Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Unhas decoradas francesinhas: aprenda a fazer

Chique e delicada, a nail art mais pedida nos salões requer técnicas simples e pode ser feita por você mesma

em 06/10/2014

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Clássica, delicada e atemporal, a escolha mais famosa entre as mulheres que vão ao salão para fazer as unhas é a francesinha. O estilo clarinho com uma faixa branca apenas nas pontas das unhas continua sendo sucesso e traz hoje uma variedade maior para aquelas que preferem os tons mais fortes.

Atualmente não há mais regra para o conceito: há a tradicional, a de duas linhas e até a inversa e elas podem ser decoradas com as mais diversas cores e texturas de esmalte. Segundo a manicure Márcia Marinho da Costa, da Esmalteria Nacional Vila Olímpia, em São Paulo, a versão colorida é uma derivação da técnica, conhecida como inglesinha.

Por ser tradicional e prática, a unha com francesinha combina com qualquer momento. Desde as festas mais formais até o dia a dia comum das mulheres. Além de ser uma ótima opção de unha decorada para noivas.

Além disso, quem tem dificuldade para fazer o traço perfeito pode escolher outra técnica para aderir a nail art: com adesivos e carimbos feitos do próprio esmalte, por exemplo, fica muito mais fácil acertar o desenho. São várias as formas de deixar sua unha linda e pronta para qualquer ocasião.

Como fazer a francesinha tradicional

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Para quem prefere fazer as unhas sem sair de casa, a boa notícia é que apesar de parecer difícil, com prática, a técnica se torna mais fácil de fazer. Siga as dicas a seguir para fazer sua própria francesinha em casa:

  1. Prepare suas unhas: corte (se necessário), lixe e faça as cutículas;
  2. Aplique o esmalte que preferir na base. Se optar por combinar cores, o ideal é que o primeiro seja mais claro, para possibilitar a cobertura da francesinha;
  3. Aplique a segunda camada do esmalte de base;
  4. Com o esmalte totalmente seco, desenhe a faixa na largura desejada. Se preferir, delineie antes com um pincel mais fino. Uma boa forma de garantir a precisão é, com o dedo inclinado, desenhar a faixa no sentido vertical, acompanhando o desenho da unha;
  5. Se necessário, aplique uma segunda camada na faixa da francesinha, tomando cuidado para que ela não ultrapasse o limite delineado antes;
  6. Finalize com um top coat para garantir a durabilidade da esmaltação.

Achou complicado? Veja no vídeo abaixo como aplicar a técnica passo a passo:

Outras técnicas para fazer a francesinha passo a passo

Assista aos videos para aprender maneiras diferentes de fazer a esmaltação francesinha e pratique a que mais lhe parecer fácil de seguir:

Francesinha com fita adesiva

Para quem tem dificuldade em acertar o traço, vale tentar a ajuda de um adesivo. Hoje, as principais marcas de esmalte comercializam um conjunto de adesivos próprios para francesinha, mas, se preferir, adote a técnica “do it yourself” (faça você mesma) e corte fitas adesivas no tamanho correto para sua unha. A ideia é que ele acompanhe o formato da ponta da unha, para ser colada nela, com a largura a sua escolha.

Pinte toda a parte entre o adesivo e a ponta da unha e aplique quantas camadas for necessário. Lembre-se que a unha deve estar completamente seca, pois garante maior aderência do adesivo e permite que a cola seja tirada sem que se danifique o esmalte.

Veja como fazer no vídeo abaixo:

Francesinha com carimbo improvisado

Outra técnica prática e rápida é a que simula um carimbo. Pincele uma quantidade de esmalte da cor escolhida para a faixa na ponta de um dos polegares, para que forme uma pequena reserva, e “carimbe” a pontinha das unhas nela.

Entenda melhor a técnica no vídeo:

Francesinha inversa

Uma derivação que está fazendo a cabeça das mulheres é a francesinha inversa. A técnica usada pode ser tanto com adesivo quanto à mão, basta trocar a faixa de lugar: das pontas das unhas, ela vai para a região mais próxima das cutículas. É uma forma de inovar sem fugir muito da prática original.

Aprenda a fazer com o vídeo a seguir:

Dicas para uma francesinha perfeita

Existem algumas dicas que podem te ajudar a fazer uma francesinha impecável. Veja abaixo e anote para aprimorar sua técnica:

  • Lixe sua unha para deixá-la no formato perfeito. Segundo Márcia, o ideal é que a unha esteja quadrada;
  • Antes de começar a esmaltação, prepare a unha com base, e finalize a decoração com um top coat para o acabamento;
  • Deixe o esmalte principal secar antes de começar o traço da francesinha. Isso evita que o traço danifique o esmalte de baixo;
  • Se optar pela Inglesinha, escolha uma cor mais escura que a base para o traço. Assim não serão necessárias muitas camadas de esmalte para atingir uma boa pigmentação.

Inglesinha ou francesinha colorida: inspire-se com os mix de cores

As mulheres mais modernas podem usar e abusar da nail art derivada da francesinha tradicional: a versão colorida, também conhecida como Inglesinha. Nela são misturados tons, cores e até texturas diferentes. Basta combinar dois esmaltes e adotar o resultado descontraído que ela propõe.

Para estimular sua criatividade, veja a dica que a Márcia deu, contando as combinações que mais bombam no salão:

  • Rosa com a pontinha branca;
  • Preto com acabamento fosco com a ponta com extra brilho;
  • Branco com a pontinha prata;
  • Azul com a ponta dourada.

Fotos: francesinhas em diferentes cores

Inspire-se com as fotos abaixo e modernize sua nail art francesinha!

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas