Conheça 6 tipos diferentes de rabo de cavalo

Saiba como inovar um dos penteados mais clássicos, o rabo de cavalo, com algumas dicas valiosas

Por Danielle Bianchi
Atualizado em 30/04/2013 9:28
diferentes tipos de rabo de cavalo Conheça 6 tipos diferentes de rabo de cavalo

Foto: Thinksthock

O rabo de cavalo também conhecido como ponytail, é um penteado clássico que nunca sai de moda. A tendência dos cabelos presos se consolidou na década de 60, onde as mulheres começaram a deixar os cabelos mais longos e volumosos. O cabelo preso mostra mais o rosto e as expressões de qualquer mulher, portanto é necessário que haja harmonia entre o formato do seu rosto e o estilo de rabo de cavalo escolhido.

Com o passar do tempo e as diferentes técnicas que surgem a cada dia na área da beleza, até as mulheres de cabelos curtos podem apostar no rabo de cavalo como penteado. Os apliques estão à venda para essa finalidade.

Selecionamos 6 diferentes formas de usar o rabo de cavalo como penteado, valorizando cada formato de rosto e tipo de cabelo. Confira a seguir:

1 – Rabo de cavalo com trança

A trança pode mudar o visual de qualquer penteado, incluindo o ponytail. Para inovar e dar um ar mais elaborado ao seu penteado, escolha fazer o acabamento do rabo com uma trança, ou simplesmente fazer algumas tranças fininhas antes de prender os cabelos. O efeito é incrível. Você pode utilizar a trança para dar acabamento na franja se desejar mantê-la presa. Use a sua criatividade e arrase no seu rabo de cavalo com tranças.

2 – Rabo de cavalo baixo

O rabo de cavalo baixo virou febre nas ultimas estações. Com um ar mais moderno, o cabelo preso baixo e colado no couro cabeludo, foi o destaque de muitos desfiles e não demorou muito para que as famosas também aderissem à tendência. Porém é necessário um cuidado especial para esse penteado, pois ele deixa as orelhas muito em evidencia, se você não gosta das suas ou prefere enfatizar outra parte do rosto escolha outro tipo de ponytail.

3 – Rabo de cavalo com aspecto bagunçado

O rabo de cavalo com aspecto bagunçado é indicado para quem quer um look mais despojado e moderno nos cabelos. A elaboração desse penteado é um pouco mais complicada, pois você tem que desconstruir o cabelo para depois construí-lo novamente. O pente é o melhor aliado para deixar os fios desfiados. Um spray de volume também ajuda a dar um resultado mais armado para quem tem os cabelos mais finos.

4 – Rabo de cavalo para quem tem franja

A franja muitas vezes pode valorizar o seu rabo de cavalo, pois ela não deixa a testa em evidência, para quem prefere um penteado mais discreto, as franjas dão uma sutileza ao seu ponytail. Se você não tem franja, mas quer manter esse efeito mais sutil, experimente usar os apliques para franjas. Eles deixam o seu penteado com uma aparência incrível e tudo isso sem precisar usar a tesoura.

5 – Rabo de cavalo simples

O ponytail simples é o mais fácil e rápido de realizar. Portanto uma boa dica é usá-lo em eventos repentinos, onde você não precisa de muitos acessórios e nem muito tempo para elaborar o penteado. É importante lembrar que qualquer que seja o rabo de cavalo escolhido é necessário prestar atenção para que tenha um bom acabamento.

Nesse caso é importante que as mulheres dos cabelos ondulados e enrolados, façam uma escova antes para manter o aspecto do cabelo mais liso. Você vai precisar de um bom spray fixador para manter os fios todos no lugar durante todo o evento. Para dar acabamento, o mais comum é utilizar o próprio cabelo enrolado no rabo de cavalo.

6 – Rabo de cavalo para cabelos enrolados

Se você acha que o rabo de cavalo pode ser usado apenas em cabelos lisos você está enganada. Os cabelos ondulados e enrolados ficam muito bem se forem presos da maneira correta. O importante é saber qual o efeito desejado. Se você quer manter apenas as pontas enroladas, alise a raiz. Já se você prefere mantê-lo com um aspecto natural utilize apenas os dedos para manter os cachos intactos. Para quem tem o cabelo liso e mesmo assim deseja ter o aspecto enrolado no seu rabo de cavalo, utilizar o babyliss é maneira mais fácil e rápida de obter o resultado desejado.

Confira a seguir inspirações de diferentes tipos de rabos de cavalo: