
Bem-estar
iStock
![]() |
|
A assadura na virilha pode ser bastante incômoda e causada pelo uso de determinadas peças de roupa, por isso o ideal é que a região esteja sempre limpa e seca. Para entender mais sobre o assunto e trazer dicas de como lidar com o problema, conversamos com as dermatologistas Renata Marques (CRM 814717 RJ | RQE 20486) e Francine Belinetti (CRM 30732 | SBD | RQE 20352). Confira:
Publicidade
Segundo Renata, “a assadura na virilha significa dermatite friccional, ou seja, ocorre por atrito. Normalmente acontece em atletas e em pessoas com sobrepeso e obesidade.” Outras causas incluem:
Esses são exemplos de causas da assadura. Para Renata, “é fundamental perder peso, manter a pele limpa e seca, e aplicar uma pomada de proteção à base de petrolato, óxido de zinco ou lanolina.” Já Francine comenta: “muitas vezes, a pessoa acredita que só tem uma assadura na região, mas, na verdade, há outros fatores que vieram depois por causa do atrito constante da pele, como é o caso das micoses.”
Quando a assadura já aconteceu, será necessário tomar alguns cuidados para fazer o tratamento. Veja dicas essenciais:
Nas palavras de Francine, “é preciso secar muito bem o local, e pacientes com muito pelo devem considerar manter a virilha depilada, de repente até mesmo fazer a depilação a laser”.
O talco ajuda a manter a região seca por mais tempo e também elimina o desconforto causado pela assadura. Francine deixa claro que pode ser utilizado tanto o talco em pó quanto a versão líquida, com o objetivo de reduzir a umidade.
A famosa pomada de assaduras usada nos bebês também pode ser aplicada por adultos que lidam com o problema. Para Francine, trata-se de um creme de barreira, mais indicado para quem tem dificuldade em manter a virilha seca e, principalmente, para pessoas obesas.
Anteriormente, quando a dermatologista falou sobre as causas da assadura na virilha, citou a questão das roupas íntimas. Ela comenta ainda que “é preciso diminuir o uso de peças íntimas de tecido sintético e dar preferência pelas de algodão, pois irão ajudar a deixar a região mais ventilada e menos úmida.”
Os tratamentos citados são indicados nos casos em que não há sinais de inflamação na pele causada por fungos ou bactérias. Como ressalta Francine, “há situações em que o problema é consequência de uma micose, psoríase invertida e eritrasma. Por isso é importante passar por um diagnóstico adequado.”
Publicidade
Para ambas as dermatologistas, o mais importante é sempre manter a pele limpa e seca, além de usar as pomadas de proteção. No entanto, também é válido:
Como você pode ver, a assadura na virilha é um problema comum. Se a situação acontecer muito frequentemente, converse com um(a) dermatologista de sua confiança para encontrarem juntos a melhor solução. Agora, venha conferir também informações sobre como clarear a virilha em casa e eliminar os pelos encravados da região.
Escritora com 8 livros publicados e apresentadora de um programa de rádio sobre literatura nacional, o Capivaras Leitoras. Ama ler, viajar e passar um tempo com a Buffy, sua cachorrinha vira-lata.