8 motivos para parar de pintar os cabelos

Autenticidade e cabeça fria são algumas da vantagens de abandonar a tintura

Escrito por Carolina Werneck

Foto: Thinkstock

Toda mulher que já tingiu os cabelos tem um motivo diferente para a decisão. Algumas senhoras de mais idade costumam defender a ideia de que a mulher deve usufruir da cor natural dos cabelos por tanto tempo quanto for possível, começando a pintá-los apenas quando for inevitável, ou seja, quando os fios brancos começarem a aparecer.

Mas a evolução da tintura e de outras técnicas de tingimento permite, hoje, que a mulher mude sem danificar tanto as madeixas e, por isso, pintar o cabelo tornou-se muito popular, em qualquer idade.

Para ser diferente e autêntica, que tal voltar a usar os fios na cor original? As vantagens são variadas – e algumas estão na lista abaixo.

1. Cortar custos

Manter o tom desejado não é tarefa fácil – e muito menos barata. Por isso, quando você resolve voltar à cor original, os gastos com os fios diminuem drasticamente. O dinheiro que sobra você pode aplicar em outras coisas ou até mesmo no próprio cabelo, tratando e cuidando da hidratação, por exemplo.

2. Diminuir a preocupação

Ao invés de estar sempre pensando quando será a hora de retocar a tintura, que tal esfriar a cabeça? Além disso, o cabelo tingido exige diversos outros cuidados para que não resseque e pareça sempre saudável e bonito. Aceite seu tom natural – e relaxe.

3. Ajudar seu cabelo a crescer

Tingir, clarear, escurecer, iluminar: tudo isso mexe muito com a estrutura do fio. Se você quer que suas madeixas cresçam mais rápido e de forma mais saudável, deixe de mexer na cor.

4. Manter os fios mais bonitos

Mais uma vez, é preciso lembrar que toda química mexe na estrutura dos fios e, por isso, pode acabar prejudicando sua aparência. Deixar de pintar ajuda a mantê-los mais hidratados e fortes.

5. Dar um tempo para que o cabelo fique melhor em futuras experiências

Se você pinta os fios com freqüência, sabe que nem sempre é possível fazer uma determinada mudança, porque a química anteriormente utilizada sempre influencia em novos tratamentos. Se passar um tempo sem tingir, no futuro seus cabelos estarão melhor preparados para outras experiências.

6. Mudar o visual

Não é loucura, é raciocínio lógico. Quando você pinta os cabelos, está provavelmente pensando em mudar o visual. Se é assim, por que não usar o mesmo pensamento e deixar de usar a tinta para isso? Há grandes chances de que você mal se lembre de qual a cor natural dos seus fios e, se é assim com você, imagine com as outras pessoas – mudança radical do visual, apenas deixando o que é natural aparecer.

7. Curtir sua originalidade

Ser autêntica é tão difícil hoje em dia, que qualquer recurso disponível para isso se torna quase obrigatório. Como muitas mulheres pintam o cabelo, deixar de pintá-lo pode ser um grande passo rumo ao seu diferencial. Assim, quando te perguntarem que cor você passa, a única resposta possível será “é meu tom natural, para conseguir este aqui, só nascendo de novo”.

8. Dedicar seu tempo a outras coisas

Em vez de ficar em um salão de beleza por longas horas, você pode ler, passear no parque, arrumar um namorado, dormir e uma porção de outras coisas legais.

Assuntos: Cabelos

Para você