Dicas de Mulher Dicas de Saúde

15 receitas com peito de frango de dar água na boca

Saia da rotina aprendendo receitas nada comuns com este alimento bem conhecido, nutritivo e de fácil acesso

em 07/05/2015

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

O peito de frango faz parte da dieta cotidiana de muitas pessoas. Carnes brancas, como a de frango, são conhecidas pelo seu valor nutricional e por ser uma fonte de proteína animal mais saudável do que a carne vermelha.

Por ser um alimento muito consumido, quem o prepara pode ficar sem ideias de novas receitas ou pensar que não se pode inovar no preparo dessa carne. Para fugir da rotina do peito de frango grelhado, existe a possibilidade de estar sempre pesquisando receitas novas em sites especializados em culinária.

Confira abaixo uma lista com 15 receitas de peito de frango que provam que não é preciso ser chef de cozinha para fazer pratos deliciosos. Inove e aproveite ainda mais o sabor desse alimento em suas refeições:

1. Peito de frango recheado com coppa e requeijão: É recomendável fazer essa receita quando não houver preocupação com o tempo, pois é um pouco demorada. O tempo gasto, no entanto é compensado pelo sabor. É ideal para um almoço ou jantar mais elaborado. Uma sugestão é ser acompanhado por arroz integral e salada de folhas verdes.

2. Peito de frango com pimento e pinhão: Essa receita é prática, rápida e ideal para o dia-a-dia. O sabor especial fica por conta do queijo pimento e dos temperos adicionados no peito de frango.

3. Peito de frango marinado no limão siciliano e shiitake: Essa receita além de prática, é muito saudável. O shiitake é uma ótima fonte de proteína não animal e acrescenta ainda mais sabor ao frango. Para aproveitar melhor a receita, deixe o frango marinando de um dia para o outro. Além de ficar mais saboroso, poupa bastante tempo.

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

Peito de frango recheado com gorgonzola. Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

4. Peito de frango recheado com gorgonzola e marinado no mel: Essa é uma receita calórica devido ao gorgonzola, ideal para fins de semana e/ou ocasiões especiais. É recomendada para quem gosta de ousar na cozinha e combinar os sabores salgado e doce. Uma opção de preparo do peito de frango bem diferente e que vale a pena ser experimentada.

5. Peito de frango com vegetais e ervas: Para dar um toque pessoal nessa receita, podem ser acrescentados os vegetais de preferência. Assim a receita fica saudável e muito saborosa. Essa receita é livre de lactose, uma ótima opção para quem faz uso de dietas que a restringem.

6. Peito de frango recheado com grelos e queijo: Uma receita típica de Portugal. O grelo é uma planta típica do país e se não for encontrada no Brasil pode ser substituída por folhas de nabo ou couve, pois o sabor é bem similar.

7. Peitos de frango recheados com espinafre e queijo: Uma receita de forno bem saborosa e saudável. Por ser um prato quente, é uma boa opção para consumir o espinafre em dias frios.

8. Filé de peito de frango com molho cremoso de agrião: Receita criativa e saudável. Para ficar ainda mais nutritiva, consuma acompanhada de arroz integral ou quinoa e legumes da preferência.

9. Filé de frango com molho cremoso de champignon: A receita é simples e leva ingredientes de fácil acesso. O prato é bem parecido com Strogonoff de frango, mas o preparo é ainda mais rápido e fácil.

10. Frango refogado com legumes: Essa receita pode ser feita em grande quantidade e ser congelada em porções pequenas, para consumir posteriormente. Ótima solução para uma refeição rápida e nutritiva. É também uma opção saborosa de molho para polenta.

Foto: Reprodução / Blog Da Mimis

Frango grelhado com legumes. Foto: Reprodução / Blog Da Mimis

11. Frango grelhado com legumes: O tradicional e light frango grelhado. Para acompanhar: cenoura, tomate cereja e ervilha. Se desejar, substitua ou acrescente por legumes da preferência.

12. Peito de frango recheado com legumes: Essa é uma receita assada que leva muitos legumes e tem alto valor nutricional, além de ser muito saborosa. Lembrando que sempre é possível adaptar as receitas e substituir ou acrescentar ingredientes da preferência ou usar os que estão disponíveis em casa.

13. Peito de frango ao molho: Essa é uma receita tradicional de frango ao molho, rápida e de fácil preparo. É um ótimo acompanhamento para polenta, nhoque e massas em geral.

14. Arroz de peito de frango no forno: Essa é uma boa opção de receita para aproveitar e incrementar o arroz já preparado, deixando-o mais saboroso e nutritivo.

15. Peito de frango empanado com queijo e presunto: Essa receita é uma ótima escolha para fugir dos frangos empanados que são vendidos congelados em supermercados. É uma receita deliciosa, pode ser congelada para consumo posterior e é bem mais saudável do que a versão industrializada.

Dicas para escolher o corte certo do peito de frango

Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

Peito de frango recheado com copa. Foto: Reprodução / Cozinha Travessa

Segundo o chef de cozinha Cristovão Marrom, da rede Homelete, não há muitas opções de cortes para peito de frango, mas há uma infinidade de receitas e aplicações. “Por exemplo: quanto aos cortes, cubos são o indicados para strogonoff; filés em corte alto são ideais para grelhar, pois mantêm a maciez e o sulco da carne; iscas de frango são ideais para porções e pode ser aproveitado o sassami, que é aquele filezinho que fica embaixo do peito inteiro” recomenda o especialista.

“Há ainda o frango à passarinho, do qual pode ser retirada a costela e cortado todo o restante em pedaços pequenos, e temperados só com sal. Fica ótimo” acrescenta o chef. Ele ainda destaca que quanto à costela, não se deve jogá-la fora. Use-a para fazer um caldo, basta acrescentar água, folha de alho poró, cebola e um pouco de pó de caldo. O resultado dessa mistura pode ser usado como base para sopas, risotos etc.

Ainda de acordo com o especialista, para rechear são ideais os filés finos e o próprio peito inteiro e desossado. “Lembrando que o corte do filé alto mantém a maciez, contrário ao corte fino. Para o frango ao molho, é mais uma questão de gosto, eu amo asinhas ao molho, mas todas as partes ficam muito saborosas se bem preparadas”, finaliza o chef Marrom.

Com algumas dicas simples é possível preparar receitas deliciosas e nutritivas. Selecione as que mais agradarem e experimente prepará-las. Seja no almoço ou no jantar, em ocasiões simples ou comemorativas. Com dedicação, toda receita fica gostosa e o fato de ser preparada por você dá um toque especial a uma reunião de família, com amigos ou ainda um jantar romântico. Bom apetite!

Comentários
Dicas relacionadas