Veja alimentos que você não sabia que podem ser congelados

Confira dicas de produtos que você não imaginava que poderiam ir para o freezer

Por Fernanda Boito
alimentos e bebidas que surpreendentemente podem ser congelados Veja alimentos que você não sabia que podem ser congelados

Foto: Thinkstock

Uma das melhores formas de se evitar o desperdício de comida é congelar os alimentos que não vão ser utilizados em um curto prazo de tempo. O resto de suco que ninguém vai beber e aquele pedaço de queijo que está na geladeira, além de outros alimentos que jamais imaginamos que podem ir para o freezer ou congelador e reutilizados posteriormente.

Para que isso seja feito de maneira eficaz devemos nos atentar ao modo de armazenamento desses alimentos congelados. Pensando nisso, selecionamos uma lista de alimentos e dicas que podem ajudar na hora de aproveitar o que está dando sopa na geladeira. Confira.

9 bebidas e alimentos que podem ser congelados

A maioria das pessoas evita o congelamento de alguns tipos de líquidos, mas algumas bebidas como o vinho, o leite e o suco de frutas cítricas podem ser armazenadas no freezer sem problemas.

O ideal no caso do leite é que ele seja congelado em uma garrafa fechada de vidro ou de plástico, evitando que o recipiente esteja muito cheio para evitar uma explosão devido ao choque térmico.

Já para o vinho e o suco, é melhor congelá-los em uma forma de gelo, retirar os cubinhos e envolvê-los em papel alumínio para que não peguem o gosto de outros alimentos. A sugestão é que os cubinhos sejam utilizados em receitas, já que o sabor dessas bebidas pode mudar após o congelamento.

Além das bebidas, congelar ovos também é possível. É só fazer uma mistura da clara e da gema e colocá-la em uma embalagem à vácuo. A dica é colocar uma etiqueta especificando a quantidade de ovos e a data do congelamento.

Adotar os saquinhos à vácuo pode ser útil também se congelarmos pão, queijo, gengibre, verduras e legumes. Para todos esses alimentos, basta colocá-los na embalagem e levá-los ao freezer ou congelador.

No caso do queijo, os amarelos, como o prato e a mussarela, são as melhores opções para serem congelados.

Já para os legumes cozidos, a sugestão é colocá-los no saquinho e, em seguida,antes de levar ao freezer, deixá-lo de boca para cima em um recipiente com água e cubos de gelo por cinco minutos para que o vapor saia. Desse modo, é possível conservar o sabor desses alimentos.

É fundamental lembrar que os alimentos não devem permanecer congelados por um período maior que três meses. Além disso, é importante que as embalagens estejam etiquetadas com o nome do produto e a quantidade do alimento congelado. Ao seguirmos dicas como essas, evitamos o desperdício e continuamos a desfrutar de alimentos saborosos por mais tempo.