Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Maquiagem: inspirações e dicas para cada ocasião e tipo de pele

Experimente novas cores, técnicas e traços de maquiagem e aprenda a aperfeiçoar looks que você já costuma usar na sua produção

em 02/09/2015

Foto: Reprodução / Micah Gianelli

Foto: Reprodução / Micah Gianelli

Maquiar-se nem sempre precisa significar transformar totalmente o rosto. Se você é do tipo de pessoa que não gosta de maquiagem pesada e prefere apenas usar um rímel e um belo batom, saiba que isso é o suficiente se te faz feliz. Para estar maquiada, você não precisa ser necessariamente quase uma maquiadora profissional.

No mundo da maquiagem existe espaço para todos os estilos, dos mais simples aos mais elaborados. E cada estilo tem o seu charme e sua importância. O que não podemos esquecer é que no que se refere à maquiagem, o certo é o que te deixa se sentindo bem. Todo o resto é apenas um conjunto de dicas que vai te ajudar a valorizar ainda mais o seu visual. E essas dicas não precisam ser levadas para a vida como regras inquebráveis.

O mais bacana da maquiagem é poder quebrar as regras, brincar, se descobrir. Se alguém te diz que lábios finos não ficam bonitos de batom vermelho, quebre essa ideia e experimente – você pode se surpreender! Procure, principalmente, tentar não se apegar tanto a experimentos de maquiagem que não deram certo, pois muitas vezes só a prática ou a troca de tons em um determinado produto consegue trazer o efeito esperado.

Sendo assim, vale a pena não desistir de uma cor ou técnica antes de experimentá-la várias vezes. Experimentar é a chave do sucesso em qualquer área de beleza. Você pode provar e praticar em casa as cores e técnicas até descobrir qual mais te valoriza. Isso vale tanto para maquiagens quanto para penteados nos cabelos.

E para que você possa se inspirar a experimentar algo novo ou ainda praticar e aperfeiçoar uma técnica que você já gosta, as dicas, fotos, tutoriais e truques a seguir vão te dar muitos recursos para fazer isso com mais facilidade. Se você é totalmente iniciante na arte da maquiagem e quer aprender o básico, confira aqui também as dicas de maquiagem para iniciantes. Aproveite!

Maquiagem para cada tipo de pele

Foto: Reprodução / Jackie Aina

Foto: Reprodução / Jackie Aina

Os diferentes tons de pele e também as peles com texturas e nível de oleosidade variados precisam ser maquiados de acordo com essas características específicas para que o resultado final fique natural.

Pensando nisso, a seguir você confere dicas da makeup artist Ly Amorim, do salão Jacques Janine, para maquiar cada pele perfeitamente respeitando seus traços e suas particularidades, a fim de valorizar o que cada mulher tem de melhor e não mudar ou esconder sua singularidade.

Negra

Negras podem ter um pouco de dificuldade de encontrar o tom certo de base, pois o mercado de beleza brasileiro infelizmente ainda oferece poucas opções de tons escuros. Apesar disso, não se deixe intimidar e se jogue na maquiagem!

Base: “Na hora de escolher a base, é melhor optar por uma com tons escuros e fundo amarelado ou tom de terra molhada. Existem bases com o fundo acinzentado, que acabam deixando um aspecto artificial e retirando o brilho da pele” orienta a profissional. O mesmo cuidado com os tons acinzentados deve ser tomado em relação ao corretivo.

Blush: Tons de vinho, alaranjados, avermelhados, bronzer e tons coral escuro podem ser usados, sempre respeitando suas preferências e o que você acha que fica bem na sua pele.

Morena

Para quem tem a pele naturalmente bronzeada ou gosta de tomar sol e tem os cabelos escuros, é importante se atentar à diferença no tom da pele durante o verão, além de investir muito em protetor solar. Em alguns casos, fazer misturas de bases pode ser uma boa saída para ter a cor certa da sua pele o ano todo.

Base: “Lembrem-se que a escolha da base é relacionada ao colo e o ideal é ter o seu tom do colo e um tom a mais, ou ate um bronzer pra quando pegamos uma ‘corzinha’ ficarmos mais naturais” diz a profissional. Assim, para quem é morena e costuma tomar sol ou se bronzeia facilmente, o ideal é ter duas bases para nunca errar na cor, especialmente no verão. Morenas em geral tem pele com fundo amarelado, então vale a pena conferir o tom de fundo da base na hora da escolha.

Blush: Para o blush, escolhas como coral, terracota e mauve são interessantes. Até mesmo o bronzer pode fazer as vezes do blush para maquiagens noturnas.

Clara

Quem tem a pele clara e os cabelos claros ou escuros precisa tomar muito cuidado ao escolher bases, pois no Brasil também é difícil encontrá-las em tons super claros.

Base: Aqui, geralmente os produtos para pele tem fundo amarelado, o que não funciona para quem tem a pele mais rosada. Então é preciso se atentar a esse ponto na hora da escolha. Produtos importados costumam ter mais opções em tons claros e com fundo rosado.

Blush: Tons como pêssego, rosa claro e coral são ideais para peles claras, mas deve-se evitar pesar a mão na hora da aplicação para o rosto não ficar marcado demais. Lembrando que tons rosados deixam o ar mais romântico e juvenil, enquanto tons como pêssego e coral deixam o visual mais sensual e adulto.

Asiática

Para asiáticas, a dica da maquiadora Ly Amorim é apostar no lápis de olho fora da linha d’água para abrir o olhar e evidenciá-lo.

Base: “Para a base deve-se utilizar tons claros e amarelados” diz a especialista.

Blush: Segundo a maquiadora, vale a pena apostar em tons rosados para as bochechas.

Clara com sardas (ruivas)

Peles claras com sardas devem ser bem cuidadas com uso de protetor solar diariamente. Na hora de se maquiar evite cobrir suas sardas, que são a beleza natural da sua pele.

Base: Opte por bases de cobertura média a baixa, para deixar o aspecto natural da sua pele transparecer. Fundos rosados e tons quentes são os ideais para esse tipo de pele.

Blush: Procure tons que se assemelhem ao seu tom de pele e que o iluminem, como blushes coral e pêssego bem claros.

Madura

Ly Amorim revela que na pele madura, é recomendado evitar o excesso de produto. O uso de produtos cintilantes pode ressaltar pequenas linhas de expressão, por isso, sugere-se o uso de blushes e sombras opacas. Esfumados escuros e neutros no olhos são ideais para peles maduras.

Base: “Deve-se deixar a base com efeito natural e utilizar pouco pó (só nas áreas mais oleosas). Iluminador não é necessário, pois a pele já tem seu brilho natural”, orienta a profissional.

Blush: Os blushes podem variar de acordo com o tom da pele madura, mas o ideal é que se use mais blushes opacos do que brilhosos, para evitar evidenciar as linhas de expressão.

Para ver mais maquiagens inspiradoras e criar suas próprias versões delas, siga nosso painel de makeup no Pinterest.

Maquiagem para cada ocasião: 18 tutoriais

Cada evento e momento do dia podem ter um make diferente que atenda às suas necessidades te deixando confortável para curti-los. Sendo assim, vale a pena conferir algumas ideias de make para cada ocasião e os tutoriais de blogueiras que mandam bem na arte de se maquiar.

Vale lembrar que no mundo das maquiagens você não deve se prender a regras e deixar de fazer o que gosta, mas sim, usar essas dicas para valorizar ainda mais seus looks com o make e se sentir bem a qualquer momento.

Dia a Dia

Foto: Reprodução / Sazan

Foto: Reprodução / Sazan

A maquiagem para o dia a dia deve ter em sua essência dois fatores principais: ser rápida e descomplicada. Os makes diários devem ser algo que não ocupem muito o seu tempo, mas mesmo assim te ajudem a ganhar um pouco de cor e definição no rosto.

Uma dica é apostar nos BB creams com protetor solar, usar bastante rímel, um pouco de blush e corretivo, e por fim um batom hidratante para manter seus lábios saudáveis e corados. E não se esqueça também de corrigir as falhas da sobrancelha com um lápis apropriado, muitas vezes, só esse passo já é o suficiente para dar um “up” no visual. Veja a seguir três tutoriais de make para o dia das vloggers brasileiras:

1. Make natural por Camila Coelho: no vídeo ela dá dicas de produtos para o dia e ensina como faz o make diário coringa dela.

