Dicas de Mulher Dicas de Beleza

5 receitas de tratamentos caseiros para cabelos danificados

Faça hidratações com receitas naturais e deixe os cabelos sedosos e com caimento suave

em 15/05/2013

Foto: Thinkstock

Não há nada pior do que ter o cabelo seco, danificado e gastar dinheiro com um monte de produtos que acabam por deixá-lo com aspecto pesado ou gorduroso. Além disso, como os cabelos da maioria das mulheres já sofrem com tratamentos químicos – como colorações e alisamentos diversos, poluição, água excessivamente clorada ou simplesmente secadores e chapinhas, pensar em aplicar substâncias industrializadas nem sempre é uma boa pedida.

Os tratamentos caseiros são excelentes alternativas para todos os casos de cabelos danificados, pois utilizam produtos naturais, evitando excessos e misturas de componentes químicos inadequadas ao cabelo, e apresentam um resultado progressivo de manutenção do brilho e saúde dos fios.

Portanto, escutar os conselhos das avós e fazer hidratações com produtos naturais não só é saudável como apresenta resultados algumas vezes até mais eficientes que os tratamentos convencionais.

“A prova de que os produtos naturais são excelentes para os cabelos é que a indústria de cosméticos está cada vez mais investindo em usar estes itens na fórmula de seus produtos.”, explica a cabelereira Suely Andrade.

Confira cinco receitas com produtos caseiros que podem ser usadas nas hidratações semanais dos cabelos de modo a deixa-los sedosos e com caimento suave:

1 – Mel e azeite como creme pós-condicionador

O mel é um dos melhores tratamentos capilares para cabelos danificados, pois auxilia no crescimento e na produção de queratina, importante atividade para a recuperação dos cabelos quebradiços. Já o azeite de oliva, é antioxidante e inibe a produção de DTH, hormônio que diminui a espessura dos fios e leva à perda dos cabelos.

Portanto aplicar nos cabelos úmidos, após o uso do condicionador, um copo de mel com um par de colheres de sopa de azeite deixará os cabelos mais fortes. Lembre-se de enxaguar bastante.

2 – Abacate, banana e iogurte natural como creme pós-condicionador

A combinação de ¼ de um abacate, ½ de uma banana e uma colher de sopa de iogurte natural não é apenas um lanche gostoso, mas também os componentes para um creme de tratamento que pode ser aplicado sobre os cabelos danificados com o objetivo de revitalizá-los.

O abacate é excelente para os cabelos, pois contém ácidos graxos, que são hidratantes para os cabelos, e vitamina E, antioxidante importante para a manutenção dos fios; a banana, além de rica em vitaminas, funciona como um selador dos fios, mantendo os nutrientes no interior destes; e o iogurte, com sua vitamina A, ajuda na reconstrução das células capilares.

A mistura de abacate, banana e iogurte deve ser aplicada após a lavagem normal dos cabelos e deixada nos fios por 20 minutos. Após este tempo, o cabelo deve ser enxaguado com água preferencialmente fria.

3 – Manga e clara como creme pós-condicionador

Misturar uma manga com uma clara de ovo no liquidificador e aplicar nos cabelos como uma máscara de tratamento após o uso do condicionador, fazendo o devido enxague na sequência, é excelente para melhorar o aspecto dois cabelos danificados, pois a manga contém as vitaminas A, B e C, que respectivamente ajudam na reconstrução, na prevenção da queda e na manutenção da força dos cabelos; e a clara do ovo é rica em proteínas, importante elemento construtor para os fios.

4 – Óleo de coco e ovo como creme térmico

O óleo de coco aliado ao ovo é excelente para nutrir o cabelo danificado pelo fato de a combinação destes dois itens ser capaz de hidratar e dar nutrientes aos cabelos para ajudá-lo a se desenvolver com mais vitalidade.

Para obter os benefícios desta mistura deve-se utilizar três colheres de sopa de óleo de coco aquecido junto com um ovo, aplicar nos cabelos úmidos e cobrir a cabeça com uma touca térmica por 30 minutos, após este período, basta enxaguar abundantemente os cabelos e ver o incrível resultado.

5 – Vinagre de maçã, cerveja ou chá de erva cidreira como spray leave-in

Apesar de o vinagre de maçã, a cerveja e o chá de erva cidreira deixarem um cheiro forte nos cabelos, eles são capazes de deixá-los hidratados, fortalecidos e realçar o brilho natural, pois contêm o pH ideal para fechar as cutículas dos fios.

Os três itens devem ser usados como leave-in, ou seja, aplicados sem enxágue. Combine uma parte de água com uma parte vinagre de maçã, cerveja ou chá de erva cidreira, coloque em um borrifador e espirre sobre os fios. Quando os cabelos secarem, o resultado poderá ser notado.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas