Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Cremes para o rosto

Tudo o que você precisa saber para escolher o creme ideal para o seu tipo de pele e quais cuidados que cada região do rosto necessita

em 16/09/2014

Os cremes para o rosto são essenciais para manter a pele sempre bem hidratada e protegida. Além de usar o produto diariamente e saber aplicá-lo de forma correta, é preciso escolher um creme que seja compatível com o seu tipo de pele e forneça os nutrientes que ela necessita.

Nas lojas de cosméticos e farmácias, as prateleiras estão recheadas com uma variedade enorme de cremes, mas isso não significa que você deva escolher qualquer um. Nada de comprar um creme só porque tem um cheirinho mais gostoso ou aquele que tem a embalagem mais bonita. Leve em conta também que nem sempre o produto mais caro é o melhor e que usar o produto certo garante bons resultados, além de ajudar a manter a saúde e a beleza da pele.

Como escolher o creme ideal para o rosto?

Para escolher o creme facial, verifique se a fórmula do hidratante combina com o seu tipo de pele e qual região do rosto necessita de cuidados redobrados.

Pele seca: necessita de uma hidratação profunda, pois é vulnerável ao ressecamento e repuxamento. Por isso, prefira as loções hidratantes, um tipo de creme mais leve. Dê preferência para os produtos com vitamina E, aquaporines, complexo de coenzima Q10, ácido hialurônico, ceramidas, PCA-Na e extratos naturais como o café, rosmaninho e chá verde.

Pele normal: apresenta a quantidade certa de gordura natural e seus poros são pouco visíveis, porém precisam de uma boa hidratação para evitar o ressecamento. Esse tipo de pele é mais fácil de ser cuidado, pois aceita bem qualquer tipo de creme, desde que contenha princípios ativos de aloe vera, elastina, colágeno e vitaminas A, C e E.

Pele oleosa e pele mista: são tipos de pele que apresentam oleosidade excessiva, por isso surgem cravos e espinhas com maior facilidade. O creme hidratante ideal para esses tipos de pele devem ser em versão oil-free (sem óleo) ou em gel e apresentar em sua fórmula demetilsilanodio, um ingrediente derivado do ácido salicílico.

Respeite a sua pele

A pele sensível pode ser tanto do tipo seca ou oleosa e suas principais características são vermelhidão, ardor e repuxamento. Para aliviar estes sintomas, o recomendado é usar um creme com ação anti-irritante que além de acalmar e cicatrizar, hidrata a pele. Os componentes do creme para pele sensível devem apresentar em sua fórmula óleos essenciais, água termal, palmidrol (ácido graxo), alfa-bisabolol e aloe vera.

Com o tempo, os sinais da idade vão surgindo e a pele perde a sua elasticidade. E para manter a pele flácida mais firme e com aspecto revitalizado, procure pelos cremes lifting. Eles apresentam em sua composição, PCA-Na, Extrato Natto, Pro-Xylane, soja, proteínas do trigo e extratos botânicos naturais.

No caso das rugas, que surgem quando a produção de colágeno vai diminuindo, é preciso utilizar cremes antiidade com ácido hiaulurônico, pró-retinol A, silício orgânico, retinóides, Madecassoside e Coffeberry.

A pele manchada precisa de cremes com agentes clareadores, extratos botânicos, vitamina C, ácidos glicólico, láctico, kójico e salicílico e LHA. Mulheres de pele morena ou oliva devem evitar cremes clareadores com hidroquinona, pois este componente remove a coloração natural da pele e pode deixar manchas mais claras no rosto.

Como aplicar o creme no rosto corretamente

  • Antes de usar o creme, leia as recomendações na embalagem e certifique-se de que o produto é válido para todo o rosto ou é restrito a alguma região específica da face, como a zona T.
  • Para o creme penetrar mais facilmente na pele, aplique logo após o banho e com o rosto ainda úmido, sempre espalhando o produto com as mãos. Faça movimentos leves e suaves para não agredir o rosto.
  • Evite exageros: a quantidade de creme suficiente para todo o rosto é o equivalente ao tamanho de uma moeda de R$1.
  • O creme antissinais também deve ser aplicado na região do pescoço para evitar a flacidez e os sinais de envelhecimento. Com o produto na ponta dos dedos, aplique o creme no pescoço fazendo sempre movimentos suaves do sentido de cima para baixo.
Comentários
Dicas relacionadas