Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Saúde

10 ideias de lanches rápidos e saudáveis para o dia a dia

Veja as sugestões de uma nutricionista para adicionar praticidade à sua alimentação saudável

em 16/09/2014

Fazer pequenos lanches a cada três horas tem se tornado um hábito indispensável a quem busca uma alimentação saudável. Além de manter o metabolismo acelerado, eles são ótimos para controlar o apetite antes das refeições principais.

Está sem ideia de lanches saudáveis? Para adicioná-los já à sua rotina, a nutricionista Rafaela Ceni selecionou 10 opções saborosas e nutritivas de lanchinhos rápidos para ter sempre à mão. Confira!

1. Frutas

As frutas são uma ótima opção de lanche saudável! Além de deliciosas, elas são ricas em vitaminas e fibras. Para um lanche completo, você pode associá-las a outro tipo de alimento, como um iogurte desnatado. Para obter todos os benefícios, procure variar as frutas.

2. Mix de oleaginosas

As oleaginosas são práticas para carregar e cheias de nutrientes: proteínas, vitamina E, vitaminas do complexo B, selênio, potássio e ômega-3. Têm ação antiinflamatória e são fontes de ácidos graxos, que aumentam o colesterol bom e diminuem o ruim. Se seu objetivo é perder peso, fique atenta às quantidades, pois as oleaginosas são calóricas. A nutricionista Rafaela Ceni indica o mix contendo 1 castanha do Pará, 4 castanhas de caju e 3 amêndoas. Escolha as opções livres de sal.

3. Barra de cereais

É um lanche muito prático para carregar na bolsa. Fique atenta ao rótulo e faça boas escolhas: dê preferência às barrinhas ricas em fibras, com baixo teor de gordura saturada e, de preferência, com poucas calorias.

4. Pão integral com queijo branco

É um lanche completo, pois tem o carboidrato complexo associado à proteína magra. Para um lanchinho, a nutricionista sugere 1 fatia de pão integral com 1 fatia de queijo branco. Ao escolher seu pão, lembre-se de verificar, no rótulo, a quantidade de farinha de trigo integral na composição do produto, assim como a quantidade de fibras. A farinha integral deve ser o primeiro item da lista de ingredientes, o que indica que é o item presente em maior quantidade no produto.

5. Torrada integral com requeijão light

Assim como o pão integral, duas torradas integrais com requeijão light formam um bom lanche. O requeijão light pode ser substituído por creme de ricota light, geléia diet ou até um queijinho processado. Mais uma vez, lembre-se de verificar se suas torradas são mesmo integrais!

6. Iogurte light

O iogurte light é rico em cálcio e ajuda na manutenção da flora intestinal. Para obter um lanche completo, acrescente grãos, cereais e frutas picadas. Rafaela sugere 1 pote de iogurte sem gordura com 1 colher de sopa de semente de chia, linhaça, granola ou aveia.

7. Frutas desidratadas

Tão saudáveis quanto uma porção de frutas, elas não perdem seu valor nutricional, só são naturalmente mais doces pois, com a retirada de água, o açúcar da fruta fica concentrado. Ricas em fibras, minerais, potássio, magnésio e vitamina A, as frutas secas são ótimas opções de lanche. Antes de comprar, lembre-se de verificar se não têm adição de açúcar.

8. Sanduíche natural

Um sanduíche natural pode ser uma boa opção para comer entre as refeições. Recheie o pão integral com alface, tomate, cenoura e uma proteína magra, como uma fatia de queijo branco e uma de blanquet de peru (que, segundo a nutricionista, possui menos sódio, gordura e colesterol que o peito de peru). Caso seu objetivo seja perder peso, você pode optar por um mini-sanduíche, feito com apenas uma fatia de pão cortada ao meio.

9. Suco verde

Ele ajuda a eliminar as toxinas do corpo, diminui a retenção de líquidos e pode ser muito refrescante. Há muitas receitas de suco verde, a nutricionista dá uma sugestão: 2 fatias de abacaxi, meio limão espremido, uma folha de couve orgânica, um punhado de hortelã e uma raspinha de gengibre. Bata tudo no liquidificador com água gelada. Você também pode substituir a água por água de coco. Se quiser, adoce com mel ou adoçante.

10. Vitamina de frutas

Para um lanche gostoso e saudável, que tal uma vitamina de frutas? Bata no liquidificador uma porção de frutas à sua escolha com 1 copo pequeno (150ml) de leite desnatado. Se quiser, acrescente uma colher de sopa de linhaça ou aveia e, se achar necessário, adoce com adoçante.

E então, gostou das sugestões? Agora que está cheia de ideias, lembre-se de ter sempre por perto um lanchinho saudável. Esse é um ótimo hábito para impedir que você escape da dieta.

A nutricionista Rafaela Ceni ainda orienta que, para obter uma gama maior de nutrientes ao longo do dia, o ideal é sempre variar os alimentos a cada lanchinho.

Além disso, é importante lembrar que cada pessoa tem uma necessidade de calorias e nutrientes diferente, que depende de diversos fatores, como a idade, a atividade física praticada e o objetivo de cada um. Por isso, é sempre bom procurar a orientação de um profissional.

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas