Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Conheça a fitagem, uma técnica simples para definir os seus cachos

A técnica de finalização e texturização também elimina o frizz, garantindo cachos definidos e duradouros por vários dias

em 20/04/2017

Foto: Reprodução / Rayza Nicácio

Queridinha das blogueiras cacheadas e crespas, a fitagem, uma técnica de finalização e texturização, garante que os cachos permaneçam definidos durante vários dias. A técnica leva esse nome justamente pela aparência de fitas ao realizá-la.

“A fitagem nada mais é do que uma forma mais cuidadosa de texturizar os fios e definir os cachos com mais precisão”, explica o hair stylist Claus Pita. A técnica ajuda principalmente a combater o frizz, reduzir o volume, caso este seja um problema, e ainda uniformizar e definir os cachos.

Os efeitos da fitagem podem durar vários dias, mas depende de cada fio e dos hábitos de cada mulher. “A minha dica é que a mulher evite mexer nas madeixas muitas vezes ao longo do dia”, recomenda Claus. “Quanto menos você passar as mãos nos cabelos quando estiverem secos, mais tempo a definição irá se manter”, completa o hair stylist.

Um dos efeitos da fitagem é a diminuição de volume, o que pode ser uma vantagem para algumas, porém desvantagem para outras. Para as cacheadas que já apresentam fios menos cheios ou ainda que gostam de bastante volume, a fitagem pode não ser uma técnica tão interessante. Para essas cacheadas, o ideal é optar por outra técnica de finalização.

Como fazer a fitagem passo a passo

Gif: Reprodução / Cachos da Gi

A técnica é indicada para cabelos crespos e cacheados. Lembrando que a fitagem não forma cachos, ela apenas ajuda a definir os cachos naturais, retirando o frizz e diminuindo o volume. Apesar de parecer complexa, é uma técnica muito simples de finalização. Abaixo listamos o passo a passo para você fazer em casa, com dicas do hair stylist Claus Pita, confira:

  1. Separe as mechas: depois do banho, com os fios ainda úmidos, divida o seu cabelo em mais ou menos cinco seções.
  2. Aplique o produto: aplique um pouco do produto (pode ser creme de pentear, leave in ou outros produtos específicos para finalização) em uma das mechas. Comece sempre pela parte de baixo do cabelo e penteie os cabelos com os dedos, separando-o como se fossem fitas.
  3. Forme as fitas: distribua o produto escolhido por toda a extensão da mecha usando os dedos como pente. Faça movimentos firmes, como se estivessem alisando o cabelo. Ao terminar, você verá que a mecha se dividiu em três fitas.
  4. Amasse as fitas: faça movimentos com as mãos em direção à raiz. Nesse momento você já conseguirá ver que seus cachos estão bem mais modelados, pois cada fita vai dar origem a um cachinho.
  5. Repita o procedimento: repita por todo o cabelo e depois deixe secar naturalmente.

Para quem é iniciante na técnica, pode parecer demorado e complicado, no entanto com um pouco de prática é muito simples realizar a fitagem. Como a técnica garante maior durabilidade dos cachos, você também economiza tempo com os cuidados nos próximos dias.

3 técnicas e dicas das blogueiras para fazer a fitagem em casa

Fazer a fitagem pode até parecer complexo, mas com algumas dicas e um pouco de prática, essa técnica se torna muito simples de ser feita. Selecionamos alguns tutoriais de fitagem para você aprender a finalizar o seu cabelo com a técnica, confira:

1. Fitagem estruturada, por Steffany Borges

Essa fitagem é feita separando o cabelo em mechas bem pequenas. O resultado é muito volume, muitos cachos e definição que dura por vários dias.

2. Fitagem completa, por Rayza Nicácio

Com os cabelos úmidos, a blogueira aplica creme de pentear em todo o cabelo. Depois, Rayza aplica gelatina finalizadora e óleo capilar ou óleo 100% vegetal e a fitagem é realizada da nuca para cima. Essa fitagem resulta em cachos soltos e bem definidos.

3. Fitagem e dedoliss, por Jessica Andrade

A blogueira aplica creme de pentear em quantidade generosa por todo o comprimento dos fios. Para definir os cachos, Jessica realiza movimentos com os dedos, que garantem pequenos cachos, bem separados e com efeito de babyliss.

8 produtos certeiros para valorizar a fitagem

Para acertar na fitagem, é necessário investir no produto ideal para o seu cabelo. Abaixo selecionamos produtos específicos para cabelos crespos e cacheados, que garantem a definição e a durabilidade dos cachos.

Imagem: Dicas de Mulher

Onde comprar

  1. Creme modelador Deva Curl, na Beleza na Web
  2. Creme Yamasterol, na Ultrafarma
  3. Gel finalizador Inoar, na Beleza na Web
  4. Creme modelador Loreal, no Mercado Livre
  5. Ativador de cachos coco Salon Line
  6. Gelatina potencializadora Griffus, na Beleza na Web
  7. Creme Curly Wurly Lola Cosmetics, na Casa Nostra Cosméticos
  8. Leave in Kérastase, na Doce Beleza

Antes e depois: confira os efeitos da fitagem

Que tal se inspirar com imagens das blogueiras antes e depois da fitagem? Esse método pode valorizar ainda mais os seus cachos, definindo e garantindo volume aos seus fios.

Foto: Reprodução / Meio Enrolada


Foto: Reprodução / Style Homepage


Foto: Reprodução / Mari Morena


Foto: Reprodução / Marcos Tasti


Foto: Reprodução / Bwatuwant

Foto: Reprodução / Jasmine Brown

Foto: Reprodução / Larissa Rezende / Larissa Rezende

Foto: Reprodução / Monalisa Nunes / Monalisa Nunes

Foto: Reprodução / Rayza Nicácio / Rayza Nicácio

A fitagem pode valorizar ainda mais os seus cachos. Seguindo as dicas e escolhendo o produto ideal para você, seus cachos permanecerão definidos e sem frizz durante vários dias. Que tal tentar essa técnica de finalização? E conta pra gente o resultado! 😉

Comentários
Dicas relacionadas