Botas: as queridinhas que não saem da moda

Conheça os diferentes modelos de bota e saiba como montar looks com cada um

Por Alessandra Busko
Atualizado em 18/03/2014 13:31

botas3 Botas: as queridinhas que não saem da moda

As botas estão entre os calçados indispensáveis para uma mulher, principalmente no inverno. Para a estação mais fria do ano, elas aparecem em diversos modelos, cores e em detalhes diferenciados que deixam os pés das mulheres ainda mais elegantes.

Os modelos de botas prometem agradar todos os gostos e estilos, variando desde as de cano curto até as de cano mais longo, de bico mais arredondado ou com saltos, que podem ser desde os mais fino até os mais largos.

É importante lembrar que a escolha da bota deve ser de acordo com o gosto e estilo da mulher. Sem deixar de lado o conforto que deve as botas devem ter para deixá-la sempre à vontade e protegida com o calçado na hora de andar.

Conheça alguns modelos de botas e saiba como combiná-las com as roupas de inverno.

Montaria

bota montaria Botas: as queridinhas que não saem da moda

A bota de montaria é inspirada nos calçados usados no hipismo. Com o cano alto, bico arredondado e salto baixo, a bota montaria além de elegante, é um dos modelos mais confortáveis. Os detalhes mais encontrados neste estilo de bota são as fivelas.

Como combinar bota montaria: Calça skinny, legging, saia, shorts e vestido, combinam bastante com a bota montaria.

Cowboy

bota cowboy Botas: as queridinhas que não saem da modaA bota cowboy, como é chamada, possui uma mistura do estilo rústico com o urbano. Seu bico é fino, o salto é grosso e baixo e o cano pode ser encontrado em comprimentos variados. Os detalhes são desenhos no próprio couro, fivelas, tachas, franjas, cordões e aplicações metálicas.

Como combinar bota cowboy: A bota cowboy fica bem com vestidos, shorts, saias e calça skinny.

Folk Boots

bota folk Botas: as queridinhas que não saem da moda

Com características parecidas com as botas de cowboy, as botas estilo folk ou folk boots, são feitas de materiais como camurça e couro. Seu estilo tem referências no hippie juntamente com tendências dos anos 60 e 70. Os detalhes das folk boots são as franjas, fivelas e amarrações com cordões que dão um toque de sofisticação ao look casual.

Como combinar folk boots: As botas estilo folk ou folk boots combinam com vestidos largos, saias amplas e peças em tons mais crus.

Ankle Boots

ankle boot Botas: as queridinhas que não saem da moda

As ankle boots são botas com um estilo mais moderno. Seu cano é sempre curto, na altura do tornozelo, seu salto não é muito alto e os dedos de fora dão um charme aos pés. Podem ser encontradas em modelos e estampas diferenciadas. Detalhes como tachas e fivelas deixam as ankle boots ainda mais bonitas.

Como combinar ankle boots: As ankle boots combinam com qualquer tipo de roupa, confira mais dicas aqui.

Galochas

galocha Botas: as queridinhas que não saem da moda

As galochas são o tipo de botas ideais para mulheres mais ousadas. Elas viraram febre em invernos anteriores e continuam a fazer a cabeça das mulheres. São feitas de plástico, mas mesmo assim ainda são as preferidas entre algumas mulheres. Podem ser usadas nos dias chuvosos sem medo, pois protegem bastante os pés. Podem ser encontradas em diversas cores e estampas, que deixam o figurino descontraído.

Como combinar galochas: As galochas combinam com roupas mais casuais, peças básicas e despojadas.

Militar

bota militar Botas: as queridinhas que não saem da moda

A bota militar é parecida com o coturno. Seu formato é agradável e super confortável aos pés. Para algumas mulheres, o modelo é rústico, pela ausência do salto e detalhes delicados. São ótimas para serem usadas no dia-a-dia, principalmente por mulheres que andam muito. Pode ser encontrada com diversos detalhes como fivelas, zíper e tachas.

Como combinar bota militar: A bota militar pode ser usada com roupas mais básicas e dá um charme especial à produção quando misturada com acessórios mais femininos.

Over Knee

over knee Botas: as queridinhas que não saem da moda

A over knee, que significa “bota acima dos joelhos” em inglês, é o modelo de bota mais ousado e elegante. Feitas de camurça, a over knee tem o cano extremamente alto, justo e que pode ir até as coxas.

Este modelo apareceu bastante nas passarelas, mas ainda há dúvidas se a bota over knee será bem aceita nas ruas.

Como combinar bota over knee: A over knee pode ser usada com vestidos curtos e calça skinny.

8 dicas para arrasar no look com bota

  1. Botas em cores clássicas como preto, cinza, marrom, são mais utilizadas e mais fáceis de combinar com restante do look;
  2. Escolha botas confortáveis e que combinem com o seu estilo;
  3. As anklee boots são uma ótima escolha para montar um visual para uma festa à noite;
  4. Mulheres baixas devem optar por botas na mesma tonalidade da calça ou meia para alongar a silhueta;
  5. As botas over knees são para mulheres altas. As baixas devem evitar, pois encurtam a silhueta;
  6. As galochas são mais para as jovens e ousadas, caso tenha dúvidas na hora de comprar, opte por outros modelos;
  7. A composição de vestido com bota deve ser de forma equilibrada. As botas de cano alto combinam com vestidos acima do joelho;
  8. As botas podem ser usadas tanto com o cano para fora da calça como para dentro, vai do gosto da mulher.