Como usar sapatilhas

O modelo faz sucesso entre as mulheres porque garante conforto e combina com qualquer produção

Por Alessandra Busko
Atualizado em 02/10/2013 17:04

como usar sapatilhas Como usar sapatilhas

Confortáveis, práticas, super versáteis e queridinha das mulheres. É assim que podemos classificar as sapatilhas, que foram inspiradas nos calçados das bailarinas e agora são vistas nos pés femininos diariamente. Vamos combinar que esse tipo de calçado não é novidade para ninguém e o melhor, nunca sai de moda, não é mesmo?

A cada temporada a sapatilha ganha novos tipos de estampas, aplicações, detalhes e cores que estão em alta na estação, mas o seu modelo semi-fechado e com abertura no peito dos pés nunca muda. O que pode variar são os tipos de bico, que são encontrados com abertura frontal deixando os dedos à mostra, mais fino ou arredondado.

A sapatilha é o tipo de calçado que combina com tudo, desde produções básicas para o dia-a-dia, mais sérias para o trabalho, looks informais ou até mesmo sofisticadas para eventos noturnos.

É possível ficar elegante usando as sapatilhas no lugar do salto alto principalmente se você não é acostumada a manter o equilíbrio com alguns centímetros a mais por muito tempo ou não dispensa o conforto. A dica também vale para as mulheres muito altas que preferem apostar em calçados baixos mais modernos. Confira algumas dicas de moda e saiba como usar sapatilhas com diversos looks.

Com calças

As calças como o jeans mais colado ao corpo estilo skinny ou mais soltinha como boyfriend, legging, alfaiataria com recortes mais modernos são uma ótima opção para combinar com as sapatilhas, sejam elas mais básicas e com tons neutros até as mais coloridas, com detalhes e muito brilho. A dupla calça e sapatilha é uma ótima aposta para usar com looks mais básicos ou até mesmo para um ambiente de trabalho.

Pernas à mostra

Quando combinadas com peças mais descontraídas e informais com as pernas à mostra como os vestidos, saias e shorts, as sapatilhas deixam as produções ainda mais femininas e com um toque romântico.

Os vestidos podem variar desde os modelos mais soltinhos ou colados ao corpo, com tons neutros, estampados, com detalhes e aplicações. O shorts também pode ser tanto em tecidos como o jeans, couro ou alfaiataria com recortes mais modernos e em diversos comprimentos e modelos.

Para peças mais neutras, vale a pena investir nos calçados com estampas, cores vibrantes, aplicações como laços, fivelas e tachas metálicas ou até mesmo muito brilho para dar um toque mais chique ao visual. Já para equilibrar as roupas mais contrastantes, use sapatilhas com tons neutros ou com uma das cores semelhantes à estampa da roupa.

Usando com a meia-calça

As sapatilhas também podem ser usadas com meia-calça nos dias mais frios. Elas combinam tanto com produções com tons neutros ou mais abertos, basta seguir a regra de equilíbrio das cores com a roupa e saber combinar.

Além de deixar o visual mais elegante, a combinação do calçado com a meia também serve como um truque para as mulheres de pernas grossas ou de estatura mais baixa. Basta usar meia-calça preta com a sapatilha da mesma cor para dar aparência de silhueta alongada.

Pernas grossas

As mulheres com pernas grossas devem apostar em modelos de sapatilhas com as laterais fechadas e com o bico mais fino para criar o efeito de que as pernas são mais finas ou curvelíneas.

Efeito silhueta alongada

Para dar impressão de silhueta mais alongada, as mulheres de estatura baixa devem usar sapatilhas com a cor do mesmo tom da pele, calça ou meia ou apostar nos modelos em que os dedos de fora ficam à mostra.

Pés grandes

Para quem usa uma numeração de calçado grande, a dica é apostar nas sapatilhas bicolores no estilo captoe, em que o bico do calçado tem uma tonalidade neutra. As cores escuras como o preto, azul marinho, petróleo e marrom no bico do calçado dá a impressão de que os pés são menores.

Sapatilhas com tons neutros

O preto, azul marinho, marrom e até mesmo branco são cores neutras e que combinam com qualquer produção. Por isso, na dúvida sobre combinar o calçado com a roupa, aposte sempre nos modelos mais básicos e neutros, não tem erro.

Sapatilhas coloridas e estampadas

Para um efeito inverso, usar sapatilhas coloridas e estampadas dá um toque a mais para produções neutras. Aposte nos modelos com muitas cores vivas, detalhes e até mesmo brilho para deixar o seu look mais moderno.

Sapatilhas no trabalho

Além de confortáveis, usar as sapatilhas no ambiente de trabalho também transmite elegância. Ela pode ser usada tanto para profissionais que precisam manter uma produção mais formal como um pouco mais informal. Para respeitar as regras no local de trabalho, basta saber usar as sapatilhas corretamente. Os tons neutros e sem muitos detalhes ficam por conta de trajes mais sérios, já as cores mais intensas porém não muito vibrantes podem ser usadas sem medo com looks de trabalho mais descontraídos.

Looks com sapatilhas