao dia, temos a impressão de que nossa pele não está totalmente limpa. Com uma boa esfoliação caseira, podemos aliviar essa sensação desagradável. Primeiramente lave bem o rosto, pescoço e colo com um sabonete apropriado para seu tipo de pele, em seguida aplique o esfoliante no rosto.

Há vários tipos de receitas caseiras de esfoliante para o rosto, para cada tipo de pele. Confira algumas delas:

Esfoliante para pele oleosa

  • 1 colher (sopa) de açúcar cristal
  • 1 colher (sopa) de mel

Misture os ingredientes e com movimentos circulares vá esfoliando o rosto levemente para não machucar a pele. Em seguida, massageie o rosto por três minutos. Enxague com bastante água e para finalizar, passe uma loção adstringente para fechar os poros.

Dica: A pele oleosa também precisa ser hidratada. Opte por produtos em gel livres de óleo que sejam específicos para esse tipo de pele.

Esfoliante para pele seca

  • 1 colher (sopa) de aveia em flocos finos
  • 1 colher (sopa) de mel

Misture os ingredientes e aplique no rosto com movimentos circulares, esfoliando a pele por até três minutos. Enxágüe bem o rosto e em seguida, passe um tônico facial para fechar os poros e hidratar a pele.

Dica: Para hidratar áreas muito secas como joelhos, cotovelos, pés e mãos, aplique óleo de amêndoas todas as noites antes de dormir.

Esfoliante para todos os tipos de pele

  • Meio mamão
  • 1 colher (sopa) de açúcar cristal

Amasse o mamão e misture com o açúcar. Com movimentos leves e circulares, vá esfoliando a pele por três minutos. Enxágüe bem o rosto e em seguida aplique um tônico facial ou uma loção adstringente.

Dica: O grande segredo da pele bonita é beber mais água e tomar menos sol. Assim você a mantém hidratada, com um brilho saudável e protegida do envelhecimento precoce que o excesso de sol causa.

Esfoliante para pele sensível

  • 2 colheres (sopa) de aveia em flocos finos
  • 2 colheres (sopa) de mel

Misture os ingredientes e com movimentos circulares, passe no rosto. Em seguida enxágüe com bastante água. Esta mistura é mais suave e por isso é recomendada para a pele sensível, pois a aveia ajuda a nutrir a pele.

Dica: A pele sensível precisa de um cuidado extra. Invista em um bom protetor solar FPS 40 ou mais e hidratantes para mantê-la bem cuidada.

Publicidade — Continue lendo abaixo

Esfoliação para o corpo

Uma boa esfoliação corporal protege nossa pele contra manchas que aparecem através do ressecamento e também ajuda a ativar a circulação, prevenindo o envelhecimento e a flacidez da pele. Com isso, a pele fica mais limpa e hidratada. Para aplicar a esfoliação caseira no corpo, é aconselhável tomar um banho com água morna e com a pele úmida, massagear com a mistura caseira.

Onde você pode fazer a esfoliação no corpo? Em áreas como pés (ajuda a remover a pele mais grossa), pernas, joelho, cotovelos – em todas as áreas que julgar necessário. Porém, tome cuidado para não massagear com força as áreas de pele muito fina, como a virilha, pois isso pode danificar a pele.

Esfoliante corporal com açúcar

  • 5 colheres (sopa) de açúcar
  • 5 colheres (sopa) de óleo de amêndoas

Misture os dois ingredientes e com a ponta dos dedos, aplique delicadamente por todo o corpo com movimentos circulares. Enxágue bem e para finalizar, com a pele seca passe um hidratante específico para seu tipo de pele.

Dica: Evite banhos muito quentes. A água em alta temperatura resseca a pele, os cabelos, unhas e cutículas. Prefira sempre a água morna ou fria. Se for necessário tomar banho quente, não demore muito.

Esfoliação corporal com bucha vegetal

Se você prefere fazer uma esfoliação sem precisar fazer uma misturinha caseira, opte pela esfoliação com a bucha vegetal. Você pode encontrá-la em mercados e feiras, ela é um produto natural. Prefira as versões não pigmentadas ou industrializadas. Use-a para esfoliar com leveza, pois ela pode machucar se você usar força na hora da esfoliação. Antes de usá-la, molhe-a com água morna para que ela fique macia e para esfoliar coloque um pouco de sabonete líquido hidratante. Assim você fica cheirosa e com a pele lisinha.

Dica: Dois dias antes de fazer uma depilação, faça uma leve esfoliação da área que será depilada. Isso faz com que os pelos desencravem e facilita sua remoção total.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas