Casamento ao ar livre: confira dicas e fotos para um dia inesquecível

Escrito por
Em 30.05.19

iStock

Realizar um casamento ao ar livre é uma ótima pedida para casais que querem ter a beleza da natureza de fundo ou até mesmo aproveitar um espaço aberto para comemorar a união. Independente do motivo da escolha, dá para optar entre campo, praia e até mesmo um quintal em que caibam todos os convidados.

Continua após o anúncio

Se você já está certa de que é isso mesmo que você quer, ou ainda está indecisa, com as dicas e imagens que estão abaixo será possível ter um panorama da situação. Vamos lá!

Como organizar um casamento ao ar livre

Organizar um casamento requer bastante planejamento. Quando falamos em um a céu aberto, é preciso ter bastante atenção em relação aos detalhes. Veja algumas dicas:

Escolher a data

iStock

Na hora de escolher a data para o casamento há vários fatores que devem ser analisados. Para os casais mais românticos, uma data especial como o aniversário de namoro pode ser uma boa escolha. Se a lua de mel for logo após o casamento, o clima ideal para do destino também deve ser levado em consideração. Falando nisso, dá para começar a pensar nas vantagens e desvantagens de cada estação.

Leia também: Casamento no campo: 110 fotos para inspirar esse momento especial

Além disso, também é necessário avaliar qual dia da semana é a melhor opção. E isso pode depender de acordo com o orçamento, já que o sábado é mais requisitado e costuma ser mais caro. Não esqueça de pensar na distância que os convidados vão percorrer para chegarem ao casamento. Um feriado prolongado pode ser uma boa alternativa, mas tenha em mente que algumas pessoas já podem estar com viagem marcada.

Local

Casamentos no campo e na praia já contam com um ambiente lindo, por isso, não é preciso investir tanto na decoração. Ao optar por um dois dois, é preciso fazer a seguinte pergunta: qual será o deslocamento necessário para cada opção? Vocês moram mais perto da praia ou do campo?

É claro que também é importante pensar em como seria o casamento dos seus sonhos: um local bem verdinho ou com os pés na areia e o mar de plano de fundo? A época do ano em que será realizado o casamento também pode influenciar nessa escolha. Na praia, por exemplo, pode ser um pouco mais difícil montar um plano B para casos de chuva.

Continua após o anúncio

Além dos pontos citados acima, saiba que em locais públicos pode ser necessário pedir uma autorização para a prefeitura da cidade para realizar a cerimônia.

Horário

iStock

Se a escolha for um casamento pela manhã, é possível servir um brunch ou almoço para os convidados, assim a festa pode se estender ao longo do dia. Esse é um ótimo horário para quem quer aproveitar ao máximo a luz do sol e ainda curtir todo o clima da natureza.

Leia também: 110 ideias de maquiagem para casamento de dia para se apaixonar

Em casamentos realizados durante a tarde, dá para aproveitar tanto a luz do dia quanto um ambiente noturno para a festa. Isso sem contar em toda a beleza de uma cerimônia que acontece durante o pôr do sol que, além de ser um momento de cores incríveis no céu, ainda rende fotos maravilhosas.

Mesmo que o dia conte com a iluminação natural, os casamentos durante a noite também têm o seu charme. Varais de luzes são uma opção para deixar o ambiente mais charmoso e iluminado. Além disso, se os convidados moram longe, eles conseguem se deslocar com mais calma. Essa também é uma boa opção para os noivos que querem uma festa que vá madrugada a dentro.

Lista de convidados

Na hora de montar a lista de convidados, saiba que a quantidade de pessoas pode influenciar na escolha do local, no tipo de comida a ser servida e outros gastos. Por isso, é importante saber qual é o orçamento e estilo de casamento que você deseja. Um casamento com muitos convidados pode não ser tão caro se for simples. Por outro lado, se for sofisticado, até mesmo uma lista de convidados enxuta pode ter um valor final alto.

Parar para pensar com que frequência você vê ou conversa com cada pessoa pode ajudar. Assim como pensar na importância que ela tem na sua vida. Não se sinta na obrigação de convidar colegas de trabalho, faculdade ou até mesmo parentes que você não queira que estejam presentes. Pense com bastante calma, faça revisões e estipule um número máximo, caso seja necessário.

Outro fator é ter uma conversa aberta com os pais da noiva e do noivo. Eles terão a liberdade para convidar quantas pessoas quiserem ou terão uma cota? Não se esqueça de ter um diálogo claro e aberto. Como essa é uma data de celebração dos noivos, é importante ter ao lado pessoas queridas e que são importantes para vocês.

Leia também: Casamento simples: 150 inspirações para uma celebração única

Continua após o anúncio

O que servir

iStock

Saber onde o evento será realizado é importante na hora de decidir o que será servido. É preciso pensar em como as comidas serão mantidas e se precisam de refrigeração. O tipo de serviço oferecido ajuda na escolha do cardápio.

Canapés e petiscos podem ser comidos em pé, o que é uma boa alternativa para quem não quer os convidados presos às mesas. Mesmo sendo uma opção descontraída, dá para usar ingredientes e apresentações elaboradas para obter um resultado com uma pegada mais sofisticada.

Outra alternativa é montar uma mesa de frios e outra de pratos quentes. A primeira costuma funcionar como entrada e pode ficar montada durante todo o evento. Já a segunda é a refeição principal. Essa é uma boa alternativa para quem quer economizar na quantidade de garçons.

Há também a opção de definir pratos para serem servidos prontos, como funciona em um restaurante à la carte. Alguns noivos optam por servir apenas uma opção de entrada, prato principal e sobremesa, enquanto outros colocam alternativas para cada item.

Plano B

Por mais que se escolha casar em uma época de bastante sol, ao realizar um casamento ao ar livre é importante ter um plano B no caso de chuva. O tempo funciona como uma loteria e não há como saber como ele estará no dia escolhido. Caso tudo dê errado, dá para optar entre casar embaixo de chuva mesmo ou ter outra solução na manga.

Leia também: Lembrancinhas de casamento simples para surpreender seus convidados

Alguns espaços abertos contam também com um salão, que é uma boa opção para fugir da chuva. Há também uma grande variedade de tendas e estruturas que podem ser montadas caso não haja a possibilidade ou vontade de usar um salão fechado. Outra alternativa é usar guarda-chuva para os noivos e todos os convidados.

Decoração

Você já tem a grande vantagem de contar com a beleza natural do lugar, seja na praia ou no campo. Mesmo assim, é possível deixar tudo mais bonito com alguns toques na decoração. Pense em uma paleta de cores que combinem entre si, nas flores que serão usadas, no topo do bolo, arranjos de mesas e todos os detalhes que podem deixar o evento com a carinha dos noivos.

Continua após o anúncio

Ao contratar uma empresa para fazer esse serviço, explique muito bem como você quer as coisas. Para economizar uma graninha e deixar tudo mais pessoal, os noivos podem colocar as mãos na massa e fazer vários detalhes, como arranjos, plaquinhas de decoração, convites e muito mais. Outras pessoas como os pais, padrinhos, amigos e família em geral também podem ajudar da maneira que puderem.

Dress code

Essa dica está longe de ser obrigatória, mas é uma sugestão válida. Muitos convidados podem ter dúvidas em relação ao tipo de roupa que devem usar em um casamento ao ar livre. Para deixar a tarefa mais fácil para eles, é possível citar no convite qual é o estilo de traje mais indicado para a situação.

Logística

iStock

Para que tudo saia conforme o esperado, o planejamento de todos os detalhes é essencial. Afinal, só assim é possível garantir que tudo vai funcionar bem e evitar riscos de que algo dê errado. Não deixe de conferir todos os detalhes. Além disso, os fornecedores devem ser de confiança e seus trabalhos devem estar alinhados para que tudo corra bem.

Lembrancinhas

A lembrancinha do casamento é um mimo oferecido pelos noivos para demonstrar agradecimento pela presença dos convidados. Há uma grande variedade de opções disponíveis e que podem agradar. Chinelos e copos são comuns, mas dá para usar a criatividade e ir além. Guloseimas variadas, plantas, temperos, velas, bebidinhas e até mesmo itens que podem ser usados no casamento, como leques e chapéus.

Há quem faça lembrancinhas um pouco mais elaboradas para madrinhas, padrinhos, pais e avós dos noivos. É possível montar kits personalizados cheios de carinho e amor, que mostram o quanto essas pessoas são especiais.

Vestidos para casamento ao ar livre

Uma decisão muito importante para ser tomada é a escolha do vestido de noiva. Por isso, separamos algumas fotos que contemplam modelos variados que podem te ajudar nesse momento. Veja só:

1. O vestido de noiva estilo princesa cai bem em um casamento ao ar livre

2. Assim como uma calda longa

3. Para inovar no visual, vale a pena investir em mangas diferentes

4. Já os detalhes em renda são clássicos

5. Um modelo com poucos detalhes também pode ser lindo

6. Acessórios ajudam a incrementar o visual

7. Não há regras para vestidos para casamento ao ar livre

8. O que vale é apostar em um estilo que combine com você

9. Para que você se sinta linda como noiva

10. O vestido curto com calda é bem inovador

11. Há também opções para as românticas

12. Veja só esse vestido de noiva

13. E esse que é ideal para os dias mais frios

14. Para as mais clássicas, um tecido liso pode ser uma boa aposta

15. Pois ele também é cheio de charme

16. Também vale optar por detalhes em apenas uma parte do vestido

17. Ou investir em um decote mais profundo

18. E que tal uma fenda na perna?

19. Há opções de vestidos bem variadas

20. Que podem agradar diversos estilos

E aí, gostou de alguma opção da lista? A quantidade de modelos disponíveis é bem grande, por isso, dá para pensar com bastante calma e até mesmo olhar outras inspirações, como essas de vestido para casamento de dia, por exemplo.

Inspirações para decoração de casamento ao ar livre

Decidir o estilo do casamento pode não ser uma tarefa fácil. Confira as imagens abaixo, quem sabe seus olhos brilhem e você tenha uma luz para te inspirar a preparar os detalhes da decoração da sua festa?

1. O local onde a cerimônia é celebrada deve ser pensado com carinho

2. Afinal, é ali que vai acontecer a união entre duas pessoas que se amam

3. Esse é o ponto alto da ocasião

4. E, por isso, merece bastante atenção

5. Flores ficam lindas para incrementar a decoração

6. Mesmo que o altar seja rústico

7. Veja só como elas se destacam

8. E fazem toda a diferença no resultado final

9. Além disso, há uma grande variedade de espécies disponíveis

10. Isso sem falar na quantidade de cores

11. Um tecido também pode ser uma boa aposta

12. Assim como um arco repleto de flores

13. Para dias chuvosos, que tal apostar em uma estrutura?

14. Assim não é preciso se preocupar tanto com o clima

15. Se as mesas estiverem perto, melhor ainda

16. A simplicidade pode ser linda

17. Assim como casar com os pés na areia

18. Afinal, a natureza já tem sua beleza própria

19. E essa é uma grande vantagem do casamento ao ar livre

20. Principalmente para quem gosta de bastante verde

21. Ou do som do mar ao fundo

22. Detalhes fazem toda a diferença

23. Então vale a pena caprichar na escolha deles

24. Por mais que sejam discretos

25. Ou para uma união mais intimista

26. Um simples detalhe pode fazer toda a diferença

27. Até mesmo para o casamento ao ar livre rústico

28. Veja só que delicadeza

29. A natureza é um ótimo plano de fundo

30. E os pergolados ficam lindos para a cerimônia

31. E ajudam até mesmo na hora das fotos

32. Que tal um casamento ao ar livre no pôr do sol?

33. Painéis de flores embelezam

34. E podem ser usados como fundo para fotos

35. As flores podem estar presentes nos mais variados lugares

36. Áreas como essa ficam lindas em um cenário verde

37. Que também pode ser usado para as mesas

38. E até mesmo para aqueles cantinhos de decoração

39. Quem não gostaria de relaxar nesse espaço?

40. É importante pensar no conforto dos convidados

41. Afinal, um casamento pode ser cansativo

42. E não há nada como um espaço para renovar as energias

43. E conseguir aproveitar a festa até o final

44. Um quadrinho charmoso como esse pode ser feito em casa

45. Assim como os que estão nessa árvore

46. Que tal deixar um livro exposto para os convidados deixarem mensagens?

47. Vale abusar da mistura de cores

48. Ou até mesmo optar por tons mais neutros

49. Veja essa opção de tenda

50. Elas ajudam a proteger da chuva

51. E podem ficar lindas com um varal de luzes

52. Abusar do verde é uma ótima aposta

53. Mesmo que ele seja combinado com outras cores

54. O importante é que a decoração seja a cara dos noivos

55. Em todos os detalhes

56. E em cada cantinho

57. Chapéus como lembrancinha ajudam a combater o sol

58. Um casamento rústico pode ser extremamente charmoso

59. Veja só os detalhes

60. Mesas longas unem os convidados

61. Assim eles podem socializar mais facilmente

62. Um casamento ao ar livre simples pode ser charmoso

63. E o rústico também

64. Olha só quanta beleza

65. Até a mesa de doces pode ficar ao ar livre

66. Só é preciso ficar de olho no clima

67. E se preparar para uma possível chuva

68. Para que tudo corra como foi planejado

69. A chance do casamento ser um sucesso é grande

70. E assim o dia será mais do que especial!

Existem tantas opções de decoração para um casamento ao ar livre que é importante pensar com bastante carinho para que haja uma harmonia entre os elementos. A dúvida pode até bater, mas essa é uma etapa que também pode ser bem prazerosa.

Para um casamento ser bonito, emocionante e divertido, nem sempre é preciso gastar muito dinheiro. Um bom planejamento e colocar as mãos na massa podem ajudar muito na hora de economizar e ainda deixar tudo com a cara dos noivos.

Para você