Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Infecção urinária

Dor e ardência ao urinar são os principais sintomas desse tipo de infecção

em 19/09/2014

A infecção urinária é bastante comum entre as mulheres, metade delas passa por esse problema pelo menos uma vez na vida e quem já teve sabe o quanto o problema é incômodo. Dor e ardência ao urinar são os principais sintomas da infecção urinária.

O aumento da frequência de idas ao banheiro, urina bem amarelada e sensação de desconforto na barriga também são outros sinais que podem indicar que bactérias chegaram às vias urinárias pela uretra, afetando a bexiga.

Como ocorre a contaminação?

A própria anatomia feminina favorece a contaminação. Depois de fazer xixi, o correto é secar a vagina de frente para trás. No sentido inverso, bactérias que ficam no períneo (área entre o ânus e a vagina) podem invadir as vias urinárias, favorecendo a infecção urinária.

Na lista dos causadores desse tipo de infecção entram ainda ficar sem beber água, baixa imunidade e o atrito causado pelo excesso de relações sexuais.

Permanecer com o biquíni molhado por muito tempo depois de um banho de mar ou piscina é um erro muito comum entre as mulheres durante o verão e também pode ser motivo para o surgimento do problema.

Como prevenir

Para prevenir a infecção urinária, é importante consumir muito líquido e ir ao banheiro várias vezes ao dia. Quanto mais vezes a bexiga for esvaziada, menor a probabilidade de a bactéria se instalar. Por isso, sempre que sentir vontade de fazer xixi não segure. É importante também evitar usar roupas muito justas, que aumentam a umidade e o atrito na região.

Se apresentar os sintomas da infecção urinária, é preciso procurar um médico e realizar um exame de urina para saber qual o melhor tratamento para o problema. O tratamento da infecção urinária é feito com uso de antibióticos e os sintomas desaparecem em cerca de dois dias. Mesmo assim é preciso continuar tomando o antibiótico de acordo com a prescrição do médico.

    Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

    Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

    Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

    Comentários
    Dicas relacionadas