Categorias: Casa

Aprenda a fazer colagem, uma forma divertida de expressar a criatividade

Criar colagens é uma forma livre e divertida para expressar a sua criatividade artística. Esse tipo de arte vem ganhando destaque nas redes sociais através de colagens digitais ou de fotos e vídeos do processo de produção de colagens materiais, muito comuns em journals. Conheça mais sobre as colagens e aprenda como fazê-las a seguir!

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é a colagem?

Do francês ”collage”, a colagem consiste em uma combinação de elementos visuais diversos visando criar uma nova imagem de acordo com objetivo do artista. As primeiras colagens das quais se tem registro foram feitas há cerca de 2 mil anos na China. No entanto, o destaque da colagem na arte ocidental se deu apenas no século XX.

O reconhecimento desse tipo de arte surgiu a partir do cubismo, com artistas influentes como Pablo Picasso, Georges Braque e Juan Gris. Entretanto, essa técnica de produção artística também foi utilizada em movimentos artísticos posteriores, como o construtivismo, dadaísmo, futurismo e realismo.

Publicidade

No cenário brasileiro, diversos nomes se destacam: Lygia Clark, Atgos Bulcão, Piza, Carlos Scliar, Guignard, etc.

4 tipos de colagem

São várias as formas possíveis para fazer uma colagem. Elas podem ser divididas em 4 tipos diferentes:

  • Bidimensional: O tipo mais usado de colagem. Feita em uma base plana, que não perde a bidimensionalidade mesmo após a adição de camadas. Para montar esse tipo de colagem são utilizados diversos materiais, como papel, fotos, imagens e desenhos;
  • Tridimensional: Um estilo de colagem com profundidade e textura. Diferente das colagens planas, distribuídas em cima de uma superfície única, essas colagens possuem volume, podem ser observadas de vários ângulos, tem peso e profundidade;
  • Empilhamento de fotos: Outra técnica muito comum. Esse tipo de colagem é feito a partir do uso de fotografias empilhadas em uma superfície, como uma tela;
  • Em grade: Esse estilo de colagem também é feito com o uso de fotos, mas, nesse caso, elas são organizadas em linhas e colunas. A partir disso, se forma uma grade. Essa organização facilita a separação das imagens para quem está observando a colagem.

Como você viu, são diversas as possibilidades para criar uma colagem. E o melhor de tudo é que não há regras, então sinta-se livre para expressar a sua criatividade e soltar a sua imaginação.

Aprenda a fazer colagens manuais

Não é difícil fazer uma colagem. Para começar, você precisará selecionar os elementos que planeja utilizar. Você pode usar papéis coloridos, recortes de revistas e jornais, embalagens de produtos, folhas de árvore e flores, papel de parede e mais variedade de elementos visuais. Com esses materiais, você precisará recortar e organizar os elementos em uma superfície utilizada como base, como uma página de papel, uma tela, um pedaço de papelão ou cartolina.

Publicidade

O ideal é, a princípio, explorar as possíveis combinações de montagem dos elementos sem colar eles na superfície base. Dessa forma, você pode visualizar as possibilidades sem se prender ao que fez inicialmente. Quando estiver satisfeita com a combinação, use uma cola para prender os elementos na superfície. Você pode usar cola bastão, cola líquida, ou algum tipo de fita adesiva que você tiver disponível. O importante é soltar a criatividade!

Como fazer colagens digitais

Quer começar a fazer colagens sem precisar comprar materiais? Também é possível fazer colagens digitais utilizando aplicativos para celular, tablet ou computador. Isso dependerá dos meios que você tem à sua disposição e com quais deles você tem maior facilidade. A seguir, confira uma seleção de vídeos perfeita para te ajudar a começar!

Colagem usando celular ou tablet

Esse vídeo vai te ensinar a fazer colagens usando o celular ou o tablet. São apresentadas duas opções de aplicativos para fazer as colagens, o PicsArt e o Procreate, para apresentar opções acessíveis para diferentes dispositivos.

Colagem no Photoshop

O aplicativo Photoshop é um dos mais famosos para a edição de fotos. Nele, você também pode fazer colagens digitais. Esse vídeo te ensina como. No entanto, esse aplicativo é pago.

Colagem utilizando o Canva

Para quem não sabe usar o Photoshop ou está procurando uma opção de aplicativo gratuita, você pode usar o Canva! Esse vídeo te ensina a utilizar essa plataforma, que pode ser usada no celular, tablet ou computador.

Melhore seu domínio das ferramentas

Se você já usa o Photoshop, mas quer melhorar seu domínio das ferramentas que ele oferece, veja esse vídeo! Com ele você vai aprender de forma simples a fazer colagem.

Publicidade

Agora que você já viu que para começar a fazer colagens não é necessário investir em materiais, você pode testar esse estilo de arte de forma digital, sem ter que gastar mais para isso! É uma forma divertida de expressar a criatividade e inovar nas suas artes e postagens para as redes sociais.

7 artistas de colagens para conhecer

Diversos artistas que trabalham com colagem divulgam suas artes nas redes sociais. Você pode acompanhá-los e se maravilhar com as possibilidades que essa técnica permite. Confira a lista a seguir!

1. Brianna Collins

Essa artista e designer faz colagens tanto por meios digitais quanto em seu journal. Em seu Instagram, ela compartilha fotos e vídeos das artes e do seu processo de produção. Seu trabalho é publicado em um perfil chamado “Journal Bean”, reservado apenas para suas colagens.

2. Silvelena Gomes

Silvelena Gomes é uma artista brasileira e nordestina. Ela trabalha com colagem digital e a maior parte de suas artes é composta por imagens e frases curtas. Ela combina cores vivas e imagens em preto e branco, criando lindas composições.

3. Laura Weiler

Laura Weiler é uma artista de Oregon, nos Estados Unidos, e co-fundadora do coletivo de colagem PNW Collage Collectiv. Suas colagens são produzidas de forma manual, com o uso de papel, e possuem estilos diversos.

4. Catarina Bessell

Catarina Bessel é uma artista brasileira. Ela abandonou sua formação em arquitetura para trabalhar como ilustradora e designer. A colagem é um estilo muito presente em seu trabalho, que também é marcado pelo realismo fantástico.

5. Pauline Wernig

Ilustradora e designer, Pauline Wernig produz principalmente artes digitais, mas tenta incluir um toque analógico em suas artes, brincando com texturas e toques de imperfeição. Ela trabalha em Frankfurt, na Alemanha.

6. Jessa Dupuis

Jessa Dupuis mora em Vancouver no Canadá e é uma artista de colagens que trabalha com meios mistos de arte. Suas colagens variam entre composições minimalistas e maximalistas. Ela mistura frases, imagens em preto e branco, imagens coloridas, entre outros elementos.

7. Joris Graaf

Joris Graaf é um artista Holandês autodidata que guia suas artes pela emoção. Ele trabalha com colagens abstratas e com fotografia.

Agora você já conhece mais sobre a colagem, sabe como fazer e tem referências de artistas para acompanhar, ficou mais animada para fazer suas próprias composições e para consumir esse tipo de arte? Então, confira também essa matéria sobre patchwork e se inspire através de outras formas artísticas que podem soltar sua criatividade!

Compartilhe