Criolipólise: conheça o tratamento que promete amenizar a gordura localizada

Escrito por
Em 12.02.19

iStock

A criolipólise é um tratamento estético que se tornou bastante conhecido nos últimos anos. Muitas celebridades e digital influencers adotaram o procedimento para ajudar a eliminar gorduras indesejadas.

Continua após o anúncio

Por ser um procedimento novo, a criolipólise ainda gera muitas dúvidas entre as mulheres. Mas para te ajudar a conhecer um pouco mais sobre o tratamento, consultamos a fisioterapeuta dermato-funcional Iza Amanda, que esclarece algumas dúvidas sobre o processo. Saiba mais:

O que é criolipólise?

iStock

A criolipólise é um procedimento estético que utiliza o frio para destruir células adiposas. Em outras palavras, ela congela a gordura localizada e a dissolve. Posteriormente, a gordura dissolvida é eliminada através das necessidades essenciais do corpo humano.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a criolipólise induz a eliminação da gordura de forma natural e saudável, com resultados visíveis dentro de dois meses.

É um procedimento não-invasivo, ou seja, sem corte e que reduz camadas de gordura em áreas como abdome, flancos, coxas… O procedimento é realizado através de um aparelho que possui ventosas que se acoplam perfeitamente à área que será tratada.

A criolipólise é dividida em alguns tipos. Você conhecerá os dois tipos mais conhecidos do procedimento: a criolipólise de contraste e a 360.

Criolipólise de contraste

A criolipólise de contraste age de forma contrária ao procedimento tradicional. A técnica consiste no aquecimento da área para, depois, resfriá-la, diluindo as células de gordura.

Após o procedimento, acontece o reaquecimento da área tratada, normalizando a circulação sanguínea. Esse método é considerado indolor.

Continua após o anúncio

Criolipólise 360

A Criolipólise 360º é a evolução do tratamento tradicional. Esse método trata diretamente a área desejada devido às ponteiras utilizadas.

Esse novo tratamento traz diversas vantagens, como menor tempo de aplicação, maior abrangência e maior agilidade no aparecimento dos resultados. O procedimento tornou-se queridinho das famosas e está fazendo o maior sucesso.

Dessa maneira, a criolipólise é um procedimento estético que, aliado a uma boa alimentação e exercícios físicos, faz a diferença na hora de eliminar as gordurinhas indesejadas.

Em quais locais a criolipólise pode ser feita?

iStock

Iza Amanda afirma que a criolipólise pode ser feita em diversas áreas do corpo, eliminando gorduras. Porém, não são todas as áreas que podem receber o tratamento. Saiba quais são os locais em que a criolipólise pode ser feita sem medo:

  • Abdome
  • Flancos
  • Braços
  • Região interior das coxas
  • Parte superior das coxas

Realizar o procedimento em outras áreas do corpo abre mais possibilidades de problemas estéticos e, às vezes, o resultado pode não ser o esperado. Por isso, fique atenta ao que está sendo ofertado e em casos de dúvidas consulte outra opinião.

Criolipólise dói?

Amanda afirma que a criolipólise oferece um incômodo para a paciente, mas que a dor é bastante subjetiva, vai depender do limiar de dor de cada pessoa. Cada corpo reage de forma diferente à dor.

Segundo a fisioterapeuta, algumas pessoas relatam que, no início da sessão, sente-se uma espécie de beliscão ao qual o corpo se acostuma rapidamente.

O tratamento não é totalmente indolor, mas pode trazer alguns incômodos durante a sessão.

Resultados da criolipólise

Muitas mulheres se questionam a respeito dos resultados da criolipólise, em quanto tempo eles começam a aparecer e se o método realmente funciona.

Continua após o anúncio

A criolipólise é um procedimento que oferece resultados, na maioria dos pacientes, em 30 dias. Algumas pessoas passam por um processo mais demorado e os resultados aparecem dentro de 90 dias.

Amanda relata que isso depende de cada organismo e do estilo de vida de cada um. Ela conta que alguns pacientes, que possuem baixa quantidade de gordura localizada, conseguem visualizar os resultados em até 7 dias.

Contudo, a fisioterapeuta afirma que os resultados são melhores para quem mantém uma rotina saudável, com alimentação equilibrada e exercícios físicos. Ela relembra que o procedimento estético é um complemento dentro da sua rotina saudável.

Ou seja, a criolipólise, aliada a hábitos saudáveis garante ótimos resultados, eliminando gorduras indesejadas.

Antes e depois: a experiência de quem já fez

Confira alguns depoimentos de pessoas que realizaram o procedimento e tire suas dúvidas sobre ele.

Experiência, resultados, preços e muito mais!

A youtuber Velha de Vinte conta a experiência dela ao realizar o procedimento e mostra os resultados. Aqui, fica claro como é importante manter uma alimentação saudável para conseguir os resultados esperados. No caso dela, não há dores no procedimento, apenas um incômodo que logo passa.

Vale a pena fazer?

Carol Rodrigues também relata a sua experiência e diz se vale a pena ou não realizar o procedimento. Conta os detalhes do tratamento, desde o preenchimento da ficha de avaliação. Carol, junto a uma esteticista, explica todo o procedimento e seus efeitos.

Antes e Depois

Continua após o anúncio

A Bruna Paola fala um pouco sobre os seus resultados ao realizar o procedimento. E tira algumas dúvidas sobre o tratamento e pós-tratamento.

Por isso, a dica é: assistir a vídeos de experiências próprias! É uma ótima maneira de tirar dúvidas e garantir confiança para realizar o procedimento.

Criolipólise: preço das sessões

Os preços das sessões de criolipólise podem variar bastante. O preço pode ser mais alto em algumas áreas do corpo, assim como pode variar também de região para região.

As clínicas, geralmente, costumam ofertar pacotes com algumas sessões. Os valores variam entre R$1.000,00 e R$1.400,00.

Dessa maneira, antes de realizar o procedimento, faça uma pesquisa sobre preços e escolha o que melhor se encaixa em seu orçamento.

Riscos e efeitos colaterais

Amanda afirma que não existem efeitos colaterais graves para quem faz a criolipólise. Algumas pacientes relatam um incômodo após a sessão, que logo passa.

Porém, a fisioterapeuta alerta para alguns riscos ao realizar o procedimento de maneira indevida:

  • Queimaduras
  • Lesões na área tratada

Amanda afirma que para evitar os riscos é preciso ter muita atenção ao local escolhido para fazer o procedimento. Além disso, exija o uso da manta utilizada para o procedimento e fique de olho se o serviço é autorizado pela ANVISA.

Criolipólise: contraindicações

iStock

Iza Amanda comenta que o procedimento não é indicado em algumas situações:

  • Em casos de pacientes com sobrepeso, pois o procedimento é voltado para a eliminação de gordura localizada e não para emagrecimento;
  • Para pessoas que têm baixa tolerância ao frio;
  • Em áreas com cicatrizes;
  • Em locais com feridas expostas.

Dessa maneira, a criolipólise é um procedimento com poucas contraindicações. Porém, Amanda relata que sempre deve ser realizada uma avaliação com a paciente antes do procedimento. Cobre isso da clínica que você escolheu também!

Perguntas frequentes

iStock

Amanda respondeu algumas perguntas mais comuns das pacientes. Confira:

1. Quais profissionais da saúde podem realizar o procedimento?

Não existe uma especificação de profissional para realizar o procedimento. Entretanto, indica-se que o procedimento seja realizado por profissionais como fisioterapeuta, dermatologista, biomédico ou esteticista.

Dessa forma, é importante verificar se o profissional escolhido é certificado e capacitado para realizar o procedimento com os equipamentos adequados e licenciados.

2. Tem que usar cinta após o procedimento?

Amanda afirma que o uso da cinta ajuda no resultado esperado. A cinta molda a área tratada, deixando-a mais firme. O uso não é obrigatório, mas é bastante indicado.

3. Quantas sessões são necessárias para obter o resultado esperado?

Segundo Amanda, o número de sessões necessárias depende de cada pessoa. Pacientes com baixa quantidade de gordura localizada conseguem obter um resultado mais rápido, em apenas uma sessão.

4. Depois do tratamento, as gorduras podem voltar?

Amanda afirma que as gorduras que são eliminadas durante o tratamento não voltam.

Mas isso depende do comportamento do paciente após a realização do procedimento. Muitas pessoas voltam a se alimentar de forma errada e não mantêm o hábito de realizar atividades físicas.

5. Quanto tempo dura o efeito da criolipólise?

A fisioterapeuta afirma que o efeito da criolipólise pode durar uma vida inteira, se a paciente mantiver uma rotina com hábitos alimentares saudáveis.

6. O que comer depois da criolipólise?

Segundo Amanda, a alimentação deve ser baseada em hábitos saudáveis. A paciente deve evitar alimentos gordurosos e com alto teor calórico. Ela afirma também que é importante evitar açúcares – mas isso é pra vida toda, né?

7. Criolipólise melhora celulite e flacidez?

Amanda afirma que apenas a criolipólise por si só não reduz as celulites e flacidez, mas aliar o procedimento a atividades físicas ou massagens localizadas pode até contribuir para amenizar o quadro.

Agora que você conhece o tratamento, o próximo passo é procurar uma clínica de confiança para realizá-lo. A criolipólise pode eliminar aquelas gordurinhas indesejadas, mas é importante manter uma vida saudável acima de qualquer coisa!

Assuntos: Corpo