Ácido fólico para cabelo: 5 benefícios para fios longos e saudáveis

Escrito por
Em 05.07.21

iStock

Por                                
Em 05.07.21

O ácido fólico é uma vitamina essencial para várias funções no nosso organismo, inclusive para a saúde das madeixas. Por isso, as dermatologistas Alice Jaruche (CRM 139871) e Lara Fileti Arruda (CRM 156882), dermatologista do Hospital São Francisco de Mogi Guaçu, falaram mais sobre o assunto, citando os benefícios do ácido fólico para o cabelo, como consumi-lo e outras formas de aplicação.

Publicidade

O que é ácido fólico e como funciona

A especialista Lara explicou que “o ácido fólico é uma vitamina que pertence ao complexo B – vitaminas fundamentais para a saúde da pele, cabelos e unhas. Ele é responsável pela formação de hemoglobina, proteínas e produção de novas células, estimulando assim, o crescimento capilar. O corpo tem uma capacidade limitada de estocá-lo e não é capaz de produzi-lo.” Portanto, a reposição do ácido fólico no organismo deve ser feita por meio da alimentação ou suplementação.

5 benefícios ácido fólico para cabelo

iStock

O ácido fólico tem papel fundamental no nosso organismo, mas você sabe quais os benefícios dessa vitamina para o cabelo? Confira abaixo quais são os principais:

  • Por ser parte dos nutrientes necessários para a produção e consequente renovação celular é essencial para o crescimento dos fios;
  • O ácido fólico está relacionado à produção de hemoglobina e, a anemia é um fator que causa a queda capilar, por isso pode contribuir nesse processo;
  • Auxilia no fortalecimento capilar, já que o ácido fólico promove a formação de novas células;
  • Por estimular a renovação celular, também contribui para o rejuvenescimento dos fios;
  • Ajuda no controle da oleosidade, contribuindo para fios mais saudáveis e macios.

Muitos acreditam que o uso do ácido fólico no shampoo pode contribuir para o crescimento capilar. No entanto, de acordo com Alice Jaruche, “no shampoo terá uma concentração tão baixa que a sua ação será muito discreta para estímulo de crescimento ou fortalecimento capilar.”

Outra questão é se o ácido fólico atua no escurecimento do cabelo. Nesse caso, Lara explicou que “há poucas evidências científicas sobre o possível efeito do ácido fólico para escurecer o cabelo. O que existe é um estudo limitado que encontrou níveis baixos de ácido fólico, biotina e vitamina b12 em pessoas com aparecimento precoce de cabelos brancos.”

Como consumir ácido fólico

Segundo Lara “as principais fontes naturais de ácido fólico podem ser encontradas em alimentos, como brócolis, ovos, amendoim, feijão, castanhas, levedura de cerveja e carnes (principalmente fígado).” Além disso, a vitamina também está presente em frutas cítricas e vegetais escuros.

Outros usos do ácido fólico

Além dos benefícios citados para o cabelo, o ácido fólico também atua na pele. De acordo com Lara, “a renovação celular está diretamente ligada ao processo de rejuvenescimento e o ácido fólico tem importante papel na formação das novas células. Além de ajudar no controle da oleosidade, atuando na prevenção da acne e dermatites.” Além disso, Alice informa que a melhor forma de usar a vitamina “é via oral e ela também pode ser usada como antioxidante para a pele.”

Cuidados e contraindicações

Alice informou que não há contraindicações em usar o ácido fólico no cabelo. só é necessário tomar cuidado com a superdosagem oral, já Lara apontou que “a melhor forma de manter o equilíbrio do ácido fólico é através de uma alimentação saudável. Em casos onde são detectados a sua deficiência, há indicação da suplementação, mas sempre com acompanhamento do seu médico.”

Publicidade

Vale ressaltar a importância de um profissional fazer uma avaliação, a fim de detectar e indicar o melhor tratamento. Pois, muitas vezes, não é a carência desta vitamina que está prejudicando a saúde dos fios. Aproveite e saiba mais sobre queda de cabelo e como evitá-la.

Assuntos: Cabelos