Botas femininas: aprenda como usar cada modelo nos looks

Conheça os 13 tipos de bota mais populares, saiba como combiná-los e não erre na hora de montar sua produção

Por Daniela Brisola
Atualizado em 11/08/2014 15:18
como usar botas guia completo Botas femininas: aprenda como usar cada modelo nos looks

Foto: Reprodução / Blog da Thassia

A bota é um dos sapatos que mais oferece diversificação, sempre há um modelo que combina com o seu estilo. Além disso, ela sempre está em alta e faz parte daquela lista de sapatos que toda mulher deve ter em seu armário.

Hoje, há mais de dez modelos de bota no mercado. Seja com cano curto ou longo, com salto ou sem salto, todas as botas são ótimas para montar looks no inverno e, até mesmo no verão, além de darem um toque de estilo a qualquer visual.

Com essa variedade de modelos se torna difícil separar e apontar qual é qual. A maioria deles ainda se mescla, dificultando mais a missão de descobrir qual pode ser a melhor bota para você. Por exemplo, uma bota de cano baixo, sem salto, pode ter características de uma bota biker ou chelsea. Da mesma forma que uma bota de cano longo com salto pode ser bem semelhante a uma de montaria.

Por isso é importante conhecer as características de cada bota e saber diferenciá-las, de modo a ajudar a encontrar a bota que ficará melhor com o seu estilo de se vestir e também de vida.

Abaixo, confira um guia completo com os principais modelos de bota, apresentando suas características e quais podem ser as melhores combinações de roupa com o sapato.

Como usar botas sem salto

As botas sem salto são aquelas mais práticas, que podem facilmente serem usadas no dia a dia e trazem todo o conforto que a mulher precisa, sem necessariamente perder o charme do look.

São oito modelos e uma infinidade de possibilidade de usos e combinações. Confira a seguir quais são essas botas e veja qual melhor se adapta as suas necessidades:

Coturno

O coturno é aquela bota inspirada no sapato usado pelos soldados durante as guerras. Ela possui um cano médio na maioria das vezes e sua característica mais marcante é o cadarço, indispensável nesse modelo que tem no couro o seu principal tecido.

Por causa do cadarço, o coturno acaba sendo uma bota um pouco mais grosseira e, por isso, combina com mulheres de personalidade.

Como combinar coturno: caso pretenda criar um look mais moderno e menos pesado, use-o com peças delicadas feitas em renda e com babados. Também fica ótimo com peças no estilo militar.

Montaria

As botas montaria eram usadas originalmente por praticantes de hipismo, por isso, suas características são cano mais alto e a fivela. Hoje vemos uma grande variedade de bota deste estilo, já que ela é uma das preferidas das mulheres. As mais tradicionais são confeccionadas com couro preto ou marrom e não possuem salto alto.

Essa é uma bota mais usada em dias frios, já que costuma ser bem quente. A montaria combina com mulheres de vários estilos e é bastante tradicional entre os modelos de bota.

Como combinar a bota montaria: A bota montaria fica perfeita em uma combinação com legging da mesma cor da bota, mas também cai bem com vestidos e shorts jeans com meia calça.

Galocha

As galochas são aquelas botas que foram criadas para evitar que as pessoas molhassem os pés em dias chuvosos. No entanto, ela acabou ganhando a preferência das mulheres e hoje além de ser uma bota útil é também um bota moderna. A galocha se tornou uma bota estilosa, confeccionada em plástico de várias cores e com alguns detalhes, ela possui normalmente um cano mais longo, próximo ao joelho.

As mulheres que quiserem usar esse tipo de bota devem dar uma cara despojada e jovial ao look, combinando com peças coloridas e estampadas para fazerem o visual perfeito com a galocha.

Como combinar galocha: por ser feita de plástico, a galocha é uma bota que pode ser usada em looks mais invernais e com meias. Combine-a com saias e vestidos, mas também com calça e shorts para visuais mais casuais.

Biker

A bota biker é bastante semelhante ao modelo montaria, o que as difere é, principalmente, o tamanho do cano, já que a biker possui um cano menor, mais próximo do tornozelo do que do joelho. A inspiração para essas botas foram as usadas por motoqueiro e, por isso tem um estilo mais rocker e trazem detalhes como tachas e fivelas.

Essa também é um dos modelos mais populares e, por isso, combina com mulheres de vários estilos e idade, basta saber com o que combinar.

Como combinar a biker: combine com peças delicadas para fazer looks mais modernos e com jeans para ocasiões casuais.

Chelsea

O modelo chelsea é bastante característico, com cano curto e elástico na lateral. Não é um dos modelos mais populares, mas traz bastante estilo à mulher que usar. As botas chelsea foram inspiradas em modelos da Era Vitoriana e também foram popularizadas pelas próprias inglesas nos anos 60.

Elas são bastante confortáveis e, ao mesmo tempo, estilosas. Por isso, se o que você procura é uma bota diferenciada, com certeza essa é a melhor opção. Também combina com mulheres de estilo boho.

Como combinar chelsea: para não ter erro, use a chelsea com vestidos, saias e shorts, conferindo um estilo mais leve e veraneio ao seu visual.

Country

As botas country são aquelas inspiradas nos modelos usados pelos cowboys. Têm um cano mediano e possuem alguns detalhes mais marcantes, como o bico fino. Com sua popularização, a bota ganhou modelos mais simples, mas que continuam imprimindo um estilo bastante característico a mulher que a usa.

Para fugir do estilo cowgirl, basta fazer combinações que fujam desse estilo e partir para um visual mais despojado e moderno.

Como combinar a bota country: para criar looks mais arrumados, combine com jeans e camisa. Já para looks mais despojados, a dica é dar preferência para shorts e camisetas.

Cano baixo flat

Essa é uma das botas mais versáteis, já que não se limita a apenas um estilo. Ela pode vir com diversos detalhes, como franjas, fivelas e tachas, desde que não tenha salto e o cano seja curto, essa será uma bota cano baixo flat.

Bastante confortável, ela é ideal para mulheres que querem imprimir um estilo moderno ao seu look básico. Por isso, prefira modelos estilosos e atuais.

Como combinar a bota cano baixo flat: essa bota fica ótima com muitas peças, a combinação vai depender do estilo que você quiser passar. Por ser de cano baixo, é ótima para usar no verão com shorts estiloso e uma blusa mais básica.

Cano alto flat

A bota cano alto flat é aquela que tem o cano acima do joelho, assim como a over knee, mas não tem salto. Ela é ótima para imprimir estilo a qualquer look, mas tome cuidado caso você seja baixinha, pois ela pode te achatar.

Dê preferência para usá-la no inverno, já que por conta do cano alto ela esquenta bastante. Quando quiser causar a impressão de ousadia e criar looks confortáveis e ao mesmo tempo sexy, essa é a bota ideal.

Como combinar bota cano alto flat: a combinação perfeita com essa bota é com peças curtas e ultrafemininas. Também fica ótima com calças skinny e legging.

Como usar botas com salto

Para quem gosta de usar botas, mas não abre mão de ficar uns centímetros mais alta, há também uma grande variedade de botas que te proporcionam isso. As botas com salto são estilosas e bastante femininas, além de sempre darem um toque de sensualidade a qualquer look.

Abaixo, um guia com os cinco modelos de bota de salto que você tem que conhecer:

Ankle Boot

A bota com o cano curtinho, abaixo do tornozelo, e salto alto é chamada de ankle boot. Essa é a bota perfeita para usar em eventos mais formais, já que se assemelha mais a outros modelos de sapatos do que os outros modelos de bota.

Dando um toque de refinamento ao visual, a ankle boot pode ser usada tanto no verão quanto no inverno e fica boa para trabalhar, como também para a balada.

Como combinar ankle boot: para criar visuais modernos, use-a com vestido. Se quiser ficar mais feminina, combine com peças mais românticas. Para looks casuais, a bota fica ótima com jeans.

Open Boot

montagem bota 4 Botas femininas: aprenda como usar cada modelo nos looks

Foto: Reprodução / Song of Style | Gabi Fresh | Glam4you | Do Jeito H

Muito semelhante a ankle boot, a open boot só se difere do modelo anterior por possuir abertura na ponta dos dedos, assim como os peep toes. Dê um toque de sofisticação e sensualidade ao seu look ao acrescentar a open boot.

A open boot é um pouco mais ousada e um pouco menos formal do que a bota anterior, por isso é perfeita para baladas e quando quiser criar looks mais rocker.

Como combinar open boot: ela também fica perfeita com peças curtas como saia e vestidos e pode ser usada em dias mais quentes, já que a abertura e o cano curto ajudam o sapato a ficar mais leve.

Over Knee

A mais poderosa entre todas as botas, a over knee, que significa acima do joelho, é a bota com canos justos e longos e saltos altíssimos. Para usá-la, muita personalidade e sensualidade são necessárias para criar seu look fatal.

Nem todas as mulheres são adeptas a esse tipo de bota, já que é necessária muita personalidade para encará-la. Mas, caso você queira sair do tradicional e criar um visual impactante, essa é a bota.

Como usar over knee: com vestidos e saias, a bota fica bastante feminina, já com calças skinny ou legging, o look fica extremamente moderno.

Cano alto

A bota de cano alto e salto é um dos mais tradicionais modelos de bota. O seu cano é longo, mas não chega ser acima do joelho, e o salto pode ser fino ou plataforma. Também tem alguns detalhes, como fivela, e é facilmente confundida com a bota de montaria.

Ela vai bem com muitos estilos por ser uma bota mais clássica e possuir alguns modelos diferentes. Botas de canos mais longos devem ser usadas durante o inverno, pois são muito quentes para dias de calor.

Como combinar a bota cano alto: os vestidos aqui também são boas opções, mas essas botas também ficam perfeitas quando usadas com calças. Se quiser alongar sua silhueta, dê preferência a calças da mesma cor da bota.

Cano baixo

A bota de salto e cano baixo tem sido bastante usada nas últimas temporadas. Elas possuem um cano menor e o salto deixa a mulher que a usa mais charmosa e elegante. Normalmente, os modelos dessa bota são feitos de couro, mas há também em outros tecidos.

Essa é uma das botas que podem ser usadas no verão e, dependendo do modelo, podem criar tanto looks mais formais como mais casuais.

Como combinar a bota cano baixo: peças curtas, como saias e vestidos dão, além de um ar mais leve, todo um romantismo para o look. Use com meia calça caso o dia esteja mais fresco.

5 segredos para escolher a sua bota perfeita

como escolher bota Botas femininas: aprenda como usar cada modelo nos looks

Foto: Reprodução / Nany’s Klozet

Com essa quantidade de modelo fica difícil saber qual bota é a mais perfeita para você. Com a ajuda da consultora de imagem da {fit} consultoria de imagem, Camila Teixeira, abaixo os 5 segredos que você precisa saber para escolher sua bota ideal.

1. Mulheres de perna grossa: devem ter atenção se o cano da bota não aperta a panturrilha ou o tornozelo. “Assim engrossam ainda mais a perna”, afirma Camila. Ela também orienta a tomar cuidado com o salto e o bico fino que podem deixar o visual desequilibrado.

2. Mulheres pluz size: mulheres mais cheinhas devem usar botas com mais volume. “Pois se for um modelo muito delicado pode desequilibrar a silhueta. Então o melhor é fugir de saltos e bicos muito finos”, orienta a consultora.

3. Bota no trabalho: se o ambiente de trabalho for formal, evite usar bota por fora da calça. “O modelo tem que ser mais refinado. Quando usar com saia, dê preferência a looks com tons parecidos entre a bota e a parte inferior da roupa”, detalha Camila.

4. Botas em ocasiões formais: para a consultora, independente da bota ter salto ou não é melhor evitá-las em ocasiões que o traje for passeio completo ou social.

5. Botas no verão: evite as de cano longo e tome cuidado com os outros modelos. “Com as de cano baixo precisamos ter em mente que podem engrossar ou/e encurtar as pernas se usar com shorts sem meia-calça”, alerta Camila.

13 botas lindas que você pode comprar sem medo

Na galeria abaixo, você pode encontrar os 13 modelos descritos acima e ir atrás da bota que está faltando para sua coleção. São lindas opções disponíveis nas lojas onlines nacionais. Confira:

Inspire-se com os looks das blogueiras

A seguir uma sequência de imagens das blogueiras para você não errar na hora de usar a sua bota. Veja e se inspire:

blogueira bota 1 Botas femininas: aprenda como usar cada modelo nos looks

Foto: Reprodução / Thirsty Thought

blogueira bota 2 Botas femininas: aprenda como usar cada modelo nos looks

Foto: Reprodução / Le Blog de Betty

blogueira bota 3 Botas femininas: aprenda como usar cada modelo nos looks

Foto: Reprodução / Blog da Lalá Noleto

blogueira bota 4 Botas femininas: aprenda como usar cada modelo nos looks

Foto: Reprodução / Atlantic-Pacific

blogueira bota 5 Botas femininas: aprenda como usar cada modelo nos looks

Foto: Reprodução / Karina in Fashionland

blogueira bota 6 Botas femininas: aprenda como usar cada modelo nos looks

Foto: Reprodução / Seams for a desire

blogueira bota 7 Botas femininas: aprenda como usar cada modelo nos looks

Foto: Reprodução / Sincerely, Jules

blogueira bota 8 Botas femininas: aprenda como usar cada modelo nos looks

Foto: Reprodução / Song of Style