Como escolher as flores para a decoração do casamento

Optar pelas flores da época deixa o casamento mais bonito e ajuda a economizar

Por Deborah Busko
Atualizado em 14/03/2013 11:01

como escolher flores decoracao casamento Como escolher as flores para a decoração do casamento

Definir a decoração do casamento é sempre uma dúvida. Além de escolher as cores, tecidos, materiais, é preciso decidir sobre as flores que serão usadas. Mas diante de tantas opções, nem sempre as suas preferidas são as mais baratas ou estão na época. Portanto, o jeito é seguir algumas dicas simples que ajudam a resolver esse impasse e de quebra, ainda dão uma mãozinha para fazer o orçamento caber no bolso.

Não existe uma regra e nem o tipos mais indicados de flores para decorar casamentos. O ideal é escolher de acordo com a sua preferência.

Pense nas flores que você gosta. Depois, procure saber se elas são facilmente encontradas na época do casamento e se estão de acordo com o estilo da cerimônia e da festa que vocês escolheram para o casamento (formal, romântico, moderno, descontraído).

As flores ideais para cada estação

Uma boa ideia para não gastar muito com a decoração do casamento é usar as flores da estação. Você certamente encontrará opções que lhe agradem entre tantas opções.

Para as noivas que irão se casar no verão, uma sugestão é decorar o casamento com flores tropicais, que são lindas, aguentam bem o calor e combinam bastante com cerimônias na praia ou no campo.

Já para o inverno, as flores devem acompanhar o clima sofisticado da estação.

  • Primavera: camélia, lisianthus, delphinium, alstroeméria, agapanto, rosa, cravo, gypsophila (mosquitinho), calla, hortênsia, lírio, catleya, gérbera, copo-de-leite, boca-de-leão e orquídeas. Evite as flores muito perfumadas, pois além de murcharem mais rápido, o calor pode deixar o aroma enjoativo.
  • Verão: rosa, cravo, lisianthus, alstroeméria, gypsophila (mosquitinho), calla, hortênsia e orquídeas das variedades phalaenopsis, demphale e cherry. O lírio é uma opção barata, mas só deve ser usado em casamentos noturnos já que a flor não resiste à exposição direta ao sol.
  • Outono: angélica, gérbera, boca-de-leão, alstroeméria, flor de ervilha, animajo, gypsophila (mosquitinho), rosas e orquídeas das variedades cymbidium e catleya.
  • Inverno: A estação é ótima para apostar nas tulipas, já que elas são baratas e duram bastante. Outras opções são flor de cerejeira, gérbera, boca-de-leão, copo-de-leite, gypsophila (mosquitinho), flor de ervilha, tulipa, rosas, alstroeméria e orquídeas das variedades chuva-de-ouro e cymbidium.

Dicas para economizar

Fique atenta se a data do casamento é próxima a algumas datas comemorativas que podem influenciar no preço e aumentar a procura por algumas delas. A maioria das flores pode ser encontrada o ano todo, o que muda é a quantidade em que é oferecida no mercado e, consequentemente, o preço.

Em geral, as flores ficam mais caras no mês de maio. Além de ser o mês das noivas, é também o mês das mães. Em junho, o preço das rosas sobe devido ao Dia dos Namorados. Em novembro, a alta pode ser observada no preço das flores do campo, como crisântemos e margaridas, por causa do Dia de Finados.

Para caprichar na decoração sem medo de gastar, algumas das opções de flores são orquídea, tulipa, lírio, copo-de-leite, gardênia, hortênsia e gérbera. Já quem precisa economizar, pode usar crisântemo, margarida, girassol, cravina e gladíolo, que são flores mais baratas.

Se houver outro casamento no mesmo dia, provavelmente você terá que dividir a decoração da igreja com a outra noiva. Tentem entrar em acordo e escolham flores que agradem as duas, mas se não for possível, a melhor saída é deixar para caprichar na decoração da festa, com tudo do seu gosto.

Durante a recepção, os arranjos das mesas devem ser baixos ou bem altos, o suficiente para que os convidados possam conversar sem precisar ficar desviando das flores. Só não se esqueça de combinar as cores das flores dos arranjos com as do ambiente.

As cores das flores utilizadas na decoração também influenciam no clima da festa. Os arranjos com flores brancas deixam o ambiente mais sofisticado. Já as flores vermelhas criam um clima romântico. Misturar flores brancas com outras de tons claros, como amarelo, rosa e lilás é uma ótima pedida para dar um toque de delicadeza e suavidade à decoração do ambiente.