25 atividades para crianças que divertem os pequenos e os grandes

Escrito por
Em 18.09.20

iStock

Engana-se quem pensa que atividades para crianças são apenas papel da escola. Muitos pais recorrem a brincadeiras, jogos ou dinâmicas para entreter os filhos e fazê-los gastar aquela energia acumulada sem precisar sair de casa. Prossiga com a leitura e descubra como fazer isso!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

25 atividades para crianças

Preparamos uma lista com ótimas atividades para um momento em família diferenciado. Com elas, você estimula o exercício físico, o raciocínio, a criatividade e, até mesmo, a empatia. Escolha suas preferidas e se divirta junto de seus pequenos!

1. Caça ao tesouro

iStock

Mesmo que você more em apartamento, explore todos as possibilidades para esconder itens que vocês desejam usar de tesouro. Produza mapas, charadas e desafios em cada um dos cômodos, que devem ser cumpridos para “passar de fase” e ganhar mais uma pista. Dica de ouro: com crianças maiores, esses desafios podem ser estímulos para cumprir pequenos afazeres, como arrumar a cama e levar o lixo.

2. Encontrar formas e cores

Ótimo estímulo pedagógico para crianças menores, essa atividade consiste em fazê-las encontrar formas geométricas e cores na casa. Assim, elas entenderão que o que aprendem na escola também pode aparecer em contextos reais – uma janela tem forma de quadrado, uma fruta específica tem a cor vermelha e assim por diante.

3. Cápsula do tempo

Sugira que as crianças escolham itens especiais que não farão falta na rotina. Escrevam cartas para a “família do futuro” ler daqui a 5 ou 10 anos (decidam a data entre vocês). Coloquem tudo dentro de uma caixinha e adicionem o que mais desejarem. Enterrem num lugar secreto e aguardem os anos se passarem. Será emocionante, prometemos!

4. Escrever um livro

Se as crianças têm apreço pela leitura, que tal estimular que escrevam seu próprio livro? Elas serão responsáveis por criar o enredo, os personagens, escrever e ilustrar o livro. Trabalho completo! Talvez, assim, você estará dando de presente ao mundo grandes escritores no futuro.

5. Produzir um filme

iStock

Primeiramente, escrevam todo o roteiro. Depois, decidam quem irá atuar e quem irá gravar. Por fim, filmem a história que criaram. Caprichem nas jogadas de câmera, efeitos, atuação e assistam ao resultado juntos. Regra: divirtam-se em todo o processo!

Continua após o anúncio

6. Floor is lava (o chão é lava)

A regra aqui é uma só: não pode pisar no chão. Quando o adulto gritar “o chão é lava!”, imediatamente os participantes devem fugir do perigo, subindo ou se pendurando em algo ao redor. Dica: a cada rodada, remova um dos portos seguros da brincadeira.

7. Dentro ou fora?

Posicione bambolês no chão. Diga “dentro” para a criança ficar dentro do círculo e “fora” se ela deve sair dele. Vá aumentando a velocidade, para ficar mais difícil. Se a criança já estudar inglês, aproveite para treinar o IN (dentro) e o OUT (fora). Se você não tiver os bambolês em casa, faça círculos com fita crepe!

8. Árvore genealógica

Quer resgatar o passado da família e, de quebra, ter um momento mais que especial com as crianças? Montem, juntos, uma árvore genealógica. Se possível, usem fotos antigas e contem histórias dos avós, bisavós ou tataravós de seus filhos. Essa atividade contribuirá para a formação da identidade dos pequenos.

9. Montar uma pista de corrida

Com fita crepe ou colorida, faça uma pista de corrida no chão da sua casa. Os competidores podem ser carrinhos de brinquedo, bolinhas de gude, marionetes ou bolinhas de papel. Com esse último, usem um canudo para soprar as bolinhas e ver quem ultrapassa a reta final primeiro!

10. Testar uma receita nova

iStock

Escolha uma receita simples e segura para as crianças botarem a mão na massa. Picolé de frutas, geladinho, salada de frutas, brigadeiro, algum bolo e biscoitos são alguns exemplos. Ainda assim, é preciso que um adulto fique por perto para evitar acidentes.

11. Corrida com obstáculos

Pular sobre o sofá, passar por baixo da mesa, saltar em almofadas depois de enrolar um tapete… Vá até onde a criatividade permitir! A corrida pode ser feita individualmente com contagem de tempo para evitar acidentes. Por fim, ganha quem finalizar o percurso em menor tempo.

12. O que não pertence ao grupo?

É uma dança das cadeiras diferenciada: posicione os assentos em círculo (um a menos que a quantidade de participantes). Alguém que ficar de fora deverá falar várias palavras de um mesmo grupo. Quando surgir algo que não pertence a tal grupo, as crianças devem se sentar. Exemplo: banana, maçã, laranja, uva, carro, morango. Ao ouvir “carro”, sentem-se depressa!

13. O que está faltando?

Dê um minuto para as crianças observarem o espaço – que pode ser a sala, o quarto, o quintal, qualquer um! Depois, elas devem fechar os olhos e você irá remover um item do cenário. Ao abrir os olhos novamente, elas devem dizer o que está faltando. Ótimo para trabalhar a memória!

14. Desenho às cegas

Brincadeira para dois participantes: uma pessoa desenha algo com o dedo nas costas da outra, que deve reproduzir o desenho numa folha de papel. Será que vocês irão fazer o mesmo desenho? O resultado promete várias gargalhadas!

Continua após o anúncio

15. Decifrar mensagens misteriosas

iStock

Criem um código para escrever cartas emblemáticas. Funciona assim: cada símbolo criado corresponde a uma letra diferente. Mantenham um gabarito pendurado na porta da geladeira. Troquem essas cartas no dia a dia de vocês para tornar a rotina mais divertida e misteriosa. A criança vai se sentir o próprio Sherlock Holmes!

16. Figura nas costas

Cole figuras nas costas de todos os participantes. Podem ser imagens de personagens conhecidos, letras, números, cores, qualquer coisa! A regra é uma só: você não pode deixar que ninguém veja o que está nas suas costas. Adrenalina pura!

17. Missão Impossível

Lembra das cenas famosas de agentes atravessando corredores cheios de raio laser? Seus filhos podem se tornar agentes secretos se você prender barbantes vermelhos nas paredes do corredor. Para deixar a brincadeira mais emocionante, pendure algo que faça barulho nos fios; assim, todos saberão se a criança bateu no barbante… Quer dizer, no raio!

18. Teia de aranha

Parecida com a Missão Impossível, mas, em vez de barbantes, use fita crepe. A ideia é atirar objetos leves na teia da Dona Aranha e ver o que gruda. Ganha quem conseguir fixar mais itens!

19. Pinturas

Compre um kit de tinta guache e deixe a criança soltar a criatividade numa cartolina. Se vocês estiverem dispostos, arrisquem pinturas na parede, no chão, no muro do quintal… Exponha a obra de arte e faça o dia dos pequenos artistas ainda mais marcante!

20. Plantar uma mudinha e cuidar

iStock

Essa é uma das melhores maneiras de estimular a empatia e o carinho. Explique às crianças que elas serão responsáveis por manter a plantinha saudável; elas terão de aguar, cuidar da exposição solar e podar o que for preciso. Nutra um laço significativo entre a planta e os pequenos. Além de tudo, eles entenderão a importância de cuidar do meio ambiente.

21. Colagens com itens da natureza

Use as folhas caídas do quintal da sua casa ou do seu prédio para fazer uma juba de leão. Use gravetos e pétalas secas para dar vida a uma nova flor no papel. Os itens que a natureza descarta podem fazer das crianças grandes artistas. Basta soltar a imaginação!

22. Contação de histórias

Torne a história preferida das crianças ainda mais divertida! Capriche no cenário, vista-se de personagens ou faça um teatrinho. Outra ideia, para crianças mais velhas, é fazer uma noite das histórias de terror, com direito a barracas, escurinho e alguns sustos. No máximo, todo mundo vai dormir abraçadinho depois!

Continua após o anúncio

23. Board game gigante

Crie um tabuleiro gigante na sala. As casas são almofadas que estarão posicionadas no chão. Cada almofada tem um comando: volte duas casas, volte para o começo, avance uma casa, escolha alguém para fazer uma dança engraçada… Se possível, confeccionem um dado gigante com uma caixa de papelão para ficar mais divertido.

24. Escorregar no sabão

Ideal para quem tem um quintal espaçoso: basta estender um plástico grande, molhar e pingar um pouco de detergente. Fique de olho na diversão para que ninguém se machuque. É tão refrescante e divertido que até os adultos vão entrar na onda!

25. Explorar o quintal

iStock

Toda criança tem um lado Indiana Jones. Por isso, ajude-as a explorar o quintal da casa ou do prédio. Observem plantas, insetos, possíveis esconderijos… Aproveitem a deixa para conversarem sobre o meio ambiente, que é um assunto sempre muito importante.

Com todas essas atividades para crianças, até os adultos vão se divertir. Portanto, deixe a sua criança interior falar mais alto e faça o dia dos pequenos ainda mais legal!

Vídeos sobre atividades para crianças

Há uma variedade gigantesca de ideias além das já mencionadas acima. Confira os vídeos a seguir e inspire-se mais um pouquinho:

Areia colorida comestível

Usando farinha, óleo de cozinha e corante alimentício da cor que desejarem, você e as crianças podem confeccionar areia. É isso mesmo que você leu! E o melhor de tudo: se a areia for parar na boca, não tem problema! Todos os ingredientes são comestíveis.

Experimentos científicos fáceis

No vídeo, a Kim RosaCuca ensina algumas experiências superdivertidas e que podem ser feitas no conforto da sua cozinha. As crianças ficarão admiradas. Vale muito a pena!

Atividades educativas para crianças de 2 a 5 anos

A Cris Valerio ensina duas atividades legais para trabalharmos formas geométricas e cores. Ela mostra que, acima de tudo, aprender também pode ser divertido. Não deixe de conferir!

5 jogos para confeccionar com as crianças

Aprenda a fazer 5 joguinhos muito legais com a Dany Martines! Desde tiro ao alvo até quebra-cabeças, vocês podem, juntos, produzir games interativos para tirar as crianças da telinha por um tempo.

Depois de tantas ideias de atividades para crianças, a rotina familiar será mais divertida. Aproveite o momento! E, se você deseja que até na hora de dormir a criatividade dos filhos seja estimulada, descubra as vantagens da cama montessoriana!