Como lavar alface: aprenda o jeito correto de higienizar alface e outras verduras

Saiba qual é o método mais eficiente para eliminar os germes e consuma alimentos muito mais seguros para a sua saúde

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Você já está cansada de saber que, para ter uma alimentação saudável, é preciso consumir de cinco a seis porções diárias de verduras e legumes.

Esses alimentos são ricos em vitaminas e sais minerais, que são essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo, e ainda são excelentes fontes de fibra, que aumentam a sensação de saciedade e melhoram o funcionamento do intestino.

Porém, como muitos desses alimentos são consumidos crus, é preciso ter um cuidado especial na hora de prepará-los, lavando-os de forma a remover micro-organismos e o excesso de agrotóxico.

Para isso, não basta apenas passar as verduras embaixo d’água, sob o risco de não eliminar completamente todos os elementos que oferecem ameaça à nossa saúde. Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre como lavar corretamente a alface e outras verduras e permitir que você tenha mais segurança na sua alimentação:

Como lavar alface corretamente

Foto: iStock

A alface, com todas as suas variedades, é o vegetal folhoso mais consumido no nosso dia a dia. Ela é rica em fibras, tem propriedades calmantes, contém vitamina K e ainda ajuda a diminuir o índice glicêmico depois das refeições.

Leia também: 18 erros que você pode estar cometendo ao preparar seus alimentos

Apesar de todos esses benefícios, ela pode chegar à sua casa contaminada por micro-organismos adquiridos no cultivo ou no transporte, por isso é necessário higienizá-la muito bem. Confira o passo a passo:

  • Lave as mãos e a pia antes de iniciar a higienização para evitar a contaminação do alimento;
  • Corte a parte dura que fica na base do pé de alface e separe as folhas, descartando as mais externas;
  • Deixe as folhas de molho por 15 minutos em uma solução feita com 1 colher de sopa de água sanitária para cada litro de água;
  • Enxágue muito bem a alface em água corrente fria, inspecionando o aspecto de cada folha.

É importante descartar as folhas externas e remover regiões com muitas dobras porque é nessas partes do vegetal que costuma haver a maior concentração de bactérias, agrotóxicos e resíduos fecais de insetos e outros animais.

Outras dicas para higienizar corretamente seus alimentos

Foto: iStock

Você já deve ter visto muita gente usando vinagre para higienizar seus vegetais, mas você sabia que esse não é o melhor procedimento? Confira essa e outras dicas importantes para fazer a higienização do seu alimento e garantir a segurança nas suas refeições:

1. Não adianta usar vinagre

Foto: iStock

Muita gente gosta de usar vinagre misturado com água para eliminar os micro-organismos, mas a verdade é que ele não tem o mesmo poder da água sanitária. O vinagre ajuda a remover a terra e a soltar lavar e insetos que ficam presos nas folhas, mas ele não mata as bactérias.

2. Esfregue frutas e vegetais que serão consumidos com casca

Foto: Getty Images

Frutas e vegetais que serão consumidos com casca, como maçã, ameixa e abobrinha, devem ser esfregados com uma esponja limpa para remover a sujeira e as bactérias que podem estar presas em seu revestimento.

Leia também: 8 melhores maneiras de limpar uma sanduicheira ou grill

3. Cuidados com melancia, mamão e melão

Foto: Thinkstock

Mesmo que você não vá comer a casca dessas frutas, é necessário higienizá-las para evitar levar bactérias da casca para a polpa na hora de cortar esses alimentos. Para isso, utilize a mesma solução de água com água sanitária.

4. O agrotóxico não sai completamente

Foto / Reprodução: Gulab

Infelizmente, não há como remover todo o agrotóxico utilizado no cultivo das frutas e dos vegetais. Portanto, se você quiser consumir alimentos sem nenhum tipo de veneno, é necessário recorrer aos orgânicos.

5. Limpe muito bem a pia e os utensílios

Foto: iStock

Não se esqueça de higienizar a pia e os utensílios como facas e tábuas de corte. Afinal, não vai adiantar nada você lavar seus vegetais e depois manuseá-los em superfícies contaminadas que podem transmitir germes aos seus alimentos.

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web