Dicas de Mulher Dicas de Casa

Como limpar janelas e vidros: dicas e truques para uma limpeza perfeita

O uso de produtos corretos, na quantidade adequada, garante vidros limpos e sem manchas sem muito esforço

em 30/09/2014

Foto: Thinkstock

Para adquirir uma boa aparência, as janelas e vidros necessitam de uma limpeza regular. O ideal é que a limpeza seja feita mensalmente.

Para quem pensa que a tarefa é muito difícil, está enganado. O modo como se faz a limpeza e o uso de produtos corretos, na quantidade adequada, podem garantir que vidros e superfícies espelhadas fiquem limpos, sem qualquer mancha ou aspecto embaçado.

Seguindo alguns pequenos passos a limpeza das janelas pode ser feita sem muito esforço e tempo.

Confira a seguir um passo a passo e dicas preparadas com o auxílio da personal Organizer Adriani Gonçalves e aprenda a higienizar com eficiência as janelas e vidros de sua casa. Abaixo você também encontra uma receita de limpa vidros caseiro e vídeos explicativos sobre como limpar os vidros e as janelas de maneira correta.

Passo a passo de como limpar os vidros

Foto: Thinkstock

Os passos para a limpeza dos vidros são bastante simples. A forma e a ordem em que são feitos é que garante a limpeza eficiente. Veja os três passos que você deve seguir para deixar os vidros limpinhos:

  1. Antes de limpar os vidros é necessário limpar as janelas e aberturas primeiro. Uma sugestão é passar um pincel de cerdas largas entre as frestas da janela para eliminar o pó. Também é possível aspirar as partes de mais difícil acesso, principalmente os cantos;
  2. Limpe o vidro com uma solução de 5 litros de água para 1 colher de sopa de vinagre ou detergente neutro e 1 colher de sopa de álcool. Passe esta solução com o lado macio da esponja, enxague e seque. Para facilitar essa etapa veja as dicas e truques do tópico abaixo;
  3. Aplique o limpa vidros e seque para finalizar.

Dicas e truques que vão facilitar a limpeza

Foto: Thinkstock

  1. Para evitar manchas durante a limpeza divida por etapas, comece de cima para baixo e divida uma parte primeiro depois a outra, use o pano ou esponja na mesma direção;
  2. O ideal é lavar a janela em dias nublados, pois a luz solar direta acaba secando o produto de limpeza antes que você possa polir o vidro adequadamente;
  3. Polir as janelas com um jornal amassado é uma forma de obter um brilho reluzente. O papel ainda deixa uma película que é resistente à sujeira;
  4. Papel toalha também é excelente para finalizar a limpeza e também dá brilho;
  5. Camisetas de algodão ou fraldas de tecido, esfregar um apagador de quadro-negro limpo sobre a janela recentemente lavada e seca são outras formas de garantir um vidro ainda mais brilhoso;
  6. O limpa-vidros, encontrado facilmente em supermercados, é apropriado somente para a limpeza de vidros e espelhos que não estão localizados em cômodos que acumulam sujeira gordurosa. Porém, para áreas com tal sujidade, o ideal é usar um desengordurante neutro e líquido, antes da aplicação do limpa-vidros.
  7. Tenha muito cuidado ao usar cadeiras e bancos para alcançar janelas altas. Prefira escadas em bom estado, com certificado do Inmetro e se for necessário, conte com a ajuda de alguém.

Quais produtos são necessários para limpar os vidros e janelas?

Adriani sugere os seguintes produtos e materiais para serem usados na limpeza das janelas:

  • Limpa vidros para sujeiras comuns;
  • Vinagre;
  • Álcool;
  • Sabão neutro para sujeira mais pesada;
  • Esponja macia;
  • Rodo dupla face (possui esponja para lavagem e tecido de flanela ou algodão para secagem);
  • Cabos extensores para vidros com difícil acesso;
  • Panos de malha, pois não soltam fiapos ou fraldas de pano.

O ideal é evitar produtos a base de solvente e o uso de panos e esponjas ásperas para evitar riscos e manchas nos vidros.

Receita: limpa vidros caseiro

Para elaborar um limpador de vidros caseiro você vai precisar de:

  • 2 colheres (sopa) de amônia;
  • 1/2 copo de álcool para limpeza;
  • 1/4 de colher (chá) de detergente.

Misture todos os ingredientes em uma garrafa pequena com borrifador. Complete com água e chacoalhe bem. Se preferir, substitua a amônia por 3 colheres (sopa) de vinagre ou suco de limão.

Vídeo: como limpar vidros de um jeito fácil e prático

Abaixo você confere um vídeo que explica de uma forma bem didática como a limpeza dos vidros pode ser realizada. A explicação sobre a limpeza dos vidros e janelas começa a partir dos quatro minutos.

Vídeo: como limpar as janelas sem deixar manchas

E qual é o truque para evitar que a janela fique cheia de manchas no vidro? Confira:

Siga as dicas para ter janelas e vidros limpos de forma impecável para garantir a beleza das áreas interna e externa da sua casa ou apartamento.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas