Moda e Beleza

Criomodelagem: conheça o procedimento não invasivo que reduz medidas

Canva

Em 27.03.23

Mesmo com o surgimento do movimento Body Positive, os procedimentos estéticos não invasivos tem ganhado cada vez mais espaço no universo da beleza. Sem bisturi, com técnicas menos dolorosas que não precisam de um longo tempo de recuperação e ótimos resultados, é compreensível o crescimento desse mercado. Para as mulheres que desejam reduzir medidas, uma ótima opção é a criomodelagem. A seguir, confira o que fisioterapeuta especialista em harmonização corporal, Emanuella Oliveira Angeluni, diz a respeito do assunto.

O que é criomodelagem?

Muito procurada por auxiliar a melhorar o contorno corporal, a criomodelagem é uma técnica não invasiva para tratamento da gordura localizada. A especialista explica que “a região da queixa é resfriada a temperaturas entre menos 5 a menos 11 graus, ocasionando o processo de morte das células de gordura”.

O procedimento, também conhecido como lipoaspiração sem corte, que tem atualmente feito sucesso nas clínicas de estética. Segundo a especialista, oferece os “melhores resultados para tratar gordura localizada” de maneira não invasiva. Além disso, tem diversos benefícios e possuí uma baixa taxa de complicações.

Como funciona a criomodelagem?

Canva

Publicidade

A criomodelagem nada mais é do que o resfriamento da área escolhida, na qual “ocorre um processo inflamatório desencadeando uma destruição progressiva e contínua das células adiposas, ou seja, de gordura”, esclarece a profissional.

Emanuelle ressalta ainda que o procedimento deve ser realizado em uma clínica de estética com um profissional qualificado e, para obter resultados satisfatórios e reduzir as chances de complicações, cada “paciente tem seu protocolo individualizado definido por uma avaliação prévia”.

Quanto ao equipamento utilizado, a especialista conta que é o mesmo aparelho da criolipólise, “podendo ser de sucção ou de placas, cabendo a profissional decidir qual a melhor opção dentro do protocolo”.

Qual a diferença entre criomodelagem e criolipólise?

Ambos utilizam o mesmo aparelho, mas “o tempo e o modo de aplicação das técnicas são distintos. Também existe um pré-procedimento para preparar a paciente e um pós-procedimento para otimização de resultados”.

A profissional afirma ainda que a criomodelagem trabalha áreas maiores e possui uma “visão e abordagem global diferente da criolipólise convencional”, que é geralmente separada por quadrantes, o que consequentemente faz com os resultados serem inferiores e não modelarem tão bem a silhueta.

Benefícios e riscos do procedimento

É de extrema importância saber que, assim como todo procedimento estético, a criomodelagem também possui benefícios e riscos para a saúde, mesmo não sendo uma técnica invasiva. A seguir, Emanuelle fala sobre os principais deles. Confira:

Publicidade

Benefícios

  • Não é dolorosa: conforme a especialista, a criomodelagem é “praticamente indolor”. Isso porque, na hora da sucção, pode ocorrer um desconforto dependendo da densidade da camada de gordura, porém, o resfriamento acaba ocasionando a dormência da pele, evitando a dor.

  • Possui ótimos resultados: a profissional afirma que a técnica, além de não ser invasiva, é realizada em “sessão única, é praticamente indolor e possui resultados expressivos”, promovendo remodelação corporal com “redução de volume que varia de 30% a 40%”.

  • Não requer repouso: a criomodelagem é realizada em uma única sessão e “não necessita de afastamento do trabalho” por não ocasionar os riscos e prejuízos de uma cirurgia.

    Publicidade

  • Trata a flacidez: além de destruir as células de gordura, o procedimento também estimula a produção de colágeno da região trabalhada, auxiliando no combate à flacidez e celulite.
  • Procedimento em várias partes do corpo: braços, abdômen, pernas, flancos, costas, não tem problema, a técnica “pode ser feita em diversas áreas do corpo promovendo um remodelamento corporal”, afirma Emanuella. E o melhor, pode ser realizado tudo no mesmo dia.

Riscos

  • Hiperplasia adiposa paradoxal: um efeito que pode ocorrer é a HAP, “que nada mais é que um aumento do volume de gordura na região, resultado contrário ao esperado”. Emanuelle esclarece ainda que hiperplasia pode se manifestar após 2 meses da realização do procedimento e “sua incidência é rara, de 0,025% a 1% de chances”.

Mesmo com poucas chances de risco, é necessário lembrar que todo procedimento requer atenção com o corpo em geral, então, esteja com os exames em dia, tenha bons hábitos de alimentação, pratique exercícios físicos e busque profissionais qualificados para realizar a técnica com maestria.

Dúvidas frequentes sobre o procedimento

Chegou até aqui, mas ainda está com algumas dúvidas? Então não deixe de conferir o que a especialista tem a dizer sobre as principais perguntas a respeito da criomodelagem:

Dicas de Mulher – O procedimento da criomodelagem é doloroso?

Emanuella Oliveira Angeluni – Quando feito com o método de sucção, apenas gera um desconforto devido ao ‘beliscão’ gerado pelo aparelho. Já com o método de placas, não há desconforto algum. Em ambos os casos, podem ocorrer um aumento da sensibilidade na região após o procedimento, devido ao processo inflamatório.

Em quais áreas do corpo a criomodelagem pode ser feita?

Em região de papada, braços, abdômen, costas, interno de coxa, posterior de coxa e culotes.

Quanto tempo demora para obter os resultados da criomodelagem?

Em torno de 60 a 90 dias.

Quais as contraindicações do procedimento?

Gestantes feridas abertas ou infectadas sobre a pele, sensibilidade ao frio, ausência de sensibilidade na região, cicatriz recente, áreas neoplásicas, síndrome de raynaud. Há também algumas contraindicações relativas como lactantes, pacientes com doença autoimune e cesárias recentes.

Quanto tempo dura o procedimento?

O tempo de procedimento varia conforme o tamanho da região a ser tratada, podendo variar de 4 a 10 horas.

Qual a média de valor desse procedimento?

Pode variar de R$1500 a R$3500, a depender do tamanho e das regiões tratadas.

Como visto acima, a criomodelagem tem o objetivo de harmonizar o corpo, removendo aquela gordurinha localizada sem ser invasiva. Além disso, o procedimento assegura uma recuperação menos dolorosa.

Antes e depois

Depois de todas essas informações, que tal dar uma olhadinha nos resultados reais desse procedimento? Os vídeos a seguir contam com alguns depoimentos de pacientes e profissionais e, com certeza, vão esclarecer muitas coisas. Veja:

Os verdadeiros resultados da criomodelagem

Se você deseja saber se vale mesmo a pena fazer o procedimento da criomodelagem, você precisa conferir esse relato. No vídeo, a youtuber mostra como ficou o abdômen após o procedimento e fala sobre as próprias perspectivas em relação à perda de gordura localizada.

Primeiros dias após a criomodelagem

Neste vídeo, a youtuber mostra todo o processo da criomodelagem, desde os cuidados antes do tratamento, até a marcação corporal com a profissional e o procedimento em si. No final do relato, a youtuber conta as próprias observações e mostra o que mudou em seu corpo logo nos primeiros dias.

Criomodelagem funciona mesmo?

Mais um relato completo sobre o procedimento e as observações acerca do antes, durante e depois dele. No vídeo, a youtuber ainda mostra algumas dicas da profissional que a acompanhou e os primeiros resultados obtidos. Vale a pena anotar as dicas!

A criomodelagem é maravilhosa em diversos aspectos, assim como a massagem modeladora que também auxilia na redução de medidas e gordura localizada. Mas lembre-se sempre de buscar profissionais responsáveis e qualificados para obter resultados melhores e não causar prejuízo à sua saúde.

Psicóloga apaixonada por literatura e psicanálise. Acredita que as palavras, escritas ou faladas, têm o poder de transformar.