Moda e Beleza

O que é preenchimento de olheiras, benefícios e contraindicações

iStock

Atualizado em 19.05.23

As olheiras são uma das principais reclamações nos consultórios dermatológicos. Atualmente, existem procedimentos eficazes para tratá-las, como o preenchimento de olheiras. Quer sanar todas as suas dúvidas sobre a técnica? Acompanhe, a seguir, as informações fornecidas pela médica Flávia Piza (CRM 103499/SP).

O que é preenchimento de olheiras?

Flávia explica que o preenchimento de olheiras “é uma técnica que usa a injeção de um gel de ácido hialurônico para suavizar as olheiras profundas. Ou seja, aquelas em que há uma depressão na região da pálpebra inferior.”

Benefícios do preenchimento de olheiras

A médica listou os principais benefícios da técnica que trata as olheiras. Confira abaixo:

  • Rejuvenescimento do olhar;
  • Melhora o aspecto de cansaço e tristeza;
  • Suaviza a aparência de olheiras profundas;
  • Pode haver o clareamento das olheiras, devido à expansão da pele;
  • Embelezamento.

Além dos benefícios citados acima, o procedimento é minimamente invasivo e os resultados são visíveis em pouco tempo.

Publicidade

Tipos de preenchimento de olheiras

Conheça os três principais tipos de preenchimentos de olheiras e como as técnicas são realizadas:

Preenchimento com ácido hialurônico

iStock

O ácido hialurônico é um dos produtos mais utilizados em preenchimentos, já que é um componente natural da pele humana, constituído de N-acetilglicosamina e ácido glucurônico, além de ser extremamente seguro. O procedimento é simples e realizado sob anestesia tópica (cremes anestésicos). A substância é injetada abaixo da superfície da pele, preenchendo as áreas aprofundadas.

Preenchimento com cânula

iStock

Flávia Piza explica que “existem várias técnicas de injeção, algumas usam agulha e outras, cânula. A cânula é um dispositivo não perfurante, que é introduzido em um orifício feito com uma agulha. Dessa forma, costuma causar menos equimoses. Porém, em alguns casos, podem se beneficiar mais com a injeção com agulha.”

Preenchimento com gordura

iStock

Publicidade

“A gordura pode ser utilizada, porém isso geralmente ocorre durante um procedimento cirúrgico, pois é necessária a realização de lipoaspiração. No consultório, costumamos usar o ácido hialurônico”, esclarece a médica.

Vale ressaltar a importância de consultar um(a) profissional conhecedor(a) das técnicas para realizar o procedimento mais adequado.

Outras dúvidas sobre preenchimento de olheiras

Como qualquer procedimento estético, surgem muitas dúvidas que devem ser sanadas. Por esse motivo, vamos esclarecer as principais questões com a ajuda de Flávia Piza. Acompanhe:

Para quem é indicado: a médica diz que “o preenchimento é indicado para pessoas de qualquer idade que apresentem falta de volume nesta região.”

Para quais os tipos de olheiras é indicado: “é importante diferenciar os tipos de olheiras. Em alguns casos, observamos apenas um aumento da pigmentação ou da vascularização. Assim, o tratamento visa a remoção destes, e o preenchimento não costuma ajudar”, informa Flávia.

Outras situações que pedem avaliação: outra situação frequente é quando a paciente apresenta flacidez ou falta de volume na rgi – região das bochechas. Nestes casos, é preciso corrigir estas questões e, somente após avaliar, ver se será necessário tratar as olheiras. Isso ocorre porque, quando se trata a estrutura da região malar, a área dos olhos já costuma apresentar alguma melhora.

Após o procedimento, a região fica roxa ou dolorida: ambos podem ocorrer, mas não obrigatoriamente. A maioria dos pacientes tem uma recuperação tranquila, sendo mais frequente um leve edema no dia seguinte.

Qual a média de preço: “a média de preço varia muito de acordo com a quantidade e a marca do produto utilizado, e também da expertise do profissional”, diz Flávia.

Publicidade

Pode haver complicações pós-procedimento: pode ocorrer o abaulamento da área devido à técnica de injeção ou do produto escolhido, além de alergia ou inflamatórios logo após a injeção ou mais tardiamente. Algumas pessoas apresentam inchaço na área tratada durante quadros gripais ou doenças inflamatórias. E também eventos adversos mais graves, como necrose de pele e perda da visão, devido à injeção do produto no interior de um vaso sanguíneo.

A médica enfatiza a importância de conhecer a formação e a experiência do(a) profissional que fará o procedimento, pois há pessoas que desconhecem a complexidade da anatomia da face e não estão aptas a tratar possíveis complicações.

Riscos e cuidados com o preenchimento de olheiras

“Pessoas alérgicas ao ácido hialurônico, com infecção no local da aplicação, gestantes ou que estejam amamentando não devem usar o gel”, alerta a médica. Em relação aos cuidados, “sempre oriento o uso de compressas frias para evitar inchaço e também de fotoproteção com filtro solar, óculos escuros e chapéus, em caos de exposição direta ao sol, na primeira semana ou até sair o roxo, caso ocorra”, completa.

Experiências com preenchimento de olheiras

Antes de realizar o procedimento, é comum surgirem dúvidas e é importante esclarecê-las. Por isso, abaixo você confere vídeos com orientações e experiências de quem já realizou a técnica. Vale a pena assistir!

Antes e depois do preenchimento de olheiras

A youtuber Ana Lu Masi realizou o preenchimento com aplicação de ácido hialurônico. Ela mostrou o antes, o durante e depois do procedimento. Será que ela gostou do resultado? Assista!

Preenchimento com cânula

A escolha entre a agulha ou a cânula depende da área onde será feito o preenchimento e a avaliação do(a) profissional. Nesse vídeo, você verá a realização do procedimento feito com a cânula. Confira o resultado e a opinião da youtuber.

Experiência com preenchimento de olheiras

A influencer Ju Pabis conta como foi o procedimento e quais as orientações recebidas pela sua dermatologista. Além disso, ela explica como é feito o preenchimento e alerta sobre os cuidados e a importância de realizar o procedimento com um(a) profissional habilitado(a).

Preenchimento para olheiras pode dar errado?

Um dos maiores medos antes de realizar o preenchimento de olheiras é de não ter o resultado esperado ou causar alguma complicação. Nesse vídeo, uma dermatologista especializada esclarece dúvidas e passa algumas informações sobre o assunto. Vale a pena assistir!

São vários os fatores que podem ocasionar o surgimento de olheiras. Saiba mais sobre olheiras profundas e quais as principais causas.

Formada em Letras e pós-graduada em Jornalismo Digital. Apaixonada por livros, plantas e animais. Ama viajar e pesquisar sobre outras culturas. Escreve sobre diversos assuntos, especialmente sobre saúde, bem-estar, beleza e comportamento.