2. Make com batom rosa e delineado esfumado por Ba Ferrazo: aqui a blogueira faz um make um pouco mais elaborado mas com um resultado final bem natural. O batom rosa suave dá um toque extra de charme.

3. Make neutro para pele negra com batom roxo por Wappa Moda: a vlogueira Bárbara ensina um make fácil e sugere o uso de cílios postiços para quem é adepta desse recurso.

Noite ou festas

Foto: Reprodução / Camila Coelho

Foto: Reprodução / Camila Coelho

O make para a noite tem a vantagem de poder ser mais elaborado, portanto, você pode brincar mais com cores, delineados, esfumados e marcações diferentes.

Para um look equilibrado, escolha focar nos olhos ou na boca, optando por um batom neutro quando o make do olho for marcante, ou usando um batom mais forte quando o make do olho for neutro. Para quem gosta de ousar, também vale apostar em um make boca tudo, olho tudo. Confira os tutoriais das blogueiras no Youtube e inspire-se:

4. Olho preto esfumado com boca nude por Mariana Saad: a blogger ensina seus truques para fazer o make com sombra preta com acabamento profissional e sem borrar.

5. Olho preto e prata com boca neutra por Thalita Ferraz: no vídeo, a blogueira ensina um jeito muito fácil de fazer um make ideal para festas e baladas com duas cores de sombra.

6. Maquiagem para noite com batom vermelho por Makeup by Barbara: aprenda como fazer uma maquiagem com sombra cintilante, delineador e um batom marcante vermelho de sua preferência para arrasar à noite.

7. Olho esfumado com sombra azul por Camila Coelho: esse make pode ser feito também com uma sombra verde e o resultado será parecido. O segredo está em usar um bom primer e uma sombra bem pigmentada. Pode ser combinado com batom rosa claro, nude ou salmão.

8. Olho esfumado marrom e batom marcante para pele negra por Camila Nunes: essa maquiagem é muito bonita e deixa o rosto delicado, mas marcado o suficiente para usar à noite. Pode ser combinada com batons rosa ou vermelho escuro.

9. Make pele negra com sombra colorida por Débora Húngaro: nesse tutorial a blogueira realiza um desafio de fazer uma maquiagem completa usando produtos bons e baratos. O resultado final é uma linda maquiagem iluminada com roxo para a noite.

10. Esfumado escuro para olho oriental: a maquiadora profissional Vera Carrera ensina no vídeo como valorizar os olhos puxados com um esfumado escurso bem poderoso para a noite.

Verão

Foto: Reprodução / Teni Panosian

Foto: Reprodução / Teni Panosian

Os makes para o verão devem ser focados em produtos de longa duração, uma vez que nesta época do ano, o calor e o suor agem ainda mais contra a maquiagem. Quanto às cores, esse é o melhor momento para investir em tons fluor e nas maquiagens com cores bem alegres e vivas. Nos tutoriais abaixo, blogueiras brasileiras ensinam looks com a cara do verão para você se inspirar.

11. Maquiagem com efeito bronzeado por Camila Coelho: quer evidenciar o seu bronze ou ainda dar um pouco mais de toque de verão na sua pele sem precisar tomar sol? A resposta para isso é apostar no bronzer na maquiagem. Nesse tutorial, a vlogger Camila Coelho ensina como deixar sua pele com a cara do verão sem precisar de sol.

12. Maquiagem com batom pink por Raka Minelli: aprenda no tutorial como fazer uma maquiagem com a boca marcada com um lindo batom pink e um esfumado de duas sombras no olho.

13. Maquiagem colorida para pele negra por Camila Nunes: no passo a passo, a vlogueira ensina como combinar uma sombra azul com batom rosa sem ficar exagerado.

14. Maquiagem com batom laranja por Bruna Malheiros: no vídeo, a blogueira ensina como fazer uma maquiagem com batom com efeito fluor combinada com em esfumado com glitter nos olhos, ideal para uma festa noturna durante o verão.

Inverno

Foto: Reprodução / Rhea Viana

Foto: Reprodução / Rhea Viana

No inverno você pode carregar um pouco mais nas maquiagens, especialmente nos makes noturnos. Abuse dos batons escuros como vinho e marrom e invista em olhos esfumados ou delineados com cílios postiços. Confira algumas ideias nos tutoriais passo a passo:

15. Maquiagem com batom vinho e delineado por Kindy Kawa: no vídeo, a vlogueira ensina um delineado estilo gatinho bem delicado com um leve esfumado e dá dicas sobre a aplicação do batom vinho.

16. Maquiagem com batom roxo por Bruna Malheiros: nesse tutorial a blogueira ensina um esfumado escuro com preto e tons rosados e um batom roxo bem marcante.

17. Maquiagem com sombra roxa no côncavo por Jana Taffarel: aprenda como combinar o roxo nos olhos e na boca para suas maquiagens da época mais fria do ano. O roxo também pode ser substituído por vinho ou vermelhos escuros.

18. Make com sombra e batom marrom para pele negra por Marcelly Tavares: essa maquiagem é bem fácil de fazer e é um coringa para dias que você precisa se maquiar rapidamente e ainda assim conquistar um look bonito e marcante.

Maquiagem para cada tipo de olho

Cada formato de olho deve ser maquiado de acordo com seus traços para que sua beleza seja realçada e nunca escondida por trás de técnicas inadequadas. A seguir, a maquiadora Anne Trentin, do salão Jacques Janine (RJ), entrega todos os segredos para maquiar seu olho a fim de valorizar seu formato. Veja também os tutoriais com maquiagens sugeridas para cada tipo de olho.

Olhos amendoados

“Nesse caso, os olhos apresentam maior simetria, então o que vai designar que tipo de make será usado é a ocasião. Desde uma make fresh até um smokey eyes ficará bom aqui! Pode ser usada qualquer técnica, esfumar todo ou só o canto externo, fazer ou não a linha d’agua, ou seja, nesse caso todas as opções ficarão bem.”

Maquiagem para noite por Camila Coelho

Olhos caídos

“Aplique sombra clara (um tom abaixo do tom da pele) em toda a pálpebra, faça um traço com lápis ou delineador estilo gatinho, puxando na direção do canto da sobrancelha e esfume sempre nessa direção. O cuidado aqui deve ser para começar o traçado do meio para o canto externo. Depois aplique rímel nos cílios e reaplique varias camadas somente no canto externo “empurrando” os cílios para cima. Um pouquinho de iluminador em baixo das sobrancelhas também ajuda a abrir o olhar.”

Maquiagem para levantar o olhar por Bárbara Thais

Olhos proeminentes (saltados)

“Nesse tipo de olhar é indicado usar cores escuras, pois vai dar mais profundidade ao olhar. É ideal fazer um côncavo um pouquinho acima do que realmente é para poder “esconder” um pouquinho e sempre puxar o esfumado para a lateral. Aqui pode usar e abusar do traço preto na linha d’agua e esfumá-lo do meio até o canto externo fazendo a junção com o de cima.”

Esfumado inspirado na Demi Lovato por Karen Bachini

Olhos com pálpebra gordinha

“Nesse tipo de olho, o cuidado deve ser com a parte inferior, na hora de usar o corretivo. O corretivo deve ser no tom da pele, não mais claro, e na linha de marcação usar um tom mais claro e esfumar o corretivo para poder usar a técnica de luz e sombra e disfarçar essa área. Nos olhos é melhor também não usar lápis preto na linha d’agua para não chamar mais atenção para essa região. Fazer uma make mais fresh vai deixar o rosto com ar de saudável e vai disfarçar as bolsas. No caso de pálpebras caídas o esfumado no canto externo deve ultrapassar um pouquinho a linha do côncavo, fazendo um “novo côncavo” para que a maquiagem apareça e dê efeito de um olho mais “aberto”. Tons terrosos serão a melhor opção para fazer o esfumado. Visto que não deixarão o look pesado.”

Olho preto para pálpebra gordinha por Niina Secrets

Olhos fundos

“Aqui o mais importante é não marcar o côncavo, visto que ele já tem o côncavo bem marcado. Então o esfumado será mais para a lateral, e na pálpebra a sombra escolhida deverá ser clara. É importante evitar sombras escuras, porque quem tem esse tipo de olho tende a ter olheiras também, então sombra escura só no canto externo. Dica: não use lápis preto na linha d’agua e não passe rímel nos cílios inferiores. O lápis deverá ser passado só no cantinho externo de baixo para fazer a junção com o de cima.”

Maquiagem inspirada na Bruna Marquezine por Bruna Tavares

Olhos próximos (contrário dos amendoados)

“Novamente o destaque será dado para o canto externo, fazendo o esfumado ou o delineado gatinho puxando para o lado externo. Na parte interna, usar tons mais claros de sombra e também um pontinho de luz ou lápis bege (para quem gosta) bem no cantinho interno próximo ao nariz. Isso vai ampliar o olhar e dar a sensação de equilíbrio ao rosto.”

Maquiagem de festa por Fernanda Petrizi

7 técnicas de maquiagem para aprender e praticar

As técnicas existem para aumentar as possibilidades de looks diferentes com cada maquiagem, assim você pode inovar sempre que preferir, combinando cores e traços diferentes. A seguir você confere as dicas da maquiadora Carla Mariano sobre cada uma das principais técnicas de maquiagem usadas na atualidade e vê nos tutoriais como aplicá-las você mesma.

1. Sombra esfumada escura

“É a técnica onde não existem marcações ou divisões entre as cores das sombras aplicadas na pálpebra. Uma dica legal é sempre usar pinceis fofos/macios e de preferência com cerdas naturais fazendo movimentos circulares”, orienta a maquiadora. No esfumado, quanto mais natural ficar o degradê de cores, melhor. Então não economize e esfume bastante. Só tome cuidado para não confundir a palavra esfumar com esfumaçar.

Sombra preta esfumada por Bruna Tavares

2. Sombra cut crease

Segundo a profissional, essa técnica é caracterizada justamente pela marcação que fica evidente no côncavo dos olhos dando um efeito mais dramático. Ela adiciona que para realizar essa técnica uma boa dica é usar um corretivo para fazer com que a marcação do côncavo fique bem certinha. O corretivo cria uma divisão exata entre a sombra do côncavo e da pálpebra móvel.

Cut crease por Talita Barriquello

Semi cut crease por Flávia Oliveira

3. Delineador estilo gatinho

“Com certeza um olho com aquele delineado perfeito chama muito a atenção de todos. Existem inúmeros tipos de delineados, alguns mais geométricos, outros que acompanham mais o formato natural dos olhos… mas no geral todos dão aquele efeito marcante ao olhar” diz a maquiadora.

“A dica que eu dou para se fazer uma delineado perfeito é: muito treino! Isso mesmo. O mais importante é a pratica, ainda mais quando vamos fazer no nosso próprio olho. Mas usar um bom delineador também é fundamental”, esclarece.

Delineado gatinho com produtos variados por Juliana Chechin

4. Cílios postiços

“Eu ouso dizer que os cílios postiços na maquiagem social representam 40% do efeito que podemos dar no visual. Hoje em dia é muito raro quem não usa cílios postiços quando faz um make. Eles evidenciam ainda mais os olhos e potencializam o resultado final.”

Ela dá as dicas para quem deseja aderir à prática: “para aplicar os cílios postiços com mais facilidade a dica é aplicar uma cola própria para cílios de boa qualidade, esperar um minutinho para que essa cola dê uma secadinha e só depois coloque bem rente à raiz dos cílios para que não fique uma espaço vago entre a raiz dos seus cílios e a dos cílios postiços. Outra coisa muito importante é medir os cílios postiços adequando ao tamanho do seu olho”.

Como colocar cílios postiços por Bruna Tavares

5. Preenchimento de sobrancelhas com efeito natural

“O preenchimento das sobrancelhas é indispensável para a conclusão de uma bela maquiagem já que ela é considerada a moldura dos nossos olhos e rosto. Quando fazemos o preenchimento, podemos disfarçar várias falhas e imperfeições com um efeito super natural.”

Ela orienta que deve-se usar sempre sombras opacas com um pincel chanfrado. “Use sempre uma sombra mais clara que a raiz do seu cabelo para que a sobrancelha não fique escura e assim não fique com ‘cara de pintada’.”

Correção de sobrancelhas com maquiagem por Bruna Malheiros

6. Contorno facial

“O contorno facial é uma febre! E não é pra menos, já que os resultados que conseguimos com essa técnica são maravilhosos. Podemos fazer o contorno com maquiagem pastosa e também em pó. Tudo depende da intensidade que queremos atingir” diz a makeup artist.

“A dica que posso dar é simples. Tudo que queremos esconder ou diminuir fazemos a marcação escura em cima e tudo que queremos realçar ou colocar em evidencia aplicamos o produto claro. Assim não tem erro”, adverte a profissional.

Contorno facial por Camila Coelho

7. Strobing

De acordo com a maquiadora, essa técnica é caracterizada por fazer com que a maquiagem fique super iluminada. O iluminador é aplicado no topo do nariz, na parte superior das maçãs do rosto, logo abaixo das sobrancelhas, no contorno dos lábios e etc. O efeito é maravilhoso.

“Nessa técnica a dica que dou é: cuidado com o exagero! Lembre, você só vê o verdadeiro efeito do iluminador quando a luz esta sobre ele e ele a reflete. Então sempre é bom aplicar o iluminador em um local onde a iluminação esteja boa”, finaliza.

Strobing por Julia Zubaran

13 erros comuns de maquiagem que é possível evitar

Na maquiagem, muito do que se faz é fruto das nossas preferências e conhecimento. E existem técnicas que se aperfeiçoam ao passar dos tempos e a gente acaba nem ficando sabendo e assim vamos fazendo sempre a mesma coisa, dia após dia. Por isso, é bacana conferir alguns desses costumes e reavaliar a forma como você se maquia para o dia a dia ou para eventos especiais. Afinal, aprender nunca é demais.

  1. Usar lápis de olho no lugar do lápis de sobrancelha. O lápis de olho em geral é preto ou grafite muito escuro e confere um efeito artificial à sobrancelha. Para corrigir falhas, use uma sombra em um tom parecido com a cor da sua sobrancelha natural ou um lápis de sobrancelha e não aplique demais.
  2. Comprar base e corretivo na cor errada. Teste o corretivo e a base no seu rosto e no seu pescoço na hora de comprar e veja se o produto “some” na sua pele. Tome cuidado para não comprar muito mais claro que sua pele ou mais escuro. Também é válido se atentar aos tons, se sua pele é mais rosada, amarelada e assim por diante. Se você está bronzeada, o ideal é que a base no rosto esteja de acordo com o tom da sua pele no corpo, por isso, no verão é comum ter que usar uma base um pouco mais escura.
  3. Passar pó demais e esquecer o hidratante. Hidratar a pele é muito importante para manter o aspecto natural e bonito no make. Se você não hidrata e ainda aplica um monte de pó por cima, o efeito fica pesado e ainda destaca as linhas de expressão. Portanto, sempre hidrate a pele antes do make e passe pó apenas nas áreas mais oleosas, como testa e nariz.
  4. Deixar os cílios grudados demais com rímel. Na hora de aplicar a máscara de cílios tome cuidado para não deixá-los muito grudados e cheios de pelotinhas do produto. Procure favorecer um olhar mais natural, penteando os cílios normalmente, em vez de fazer o famoso “zigue-zague” ao aplicar o produto. Deixar os cílios grudarem um pouco é o ideal, mas evite gruda-los demais a ponto de ficar com apenas 5 fios grossos em destaque. Grude apenas o suficiente para ficar natural.
  5. Esquecer a hidratação dos lábios. Evite aplicar batom (especialmente os secos e mate) em lábios ressecados ou com rachaduras, pois o resultado é um efeito grosseiro e você ainda pode acabar prejudicando seus lábios. Aposte nos balms labiais pelo menos uns 10 minutos antes de passar sua maquiagem.
  6. Não esfumar o suficiente. Esfumar é a palavra-chave para deixar sua maquiagem profissional. Não se deixe levar pela vontade de deixar tudo super marcado. Para conquistar um efeito de maquiagem profissional mesmo, não economize no esfumado. Esfume os contornos, esfume o lápis de olho, esfume muito bem as sombras, especialmente as que vão após o côncavo. Esfumar é sucesso!
  7. Pesar a mão no blush. Esse “erro” pode ser muitas vezes intencional. Se você gosta de blush marcado, não tem problema, mas se você quer um make com acabamento mais profissional, o ideal é aplicar apenas o suficiente e na área certa: as maçãs do rosto. Procure não confundir bronzer com blush e não o aplique subindo demais até acima das maçãs. De dia, o ideal é usar blush sem brilho, à noite, pode se jogar nos iluminados!
  8. Aplicar batom escuro torto. Para evitar esse problema que fica tão evidente nas fotos, use um pincel de aplicar batom e só depois preencha usando a bala do batom. Passar batom escuro como vermelhão ou vinho diretamente sem ajuda de um pincel ou sem um delineador de lábios antes é chance certa de deixar sua boca com alguns traços tortos.
  9. Usar maquiagem vencida. Pode parecer algo inofensivo, mas aquela maquiagem que está ali vencida há um ano pode ser uma verdadeira colônia de fungos prontos para danificar sua pele. Se você preza pela saúde da sua pele e quer mantê-la bonita, jogue fora os makes vencidos e evite comprar produtos demais, assim você não terá chance de deixar eles vencerem antes de usá-los.
  10. Não usar uma sombra intermediária no esfumado preto. Geralmente as sombras pretas são difíceis de esfumar e não conferem um efeito natural diretamente na pele. E é por isso que maquiadores profissionais aplicam sempre uma camada de sombra marrom após o côncavo, entre o iluminado da sobrancelha e a pálpebra móvel onde a maior concentração de sombra preta estará. Acredite, usar essa sombra intermediária faz muita diferença e esse passo não deve ser pulado nos esfumados escuros.
  11. Aplicar corretivo antes da base. Pode até ser uma questão de preferência, mas se você aplicar a base primeiro, você usará corretivo apenas nos pontos que a base não cobriu. Por outro lado, se você aplica o corretivo primeiro, corre o risco de exagerar usando muito produto desnecessariamente. Ao usar corretivo para esconder as olheiras, aplique-o em forma de triângulo invertido (e não em formato de lua), assim você não corre o risco de ficar com as olheiras aparentes ao longo do dia.
  12. Nunca lavar os pinceis. Esse erro é muito comum e pode deixar sua pele oleosa, além de prejudicar o acabamento do make. Lave seus pinceis sempre que possível, principalmente aqueles que você usa com produtos líquidos.
  13. Usar apenas lápis de olho na linha d’água. O lápis de olho nessa região diminui os olhos e pode causar um efeito geral estranho principalmente se você não estiver com o rosto todo maquiado. Se você quer optar por algo simples, apenas delineie levemente os cílios superiores, aplique rímel e um batom. É melhor do que aplicar apenas um lápis preto e batom. Experimente e comprove.

Para seguir mais dicas sobre os erros comuns de maquiagem e aprender como evitá-los, siga o nosso board de erros e dicas no Pinterest.

20 melhores dicas de maquiagem para você tirar todas suas dúvidas

Confira uma seleção com as melhores matérias do portal Dicas de Mulher sobre maquiagem, aprenda ainda mais sobre esta arte que pode ser muito divertida e descubra novos visuais.

  1. Como usar cada tipo de pincel de maquigem
  2. Como combinar a maquiagem com a roupa
  3. 10 ideias de maquiagem fáceis para quando bate a preguiça
  4. As 10 melhores gurus de beleza para seguir no Youtube
  5. 10 produtos de maquiagem mais indicados pelas bloggers brasileiras
  6. Como se maquiar para não parecer que está maquiada
  7. Dicas de maquiagem colorida
  8. 99 truques espertos de maquiagem
  9. Combinando a maquiagem com a cor dos olhos
  10. 6 opções de curso de maquiagem online
  11. 10 vídeos de maquiagem para a noite ou festas
  12. 10 batons que toda mulher merece ter
  13. Como aumentar ou diminuir os olhos com maquiagem por Lu Ferraes
  14. Tutorial de maquiagem sem pincel por Camila Coelho
  15. Como recuperar maquiagem quebrada ou seca
  16. Dicas de maquiagem com duo de sombras
  17. Maquiagem bonita e fácil com apenas 5 itens
  18. Strobing: conheça a maquiagem ultra iluminada
  19. Dicas de maquiagem para o dia a dia
  20. O guia definitivo para aprender a fazer delineado estilo gatinho

Agora você tem todas informações necessárias e muita inspiração para se jogar na maquiagem e curtir muito os diferentes traços e as cores variadas que essa arte pode proporcionar. Não tenha medo de usar e experimentar maquiagem, quanto mais você fizer, melhor ficará nisso e com a prática vai descobrir o que fica melhor no seu rosto. Aproveite as ideias!

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas