10 opções de desodorante sem alumínio tão bons quantos os tradicionais

Escrito por                    
Atualizado em 19.05.22

iStock

Por
Atualizado em 19.05.22

O alumínio presente nos desodorantes é responsável por controlar o suor excessivo. Mas será que essa substância pode causar danos à saúde? Para responder essa questão, a dermatologista Dra. Maria Cláudia Luce (CRM/SP 178830), da clínica Carvalho Concept, explicou mais sobre o assunto. Além disso, confira as principais marcas de desodorante sem alumínio e aprenda como fazer o seu!

Publicidade

10 desodorantes sem alumínio para testar

Selecionamos as 10 principais marcas de desodorante sem alumínio e falamos sobre as suas características para facilitar a sua escolha. Veja só:

  • Desodorante Aero Above Feel Free: o produto é formulado sem sais de alumínio, parabenos e álcool etílico. Possui tecnologia capaz de neutralizar odores ao longo do dia. Além do mais, o desodorante é considerado vegano, possui jato seco e hidrata as axilas.
  • Desodorante Dove 0% Aluminium Original: com esse desodorante, a Dove promete proteção contra odores por até 48 horas. O produto é livre de sais de alumínio, álcool e ajuda a reduzir alergias após a depilação das axilas. O desodorante pode ser encontrado nas versões roll-on ou aerosol.
  • Desodorante Spray Sem Alumínio Natural: esse produto é ideal para quem é adepto do veganismo, pois além de ser livre de substâncias que podem ser nocivas à saúde, é formulado com ingredientes vegetais. Segundo a marca, basta aplicá-lo nas axilas limpas e secas para obter proteção contra odores em até 24 horas.
  • Vichy Desodorante Mineral: a Vichy lançou um produto livre de alumínio, álcool e parabenos. A marca promete eficiência anti-odor por até 48 horas e ação calmante, graças à associação de gluconato de zinco e da água mineralizante em sua fórmula.
  • Desodorante Nivea Fresh Aerosol: a Nivea não ficou para trás e lançou o seu desodorante sem alumínio. O produto é feito com extratos marinhos, é dermatologicamente testado e livre de corantes. A marca promete proteção em até 48 horas com ação refrescante o dia todo.
  • Desodorante roll-on Herbia Natural: o desodorante da Herbia é 100% natural e possui certificação vegana pelo IBD. O produto é formulado com alúmen de potássio e enzimas naturais de levedura que previnem o mau cheiro. Além disso, não possui aroma, o que é ideal para pessoas com pele sensível.
  • Desodorante Bion Vitta: além de ser livre de alumínio, o produto é formulado sem adição de outros produtos químicos prejudiciais à saúde. A marca promete eliminar os odores da transpiração sem a necessidade desses ativos em sua composição.
  • Desodorante sem alumínio Alva: a Alba formulou o seu desodorante natural e vegano com alúmen de potássio – um mineral natural antimicrobiano capaz de inibir odores indesejados. Além desse mineral, o produto contém extrato de Aloe Vera e águas de rosas que acalmam a pele sensível das axilas.
  • Desodorante Natural Bioessência: o desodorante sem alumínio da marca Bioessência é livre de parabenos e álcool. Além disso, é formulado com poderosos óleos essenciais de cipreste, lavanda, tea tree, petitgrain, gerânio sálvia – ingredientes capazes de neutralizar os maus odores e a sudorese excessiva sem agredir a pele.
  • Desodorante Natural Cremoso Boutique do Corpo: o produto Boutique do Corpo é ideal para quem gosta de desodorante com textura cremosa. Ele contém ingredientes capazes de neutralizar odores mais fortes. Além disso, o produto hidrata e previne manchas nas axilas.

Agora que você conheceu as principais marcas de desodorantes do mercado, entenda se realmente é necessário usar o produto sem alumínio.

Por que usar o desodorante sem alumínio?

iStock

A dermatologista explicou que em “alguns anos foi especulado a relação do alumínio presente no desodorante com câncer de mama principalmente, e cânceres próximos à axila. Todos os estudos feitos posteriores a essa especulação, provaram que não existe relação entre o alumínio do desodorante e o câncer. Pois, o alumínio presente nos desodorantes é extremamente baixo. Então, não precisamos nos preocupar com isso.”

Maria Cláudia apontou que outros estudos ainda precisam ser feitos para sabermos o quanto o alumínio pode atuar como desequilíbrio hormonal. Apesar disso, existem diversos produtos no mercado sem a substância que são muito bons desodorantes. O que acontece é que o alumínio tem a função de diminuir o suor, o que não ocorre em desodorantes sem a substância do alumínio. Nos outros desodorantes, há redução do odor, mas não necessariamente diminuição do suor.

Onde você pode comprar desodorante sem alumínio

Atualmente existem diversas lojas com desodorantes sem alumínio disponíveis. Portanto, sugerimos as melhores lojas para você comprar o produto:

  1. Desodorante Aero Above Feel Free Sem Alumínio, nas Americanas;
  2. Desodorante Dove 0% Aluminium Original, na Amazon;
  3. Desodorante Spray Sem Alumínio e Parabenos Natural, nas Loja Submarino;
  4. Vichy Desodorante Mineral 48hs, na Loja Shoptime;
  5. Desodorante Nivea Fresh Aerosol, na Amazon;
  6. Desodorante roll-on Herbia Natural, na Droga Raia.

Como vimos, há boas opções de lojas para comprar o produto. Mas se preferir, você pode fazê-lo em casa. Confira a seguir!

Como fazer o seu próprio desodorante sem alumínio

Apesar de haver diversas lojas que vendem o produto, é possível fazer o próprio desodorante em casa e com ingredientes fáceis de encontrar. Assista aos vídeos abaixo e aprenda a fazer:

Publicidade

Desodorante sem alumínio caseiro

Nesse vídeo, você aprende a fazer um desodorante natural que pode ser usado em spray ou roll-on. Os ingredientes utilizados são fáceis de encontrar e acessíveis. Confira o passo a passo e faça o seu!

Desodorante natural cremoso

A youtuber Rafaela Purchio, do canal Hábitos Zen, ensina a fazer um desodorante com textura cremosa, totalmente natural e sem sais de alumínio. Além disso, ela explica como é o processo de adaptação de mudança do desodorante convencional para o natural. Assista ao vídeo e confira as suas dicas!

Desodorante natural em barra

Outra ótima opção de desodorante sem alumínio caseiro é na versão em barra. O produto é fácil de fazer, simples de usar e pode ser carregado facilmente em uma necessaire. Aperte o play e acompanhe o passo a passo!

Se você se interessa por produtos naturais e que podem ser feitos em casa, aproveite e conheça o shampoo natural, saiba onde comprar e aprenda a fazer o seu!