Moda e Beleza

Esfoliação com café: dúvidas respondidas pela especialista

Atualizado em 18.09.23

A esfoliação com café é uma receita caseira muito divulgada na internet como uma forma simples e barata de tratar a pele. Afinal, o café possui várias substâncias emolientes, hidratantes e até antioxidantes. Entretanto, será que ele pode ser usado no rosto? E no cabelo? A esteticista Beatriz Antunes esclarece todas as dúvidas sobre o assunto. Confira!

Índice do conteúdo:

O que é a esfoliação com café?

A esfoliação é um método que estimula a renovação da pele e retira as sujeiras e células já mortas da camada mais superficial da derme. Entre os seus benefícios, estão o aumento da produção de colágeno, hidratação, aumento da absorção dos nutrientes e a prevenção do surgimento de cravos e espinhas.

Entretanto, quando o assunto é esfoliação com café, a esteticista Beatriz Antunes é bem clara e enfática: “logo lembramos da esfoliação caseira com borra de café, que apesar de ser bem popular, não é indicada para utilizar na pele. Atualmente, encontramos na internet diversas pessoas que usam e indicam a borra de café para fins estéticos e dermatológicos, o que é um grande erro. Eu não indico a esfoliação com borra de café, pois ela pode trazer diversos malefícios para a pele. O café só é bem-vindo como ingrediente para cuidar da pele quando ele é encontrado em algum produto”.

Esfoliação com café é recomendável?

Como pontuou a esteticista Beatriz Antunes, a esfoliação com café só é recomendada se algum produto específico para pele tiver esse ingrediente como ativo principal ou secundário. A cafeína encontrada nos produtos cosméticos foi preparada e condicionada para fins estéticos e dermatológicos, por isso, é benéfica.

Publicidade

Nas palavras da especialista, “não recomendo e nem indico o uso da esfoliação caseira com a borra de café. O que poucos sabem é que esse método pode causar diversos efeitos negativos para a saúde da pele. O café que utilizamos em casa foi produzido para meios alimentícios, ou seja, seus grãos foram moídos de forma aleatória, contendo extremidades pontiagudas, o que pode causar lesões graves quando utilizado sobre pele”.

Há alternativas. Beatriz recomenda fazer esfoliação com argila, pois além de trazer vários benefícios, é acessível e não agride a pele. Então, já sabe, deixe a borra de café bem longe do seu rosto.

Principais dúvidas sobre esfoliação com café

Diante de tantos artigos e vídeos recomendando o uso do café tanto no rosto quanto no cabelo, é normal surgirem dúvidas. A seguir, a esteticista Beatriz Antunes responde as principais perguntas. Confira!

1. Há algum benefício na esfoliação com café?

Beatriz Antunes(BA): os estudos sobre o uso do café na pele são escassos, o que não comprova a eficácia dos grãos aplicados diretamente na pele. Há diversos cosméticos no mercado com comprovação científica para esse fim.

Qual o dano que a esfoliação com café pode causar à pele?

Publicidade

(BA): entre alguns efeitos maléficos que a borra de café pode causar à pele, estão: vermelhidão, alergia, dermatite atópica (“bolinhas” na pele) e, em casos mais extremos, pode ocasionar a descamação da pele, trazer queimaduras ou, até mesmo, causar cicatrizes por sua forte abrasão”.

Esfoliação com café clareia a pele?

(BA): qualquer esfoliação pode clarear a pele, pois o objetivo é retirar sujeiras e células mortas acumuladas sob a pele, trazendo um efeito mais claro e mais macio após a utilização.

Esfoliação com café ajuda no combate às celulites?

(BA): quando utilizada em produtos cosméticos, a cafeína pode trazer efeitos positivos para o combate à celulite. Aplicada no rosto, a borra de café traz diversos malefícios para a pele, entretanto, se aplicada sobre as celulites, os riscos de agressão diminuem, pois, a pele onde elas são formadas costumam ser mais “grossas” e resistentes. Mesmo assim, não há comprovação dos efeitos positivos do café em acabar com a celulite, uma vez que o café em questão foi produzido para ser ingerido e não utilizado como meio tópico, podendo não penetrar seus benefícios na pele.

Ao contrário do que é muito divulgado na internet, a borra de café não é um esfoliante. Além de não funcionar como tal, pois a pele não absorve os nutrientes, o uso desse ingrediente pode descamar, agredir e machucar seu rosto.

Esfoliação com café no cronograma capilar, funciona?

Além de ser usada para esfoliar a pele (isso você já sabe que não funciona), a borra de café é muito usada como ingrediente no cronograma capilar, com o intuito de deixar os cabelos macios e estimular o crescimento dos fios. Contudo, assim como no rosto, o uso do café nos cabelos não traz nenhum benefício e também pode ser prejudicial, em especial para quem tem cabelos claros.

Vale destacar a explicação da esteticista: “não há estudos comprovando que a esfoliação com café no cabelo possa trazer benefícios. Eu recomendaria outros tipos de esfoliantes para esse caso. Além disso, o café pode soltar sua cor nos fios. Assim, quem tem cabelos claros pode acabar manchando os fios”.

Publicidade

Antes de usar qualquer receita popular da internet, é muito importante consultar um especialista. Aproveite para conhecer os benefícios da argila verde, com explicações e dicas de uma dermatologista.

Sou a Karina Faria, redatora SEO há 5 anos. Amo escrever sobre moda, beleza, viagens e comportamento. Minha missão é inspirar as pessoas através da escrita!