Dicas de Mulher Dicas de Beleza

7 usos surpreendentes para o óleo de coco

Além de ajudar no emagrecimento, o óleo de coco é um poderoso cosmético; aprenda a usá-lo no seu dia a dia

em 25/09/2014

Foto: Thinkstock

O óleo de coco é o queridinho de muitas dietas por aí. Como pode ser usado para substituir o óleo de soja ou a manteiga na culinária, por exemplo, fica fácil acrescentar o produto ao cardápio diário. Além disso, ele também pode ser usado em tratamentos de beleza, como hidratante para os cabelos e a pele – e os efeitos são igualmente incríveis. Mas o óleo de coco possui diversas outras aplicações, algumas surpreendentes, como as da lista abaixo.

1. Óleo de coco para disfarçar a idade

Se utilizado sobre as temidas manchinhas que aparecem devido à idade, o óleo de coco pode ajudar a disfarça-los. Espalhe um pouco do óleo sobre a área a ser tratada, massageando delicadamente. Pronto, basta esperar que a pele absorva o produto. Se preferir, faça o procedimento à noite, todos os dias, antes de dormir. Os resultados levam entre uma e duas semanas para aparecer, mas são bastante expressivos.

2. Óleo de coco para prevenir estrias

As estrias aparecem quando a pele é demasiadamente “esticada”. Para preveni-las, manter a pele devidamente hidratada é fundamental – e é aí que entre o óleo de coco. Quando utilizado diariamente, como um hidratante comum, ele é capaz de prevenir o aparecimento das marquinhas e ainda pode suavizar aquelas que você já possui.

3. Óleo de coco para combater pontas duplas

Exatamente como um produto industrializado, o óleo de coco pode ser usado para controlar o volume do cabelo e eliminar as pontas duplas. Aplique um pouco na palma da mão e massageie as pontas dos fios com suavidade. Em seguida, lave o cabelo normalmente, para retirar a oleosidade.

4. Óleo de coco para acelerar o crescimento dos fios

O mesmo procedimento utilizado nas pontas pode ser realizado ao longo dos fios, para garantir que o cabelo cresça mais rápido. Do mesmo modo, você deve lavar o cabelo normalmente, com xampu e condicionador, ao final do processo.

5. Óleo de coco para acelerar o crescimento das unhas

O poder de hidratação do óleo de coco é tão grande que também estimula o crescimento das unhas. Massageie a região próxima às cutículas com o óleo e deixe que o produto seja absorvido. Você vai notar a diferença.

6. Óleo de coco para suavizar os sinais da pele

Não apenas as manchas da pele podem ser combatidas com óleo de coco. Ele também é eficiente para suavizar marcas de acne, por exemplo. Basta aplica-lo como um hidratante comum, diariamente.

7. Óleo de coco para afastar os insetos

Quando misturado a ervas como o hortelã ou o alecrim, o óleo de coco torna-se um poderoso repelente natural. Além de não conter as substâncias químicas usadas nos produtos industrializados, esse repelente pode ser feito em casa, o que o torna mais barato.

O óleo de coco possui propriedades antioxidantes e pode ajudar a melhorar diversas funções do organismo, como o sistema imunológico, a função intestinal e até mesmo o funcionamento da tireoide. No entanto, é muito importante que se consulte um nutricionista antes de incluir qualquer produto na alimentação.

Comentários
Dicas relacionadas