Sociedade

A trajetória da monarca mais importante da história: Rainha Elizabeth II

Reprodução / The Royal Collection Trust

Rainha Elizabeth II morre aos 96 anos e teve um dos reinados mais longos de toda história

Em 08.09.22
push pixel

Nesta quinta-feira (08/09/2022), o Reino Unido perde sua rainha, Elizabeth II. Coroada em 2 de junho de 1952, ela havia completado 70 anos de reinado neste ano, sendo o mais longo da história da monarquia britânica. Conheça a trajetória da monarca e seus grandes marcos.

Momentos e curiosidades da trajetória da rainha Elizabeth II

Confira grandes momentos que marcaram o reinado de Elizabeth II e curiosidades em torno de sua trajetória extremamente marcante, que conta com nomeações e até mesmo ataques à sua segurança.

1. Nascimento e nome

Em 21 de abril de 1916, nascia Elizabeth Alexandra Mary em Londres, na Inglaterra. Seu pai foi o rei George VI, e sua mãe, conhecida como “rainha-mãe”, também se chamava Elizabeth.

A Rainha Elizabeth recebeu esse nome devido a sua mãe, rainha Elizabeth, sua bisavó paterna, a rainha Alexandra, e sua avó paterna, a rainha Mary. Além disso, ela decidiu manter seu primeiro nome e não escolher um novo como muitos monarcas fazem ao assumirem o reinado.

2. Não era herdeira natural do trono britânico

O herdeiro natural do trono britânico era Edward VII, tio de Elizabeth, que abdicou do trono, dando lugar ao irmão, pai da rainha. Assim, em 11 de dezembro de 1936, seu pai se torna o rei George VI e ela, herdeira presuntiva. Em 12 de maio de 1937, ocorre a coroação de seus pais e Elizabeth se torna a primeira mulher a ver seus pais sendo coroados.

Publicidade

3. Segunda Guerra Mundial e o príncipe Philip

Em 1939, quando se deu o início da Segunda Guerra Mundial, Elisabeth e sua irmã foram morar no Castelo Real de Windsor, construído no alto de uma colina, protegido por três alas e localizado às margens do rio Tâmisa. Muitos veículos de mídia e historiadores acreditam que foi nessa época que ela conheceu o príncipe Philip, da Grécia, com quem se casou anos depois e que viria a ser o duque de Edimburgo.

4. Nomeações

Em 1942, Elizabeth foi nomeada por seu pai, o rei George VI, coronel honorário do 500º Regimento de Guardas de Granadeiros, do Exército Real. Dois anos depois, em 1944, também se tornou membro do Conselho Privado e do Conselho de Estado, o que implicava em assumir as funções do rei quando este estivesse ausente da Inglaterra.

5. Noivado e casamento

Em 10 julho de 1947, o pai de Elisabeth, rei George VI, anunciava o noivado de sua filha com o príncipe Philip. Ainda no mesmo ano, em 20 de novembro, o casamento ocorre.
Assim, Philip renuncia o título grego para receber a cidadania britânica. Desse modo, ele se torna Sua Alteza Real, duque de Edimburgo. Por sua vez, Elizabeth passa a ter o título de Duquesa de Edimburgo.

6. Assumir o trono como rainha aos 25 anos

Em 6 de fevereiro de 1952, o Rei George VI morreu devido a um câncer no pulmão. Assim, aos 25 anos de idade, Elizabeth Alexandra Mary tornou-se rainha Elizabeth II. Na época, ela estava com o príncipe Philip em uma viagem no Quênia e foi coroada somente um ano depois, em junho de 1953.

7. Frequentes ataques à rainha Elizabeth

O primeiro ataque à monarca ocorreu em 13 de junho de 1981. Marcus Simon Sarjeant atirou contra a rainha seis vezes quando ainda era apenas um adolescente. Na época, ela participava de um desfile em Londres. Pouco tempos depois, o jovem foi preso.

No ano seguinte, em 1982, um homem conseguiu burlar a segurança do Palácio de Buckingham e chegar ao quarto da rainha. Tratava-se do decorador, Michael Fagan, que acordou a monarca e se sentou na cama dela com um caco de vidro na mão. Há muitas versões sobre esse acontecimento na mídia e sobre a prisão do invasor.

8. A rainha e o pagamento de impostos

Em novembro de 1992, o primeiro-ministro John Major decreta que a Elizabeth II deve pagar impostos sobre sua renda. Na época, sua fortuna pessoal estava em torno de U$11,7 bilhões. No ano seguinte, em agosto de 1993, tanto ela quanto o príncipe Charles lidam com uma disposição legal de que deveriam pagar impostos.

Publicidade

9. Uma rainha favorável ao divórcio?

Em 1992, o príncipe e a princesa de Gales começam a ter conflitos devido a casos extraconjugais. Assim, a rainha intervém pedindo para que eles se divorciem no ano de 1995, quando toda mídia falava a respeito. Não era a primeira vez que isso acontecia entre a realeza, ainda em 92, o duque e a duquesa de York se separaram.

10. Elizabeth II e a descriminação de gênero

No ano de 1998, a rainha britânica declara apoio a um plano que tem o objetivo de acabar com a discriminação de gênero na linha de sucessão do trono real. Ou seja, colocou-se contra uma tradição da monarquia britânica baseada na regra da primogenitura masculina.

11. Consentimento para o casamento do príncipe William

Em 2011, o mundo acompanhava uma espécie de contos de fadas no qual o príncipe William, filho da rainha Elizabeth II, segundo na linha de sucessão, casava-se com Kate Middleton, uma plebeia. No aniversário de 85 anos da rainha, o palácio emitiu o Instrumento de Consentimento, para que o casamento ocorresse.

Devido à Lei de Casamentos Reais, de 1772, o monarca deve consentir com a maioria das uniões conjugais reais. Contudo, mesmo com o matrimônio, Kate não recebeu o título de princesa, apenas a honraria de Sua Alteza Real, a Duquesa de Cambridge, devido a leis britânicas.

12. Discurso sobre coronavírus

A rainha Elizabeth fazia poucas aparições e, em um raro momento, discursou à nação por meio de um vídeo pedindo unidade durante a pandemia do COVID-19. Nele, dizia “[…] juntamos todas as nações do mundo em um esforço comum, usando os grandes avanços da ciência e nossa compaixão instintiva para curar”. A rainha tomou todas as vacinas, mas ainda assim testou positivo para o coronavírus em fevereiro de 2022, com sintomas leves.

13. Despedida de seu marido

Em abril de 2021, a rainha Elizabeth II despede-se do príncipe Philip, que foi seu marido durante sete décadas. Ainda que muitos veículos tenham divulgado que o motivo do óbito tenha sido “problemas cardíacos”, tratava-se de “idade avançada”, conforme o médico oficial do palácio declarou na certidão de óbito. Em 29 de março de 2022, a rainha faz sua primeira aparição pública, em cinco meses, para um serviço memorial em homenagem ao marido.

14. Jubileu de Ouro

O jubileu marca o aniversário de reinado da rainha, tradição que começou com seu bisavô Edward 7º. Em 2002, aos 50 anos de trono, ela comemorou seu Jubileu de Ouro. Ainda neste ano de 2022, tornou-se a primeira monarca britânica a reinar durante 70 anos, batendo seu próprio recorde como o reinado mais longo da história britânica. Assim, o Reino Unido teve um feriado prolongado de quatro dias, de 2 a 5 de junho.

Com o falecimento de Elizabeth II, o trono real será assumido por seu filho Charles, o príncipe de Gales, seguindo a ordem de sucessão da família real britânica.

Publicidade

Dos assuntos cotidianos, como moda, beleza e saúde, às causas feministas, estamos juntas em todas as buscas da sua jornada!

Veja também