Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Noivas

Penteados para noivas: escolha o que melhor combina com você

Seja o seu cabelo curto, médio ou longo, há sempre uma opção de penteado que fica lindo com o seu estilo e com o seu casamento

em 25/09/2014

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Escolher o penteado que a mulher vai usar no dia do casamento é tão importante quanto decidir pelo vestido perfeito. A opção pelo penteado tem que perpassar pelo tipo de cerimônia, local e horário de casamento, além de casar perfeitamente com o estilo da noiva.

“O penteado é como se fosse o fechamento da produção. É o que unifica o conjunto. Por isso é importante pensar como visagista. Coordenar vestido, acessórios, cabelo e maquiagem”, explica Emerson Jangada, cabeleireiro do Torriton Beauty & Hair.

O cabelo perfeito é aquele que não interferirá no comportamento da noiva durante a festa, por isso, conforme explica o cabeleireiro, a escolha do penteado e a execução dele são fundamentais.

Para que o penteado se mantenha intacto durante a festa, Emerson faz um alerta. “Os cuidados são básicos como evitar os abraços calorosos, adereços de festas e/ou retirar os acessórios.” Fora isso, a noiva pode curtir a vontade o seu dia continuando linda a festa inteira.

O penteado de noiva ideal para você

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Penteado preso, meio solto, todo solto, com tranças, cachos e acessórios. As opções de penteados são muitas, mas sempre há um específico que é ideal para cada noiva. Para escolher o seu penteado, você deve levar em consideração alguns itens:

  • Tipo de cabelo: seja liso ou todo cacheado, segundo Emerson, o tipo de cabelo pode ser adaptado ao penteado que a noiva desejar;
  • Comprimento do cabelo: conforme afirma o cabeleireiro, o tamanho do cabelo também não interfere muito na escolha do penteado, já que ele pode ser adaptado para o comprimento do cabelo da noiva. Apenas se o cabelo for curtíssimo é que fica mais complicado. O uso de mega hair ajuda no comprimento dos cabelos menores;
  • Modelo do vestido: é importante que o estilo do cabelo esteja harmônico com o estilo do vestido. “Acredito que o look total é importante. Para se alcançar isso, é determinante o uso de composição e equilíbrio, ou seja, um complementar o outro”, reforça Emerson;
  • Cerimônia: também é preciso levar em consideração, na hora de escolher o penteado, o local e o horário da cerimônia. “O estilo do vestido e até da festa, o gosto pessoal e as tendências atuais devem ser levadas em consideração. Um look noiva para ser atemporal, tem que ser definido, situado e executado com a combinação de todas as partes”, declara o cabeleireiro;

O comprimento do cabelo e o penteado

Abaixo, algumas dicas e sugestões para você escolher o seu penteado, segundo o comprimento do seu cabelo. Confira e tire todas as suas dúvidas:

Penteados para cabelos curtos

Engana-se quem imagina que o cabelo curto não traz possibilidades de penteados. Quem tem cabelo curto pode, e deve, abusar de vários penteados. “Do romântico ao moderno: no romântico, as ondas suaves e com movimento, semipresos ou presos na lateral. No moderno, texturas e detalhes presos, volumes no topo, movimento nas pontas”, é o que sugere Emerson.

Além dessas possibilidades, quem tem cabelo curto também pode utilizar mega hair para aumentar o comprimento do cabelo e variar ainda mais nos penteados.

Penteados para cabelos médios

Foto: Reprodução / Chata de Galocha | Anna Fasano | Viva Luxury

Foto: Reprodução / Chata de Galocha | Anna Fasano | Viva Luxury

Quem tem cabelo médio tem uma imensa vantagem em relação aos outros cabelos, pois tem comprimento suficiente para fazer penteados presos lindos, mas também tem o comprimento ideal para deixá-lo solto e com movimento.

Para o cabeleireiro Emerson, os penteados semipresos e soltos com ondas suaves e presos nas laterais e topo alto são os mais indicados para as mulheres de cabelo médio. Que também podem abusar de acessórios para deixar o visual ainda mais incrível.

Penteados para cabelos longos

Foto: Reprodução / Blog da Thássia | Super Vaidosa | Petiscos

Foto: Reprodução / Blog da Thássia | Super Vaidosa | Petiscos

O comprimento longo oferece a possibilidade de brincar com diversos penteados. Coques com muitos detalhes como tranças e rolinhos, semipresos com ondas, cachos e até mesmo liso e todo solto, criando um visual moderno e super sofisticado.

“Semipresos, tranças, coques altos e baixos de estilos variados” são as opções preferidas de Emerson. As inspirações também são infinitas, basta achar a que melhor combina com o seu estilo e sua cerimônia.”

Penteado para cabelos cacheados

Para os cabelos cacheados há sempre duas opções: deixá-los naturais, com os cachos dando lindos efeitos no penteado, ou alisá-los para executar outros penteados que demandem cabelo liso. Conforme afirma Emerson, independente do tipo de cabelo, qualquer penteado é possível de ser feito. Mas o cabelo cacheado leva uma vantagem, já que é mais fácil de manuseá-lo.

Há diversas opções para esse tipo de cabelo e, tanto preso como solto, os cabelos cacheados ficam lindos. Para dar um toque final, vale complementar com algum acessório,como tiaras ou presilhas, acrescentando um charme a mais.

Penteados com véu

Para as mulheres que optam usar véu em suas cerimônias, a dica que o cabeleireiro dá é para que o penteado seja bem executado, já que o véu exigirá uma maior firmeza para que não caia durante a noite. Segundo Emerson, o véu também determina o estilo de penteado da noiva. Além disso, ele cria um clima mais romântico e tradicional para o visual da noiva.

Hoje, há muitos tipos de véu que facilitam a vida na noiva na hora de optar por um desses acessórios que combina mais com seu estilo. Eles variam no comprimento e, quanto maior, mais clássico e feminino. A versão mais curta dos véus, chamada de voilettes cria um ar moderno e sofisticado à noiva que o escolher.

O poder dos acessórios de cabelo

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Além do véu, a noiva também pode optar por outros acessórios de cabeça que complementam o visual e reforçam o estilo escolhido. “O acessório é escolhido de acordo com os estilo de penteado”, detalha Emerson.

“Os que caem bem em todas as situações são as tiaras, flores, broches, pontos de luz, faixas e fitas”, afirma o cabeleireiro. Para a mulher optar pelo seu acessório de cabeça, ela deve observar o que melhor complementa o conjunto do seu visual, deixando o penteado ainda mais bonito e elegante e reforçando o estilo do seu look completo.

A seguir, uma galeria com nove lindos acessórios que você pode adquirir para usar nesse dia tão especial:

Vídeos: penteados para noivas passo a passo

Os tutorias de vídeos são facilitadores da vida de qualquer mulher. Caso você opte por fazer o seu penteado em casa, o vídeo vai te instruir e, seguindo o passo a passo, fica muito mais de realizar o penteado. Se você não abre mão de fazer seu cabelo no salão, a dica fica para que você leve o passo a passo para seu cabeleireiro ver e, assim, facilitar que a execução seja bem próxima do que você deseja como resultado final.

Cabelo curto

Neste vídeo para cabelos curtos, temos o passa a passo executado pelo cabeleireiro das famosas, Marcos Proença. Nele, o profissional ensina como fez o cabelo da blogueira Vic Ceridono, do blog Dia de Beauté, para o baile da Amfar. O cabeleireiro executa um coque baixo com o topo da cabeça sem volumes, uma ótima sugestão para as mulheres que usarão véu.

Cabelo médio

Para cabelos médios, a sugestão também é de um coque no estilo rosquinha. No vídeo tutorial, a blogueira Juliana Goes ensina a fazer o penteado com o auxílio de uma meia. No final do vídeo, a blogueira enfeita o penteado com uma coroa, ótima dica para as mulheres que forem utilizar um acessório no dia do casamento.

Cabelo comprido

Já o penteado para cabelos compridos, é um penteado feito pela blogueira Ella Diniz que ensina a fazer dois penteados com tranças. Um solto, para as noivas que quiserem deixar o cabelo com movimento, e o outro preso do lado. Ambos os penteados são lindos e perfeitos, principalmente para as noivas que gostam de um clima mais feminino e romântico.

Mais inspirações para noivas

Confira diversas fotos de penteados de noivas em estilos variados para se inspirar e escolher qual mais combina com você e seu casamento.

Foto: Reprodução / Twist me Pretty

Foto: Reprodução / Twist me Pretty

Foto: Reprodução / Laura Calderwood

Foto: Reprodução / Laura Calderwood

Foto: Reprodução / Wedding Digest Najia

Foto: Reprodução / Wedding Digest Najia

Foto: Reprodução / Coordinated for You

Foto: Reprodução / Coordinated for You

Foto: Reprodução / Project Wedding

Foto: Reprodução / Project Wedding

Foto: Reprodução / Oncewed

Foto: Reprodução / Oncewed

Foto: Reprodução / Luulla

Foto: Reprodução / Luulla

Foto: Reprodução / Delightful Finds and Me

Foto: Reprodução / Delightful Finds and Me

Foto: Reprodução / Etsy

Foto: Reprodução / Etsy

Foto: Reprodução / One World Design

Foto: Reprodução / One World Design

Foto: Reprodução / Fordham Hair Design

Foto: Reprodução / Fordham Hair Design

Foto: Reprodução / Das Guimarães

Foto: Reprodução / Das Guimarães

Foto: Reprodução / The Small Things Blog

Foto: Reprodução / The Small Things Blog

Foto: Reprodução / Luxy Hair

Foto: Reprodução / Luxy Hair

Foto: Reprodução / Small Things Blog

Foto: Reprodução / Small Things Blog

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas