Pré-wedding: dicas e ideias criativas para você fazer um ensaio inesquecível

Depois de ver esse conteúdo você vai querer agendar o seu ensaio de fotos pré-casamento hoje mesmo!

Escrito por Priscilla Ázara

Foto: Reprodução / Henrique Magioli Fotografia

O pré-wedding, como diz o nome, é uma sessão de fotos especial dos noivos antes do casamento. Geralmente, o ensaio é feito com três meses do grande dia, e é um momento de puro amor em meio à correria da reta final dos preparativos. Ou seja, uma oportunidade de aproveitar o momento de calmaria e ainda ter fotos belíssimas para serem lembradas o resto da vida!

“Pense em um ensaio que vai registrar a transição do relacionamento para início da vida a dois, que marque essa mudança e faça vocês se aproximarem ainda e mais”, destaca uma das fotógrafas mais queridas de Belo Horizonte (MG), Pollyana Oliver.

Perguntamos a Pollyana tudo o que você precisa saber para fazer um pré-wedding inesquecível, confira!

Por que o pré-wedding pode ser uma ideia legal?

Foto: Reprodução / Luana Patricio

  • Pode se tornar um save the date: o pré-convite é um charme e faz muito sucesso! Você pode aproveitar o pré-wedding de duas maneiras: criando uma arte utilizando uma ou mais fotos do ensaio e/ou fazendo algo durante a sessão de fotos que remeta à data do casamento, como letras de madeira, quadro de giz, plaquinhas e muitas outras ideias.
  • Ser utilizado no convite de casamento: é claro que o clássico nunca sai de moda, mas se o seu casamento fugir do tradicional, o convite precisar ter a mesma “cara”, não é mesmo? Uma maneira de fazer um convite personalizado é utilizar uma ou mais imagens do pré-wedding. Fotos espontâneas feitas na luz do dia ficam incríveis em convites modernos!
  • Embelezar o site do casamento: entrar em um site de casamento cheio de fotos profissionais é de encher os olhos! Por mais que você utilize uma ferramenta gratuita para criar o site de vocês, as fotos do pré-wedding farão toda a diferença, pois deixarão a página muito mais atraente e convidativa. Aposte nessa ideia, todo mundo vai amar!
  • Personalizar a decoração da festa: pode ser um quadro na entrada, porta-retratos na mesa ou um espaço preparado com várias imagens do ensaio. O impacto das fotos profissionais retratando a alegria do casal na decoração da recepção é um detalhe que enriquece o espaço e traz muita energia positiva.
  • Decorar a casa nova: já que fotos lindas são para serem mostradas, selecione as preferidas e coloque em porta-retratos ou mande fazer quadros para decorar o quarto, sala de estar e/ou qualquer outra parte da casa. Olhar para as fotos diariamente sempre traz as memórias de um dia gostoso e especial.
  • Já que não faltam motivos para fazer a sessão de fotos antes do grande dia, busque inspirações que tornarão o seu ensaio ainda mais incrível e agende o seu!

    Ideias para o seu pré-wedding

    Sempre bate aquela dúvida de onde fazer as fotos do pré-casamento, não é mesmo? Pollyana ressalta que é importante que a busca pelo lugar perfeito esteja em sintonia com o significado de tudo isso para o casal. Por isso, listamos algumas ideias para você se inspirar, abrir a cabeça e aproveitar esse momento único da melhor maneira possível. Confira!

    Leia também: First Look: 40 fotos desse tipo de sessão que quebram todas as tradições

    Na praia

    Foto: Reprodução / Carol Guasti

    O cenário natural praiano dá um toque paradisíaco no ensaio e o resultado, claro, é belíssimo!

    No campo

    Foto: Reprodução / Cadeira Amarela Fotografia

    Escolher a natureza como cenário do seu pré-wedding é uma aposta certa. Vivemos em um país cheio de lindos campos verdes, então opções não vão faltar perto de você!

    Na serra

    Foto: Reprodução / Clayton Farias Fotografia

    O visual é incrível para qualquer lado e, neste caso, o céu carregado de nuvens deixou o cenário ainda mais encantador.

    Na cachoeira

    Foto: Reprodução / Carlos Pacífico

    O efeito dentro ou fora de uma cachoeira é impactante. Uma dica é escolher um dia útil para fazer o ensaio, assim você evita de encontrar lugares lotados de gente.

    Na cidade

    Foto: Reprodução / Schmitz Fotografia

    Ambientes urbanos estão com tudo, especialmente se a cidade escolhida tem algum significado para vocês.

    Leia também: Dicas para escolher o fotógrafo do casamento

    Durante o pôr do sol

    Foto: Reprodução / Pollyana Oliver

    Se o seu pré-wedding for em local aberto, não deixe de combinar um horário com o fotógrafo que inclua o pôr do sol para ter registros incríveis assim.

    À noite

    Foto: Reprodução / Robson Santiago

    Na cidade ou no campo, as fotos noturnas podem surpreender. Já pensou

    Na chuva

    Foto: Reprodução / Mariana de Borba

    Afinal, se acontecer de chover, aproveite o momento para ter registros cheios de alegria e personalidade.

    Em um parque de diversões

    Foto: Reprodução / O Novo Dia

    Além de ser um lugar que traz boas lembranças, a variedade de cores e brinquedos rendem registros incríveis!

    Em uma construção abandonada

    Foto: Reprodução / Júnior Macedo Fotógrafo

    Locais que jamais imaginamos pode se tornar uma pintura pela lente de um fotógrafo. Olhar é tudo!

    Leia também: Casamento elopement: uma solução para quem quer gastar pouco

    Na estrada

    Foto: Reprodução / Lucas Dias

    Por que não ter como cenário para o seu pré-wedding aquela estrada que você adora ou acha bonita?

    Em um local que marcou o relacionamento

    Foto: Reprodução / Pollyana Oliver

    Com certeza o registro terá ainda mais significado, como para este casal que se conheceu em uma biblioteca.

    Com o cachorro

    Foto: Reprodução / Agnaldo Teixeira

    A presença do companheiro peludo deixará a sua sessão muito mais divertida e o resultado serão fotos lindas e muito fofas!

    Além de todas as dicas de onde fazer o seu ensaio, é legal que vocês encarem como uma oportunidade de ter um momento tranquilo de casal antes do casamento e esqueçam que existe um fotógrafo registrando tudo. Isso fará com que os cliques fiquem mais espontâneos e íntimos.

    Qual roupa devo usar no pré-wedding?

    Foto: Reprodução / Rafael Fontana Photography

    Essa é uma das perguntas que a fotógrafa Pollyana Oliver mais escuta em relação à sessão de fotos. “Eu acredito no ensaio e no estilo que identifique cada um. As roupas devem ser as que eles se sintam bem, assim conseguimos fazer registros em que eles se reconheçam e se lembrem de forma gostosa desse dia. Para isso, é importante respeitar o estilo de cada um”, pontua.

    Leia também: Convite para padrinhos de casamento: 40 inspirações incríveis para surpreendê-los

    Ela apoia o desprendimento de modelos padronizados e incentiva o uso de peças que cada um sinta conforto ao vestir. “Sabe quando alguém olha para uma foto e diz ‘uau, é a cara de vocês, tudo a ver!’? Para mim, como fotógrafa, esse resultado é o mais importante, é o que faz toda a diferença de um ensaio para o outro”, ressalta Pollyana.

    No entanto, mesmo assim é comum se sentir insegura sobre o que vestir. Nesse caso, opte pelo clássico “menos é mais”. Escolha peças de roupas e calçados que combinem com o local escolhido para as fotos — nada de salto alto na cachoeira, por exemplo — e não exagere nos acessórios. Na dúvida, aposte em tons mais neutros ou nas clássicas camisas brancas e pretas.

    Dicas para ter um ensaio pré-wedding inesquecível

    Foto: Reprodução / Prime Estudio Fotografia

  • Escolha um bom fotógrafo(a): além de ser um profissional capacitado, que realmente domine a técnica da fotografia, escolha um fotógrafo(a) que tenha conexão com vocês. Observe vários trabalhos e contrate alguém com a personalidade e o olhar que mais combinar com o estilo de vocês.
  • Pense bem no local: é muito comum o casal ter um local que é ou foi especial para o relacionamento, um que faça parte da história de vocês, que costumam ir com frequência ou que vão apenas para se divertirem juntos. Pode ser cidade, parque, praça, sítio, praia, qualquer lugar! Se mesmo assim, vocês não acharem que o local não é o ideal para as fotos, pensem em algo que os identifique, como um esporte, um hobby ou um hábito em comum e utilizem essa temática.
  • Fique atenta à época: especialmente se o local das fotos for a céu aberto. Nesse caso, o recomendado é evitar épocas de chuva, no entanto, pode acontecer de chover e é bom se preparar para isso também e se jogar na chuva, porque, sim, há registros lindos feitos na chuva. O que não vale é desanimar!
  • Invista na maquiagem: o pré-wedding merece uma produção básica, afinal, as fotos serão para sempre! Contrate o serviço de maquiagem e cabelo e explique para o/a profissional onde as fotos serão realizadas. Leve, também, as roupas que serão utilizadas no ensaio. Tudo isso para que a sua produção seja feita em harmonia com o local e os figurinos.
  • Relaxe e aproveite o momento: para Pollyana, o fotógrafo se preocupa com os ângulos, as luzes, o enquadramento, a composição, mas os sorrisos e as emoções devem acontecer naturalmente para que o resultado do ensaio seja espontâneo. Por isso, relaxe com as poses e aproveite o momento de tranquilidade para curtir e se divertir. Vocês merecem!
  • Some a tudo isso que falamos aqui a alegria de vocês com o casamento. O pré-wedding fará com que o seu grande dia seja ainda mais especial!

    50 ideias para inspirar o seu pré-wedding

    Depois de tanta dicas de como ter um ensaio incrível, não poderiam faltar imagens lindas para inspirar o seu pré-wedding. Aproveite!

    1. O pré-wedding é ideal para registrar o período antes do casamento

    Foto: Reprodução / Pollyana Oliver

    2. Ele pode ter elementos que expressem a personalidade do casal

    Foto: Reprodução / Thiago Cascais

    3. Algo que os identifique

    Foto: Reprodução / Thiago Rodrigues Fotografia

    4. Ou representar apenas um momento de tranquilidade

    Foto: Reprodução / Rachel Mathew Photography

    5. É um registro único e muito especial

    Foto: Reprodução / Schmitz Fotografia

    6. Perfeito para retratar o amor que os uniu

    Foto: Reprodução / Pollyana Oliver

    7. E uma desculpa para fugir da correria dos preparativos

    Foto: Reprodução / Rachel Mathew Photography

    8. No pré-wedding não há regras

    Foto: Reprodução / Isis Hirata Fotografia

    9. Qualquer lugar pode se tornar pano de fundo

    Foto: Reprodução / Schmitz Fotografia

    10. Do alto de uma serra

    Foto: Reprodução / Pollyana Oliver

    11. Aproveitando as luzes acesas durante a noite

    Foto: Reprodução / Filipe Xavier

    12. Na porta de casa

    Foto: Reprodução / Rflla

    13. E por que não em uma mesa?

    Foto: Reprodução / Kristen Renee Photographer

    14. O que vale é a alegria do casal

    Foto: Reprodução / Jader Silva Fotografia

    15. Por isso, deem muitas risadas

    Foto: Reprodução / Thiago Rodrigues Fotografia

    16. E façam o que der vontade

    Foto: Reprodução / Schmitz Fotografia

    17. A espontaneidade contribui para registros belíssimos

    Foto: Reprodução / Lari Guimaraes

    18. Estejam abertos a novas ideias

    Foto: Reprodução / Pollyana Oliver

    19. Inclusive àquelas nada dentro dos padrões

    Foto: Reprodução / Pollyana Oliver

    20. Explorem novos lugares

    Foto: Reprodução / Pollyana Oliver

    21. E outras perspectivas

    Foto: Reprodução / Thiago Cascais

    22. Um novo olhar sob uma selva de concreto pode surpreender

    Foto: Reprodução / Thiago Cascais

    23. Assim como flores vistas sob um novo ângulo

    Foto: Reprodução / Francisco Sales

    24. Usar elementos que possam enriquecer o seu pré-wedding é um boa escolha

    Foto: Reprodução / Carla Costelini

    25. Balões e bandeirolas, por exemplo, são puro charme

    Foto: Reprodução / Schmitz Fotografia

    26. Outra ideia criativa é uma palavra feita de madeira

    Foto: Reprodução / Pollyana Oliver

    27. Que tal um piquenique especial?

    Foto: Reprodução / Oficial Rosivaldo Alencar

    28. Ou camisas que se completam exatamente como as pessoas que as vestem

    Foto: Reprodução / Schmitz Fotografia

    29. Casal esportista faz até o ensaio à caráter

    Foto: Reprodução / Carol Maurici Fotografia

    30. E quanta sintonia estampada no sorriso e na roupa!

    Foto: Reprodução / Daniel Rodriguez Fotógrafo

    31. Animais também são super bem-vindos no pré-wedding

    Foto: Reprodução / Pollyana Oliver

    32. Porque além de muito fofos, são verdadeiros companheiros

    Foto: Reprodução / Leonardo Zanforlin Fotografia

    33. Sua espontaneidade pode render registros únicos — e hilários

    Foto: Reprodução / DNK Photography

    34. É muito amor!

    Foto: Reprodução / Milena Reinert

    35. E esse amor transbordando deixa um save the date ainda mais especial

    Foto: Reprodução / Eduardo & Cinthya Fotografia

    36. Falando nisso, ideias não faltam para utilizar o ensaio como save the date

    Foto: Reprodução / Schmitz Fotografia

    37. Quadro negro em formato de coração escrito com giz não é lindo?

    Foto: Reprodução / Karoll Guimarães Fotografia

    38. Um exemplo de como aproveitar uma foto do ensaio para fazer o save the date

    Foto: Reprodução / Mountaincow

    39. E mais imagens inspiradoras para fazer o seu pré-wedding

    Foto: Reprodução / Studio Max Balarini

    40. Seja com vista para o oceano azul

    Foto: Reprodução / Thiago Rodrigues Fotografia

    41. Na cidade do amor

    Foto: Reprodução / Filipe Xavier

    42. Em um campo ao entardecer

    Foto: Reprodução / Pollyana Oliver

    43. Em uma Nova Iorque chuvosa

    Foto: Reprodução / Ian Alexander Bentley

    44. Nenhum ensaio de fotos será igual ao outro

    Foto: Reprodução / Myrella Cavalcante

    45. Por mais que seja feito no mesmo lugar

    Foto: Reprodução / Schmitz Fotografia

    46. Cada casal possui uma essência diferente

    Foto: Reprodução / Pollyana Oliver

    47. E a cada nascer do sol surgem novos cliques

    Foto: Reprodução / Carlos Pacífico

    48. Então, aproveite cada momento do pré-wedding

    Foto: Reprodução / Pollyana Oliver

    49. Para ter lindos registros de um dia especial

    Foto: Reprodução / Schmitz Fotografia

    50. E boas lembranças do momento mágico que é dizer “sim”

    Foto: Reprodução / AV-Photography

    Agora que você conferiu tantas vantagens e lindas inspirações do pré-wedding, marque logo o seu ensaio! Pela experiência com inúmeros casais, Pollyana garante que só se arrependeu quem não fez. “Uma das melhores recordações após o casamento é olhar para as fotos decorando a casa e relembrar de um dia tão gostoso e especial”.

Assuntos: Casamento, Planejamento

Dicas pela Web