Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Cabelos ondulados: penteados, cuidados e tratamentos para suas ondas

Veja como deixar o cabelo ondulado mais definido e sem volume e conheça os melhores produtos e os melhores penteados para as ondas

em 23/09/2014

Foto: Thinkstock

Cabelos ondulados dividem opiniões: as que têm, buscam alternativas para alisá-lo; as que não têm, procuram formas para deixá-lo assim. O importante é que o cabelo ondulado é lindo e merece alguns tipos de tratamentos específicos, para que, aquelas que já têm, possam aprender a valorizar suas ondas.

Cacheado ou ondulado? Qual a diferença?

No entanto, algumas pessoas confundem cabelo ondulado com cabelo cacheado. A hair stylist, Sandra Sant’ana, explica que o cabelo cacheado tem sua forma em aspiral e costuma ser um fio mais ressecado. “Cabelos ondulados tem forma de ondas com fio mais sedoso”, complementa.

Já Carlinhos, hair stylist do Torriton Beauty & Hair Unidade Presidente Taunay, acredita que a diferença esteja no início das ondulações. “O cabelo ondulado se define por suas ondulações abaixo do ombro, como o próprio nome já diz, possui mais ondulações em seu comprimento e menos na raiz. Já o cacheado, possui ondulações desde a sua raiz, o que o torna mais volumoso”, define.

Principais cuidados

Os hair stylists listaram alguns tratamentos específicos para os cabelos ondulados. Para Carlinhos, os produtos sem enxague, conhecidos como leave-in, são produtos certos para a hidratação deste tipo de cabelo. “Podem ser encontrados em forma de spray, creme ou fluído. Eles ajudam a manter a água dentro da cutícula do fio, assim reduzindo o volume, definindo melhor as ondulações e deixando os fios macios”, orienta.

Sandra também acredita que a melhor forma de cuidar dos cabelos ondulados é hidratando, de forma a reduzir o volume dos fios. “Hidratações para cabelos normais com redução de volume e anti-frizz”, é a dica que ela passa.

Os tratamentos diários com os fios ondulados não são muito diferentes das melhores formas de cuidar dos cabelos. “Fazer diariamente o uso de leave-in e reparador de pontas, o ideal é escovar apenas quando molhado, usando leave-in e depois de seco não pentear”, aconselha Sandra.

O procedimento de lavagem e enxague é igual para todo o tipo de cabelo, segundo Carlinhos. A orientação é usar produtos específicos para o tipo de cabelo. “O mais importante é não esfregar o cabelo ondulado ou cacheado com a toalha na hora de retirar o excesso de água e sim amassar cuidadosamente usando as mãos com a ajuda dos leave-in”, reforça o hair stylist.

Os melhores produtos para cabelos ondulados

Foto: Thinkstock

Como qualquer tipo de fio, os cabelos ondulados também têm seus produtos específicos que ajudam a definir as ondas e a diminuir o volume, comum em cabelos cacheados e ondulados. Para Carlinhos, xampu e condicionador devem ser escolhidos segundo as características do cabelo. Seco, oleoso, normal, danificado, cada fio deve ser tratado com produtos que ajudem a melhorar o cabelo, independente de serem específicos para cabelos ondulados.

“Creme anti frizz pode ser usado para cabelos normais. Em raízes oleosas pode dar resultado, mas há a possibilidade de aparentar sujo o fio. Os leave-in específicos para cabelos ondulados são os mais indicados para o processo de finalização e definição das ondas”, afirma o hair stylist.

Sandra conta que o produto coringa para cabelos ondulados é o leave in e que, como a maioria dos cabelos ondulados são do tipo normal, deve-se usar produtos para fios normais, sem a necessidade de comprar xampus e condicionadores que sejam específicos para cabelos ondulados.

Abaixo, uma lista de produtos que podem ser usados em cabelos ondulados.

Os melhores cortes para cabelos ondulados

Os cortes de cabelos são essenciais para potencializar a textura dos fios e valorizar as ondas. Segundo Sandra, o corte em camada desfiado é ótima opção para reduzir o volume dos cabelos ondulados.

Carlinhos indica que a variação do comprimento dos fios acarretará no volume. “Os curtos terão mais volume. Abaixo do ombro tem uma pequena diminuição e o longo tende a pesar reduzindo o volume dos fios.” Para ele também, a maneira de cortar ajuda no controle do volume. “Mulheres com cabelos ondulados ou cacheados podem sim usar qualquer tipo de corte respeitando o formato do rosto e a maneira correta de cortar as ondas. Foi se a época que o melhor corte era manter os fios longos”, resume o hair stylist.

A busca para manter o cabelo sem volume deve perpassar o corte e se focar em tratamentos. “A melhor dica para manter os fios controlados e sempre mantê-los hidratados com produtos específicos”, aconselha Carlinhos. A mesma dica é dada por Sandra. “Cabelo ondulado arma se não fizer o uso de leave-in e hidratação semanal é fundamental”, finaliza.

Fotos: cortes para cabelo ondulado

Confira abaixo o corte de algumas blogueiras com cabelo ondulado para se inspirar:

Foto: Reprodução / Blog da Mariah

Foto: Reprodução / Das Guimarães

Foto: Reprodução / Milabu

Foto: Reprodução / Super Vaidosa

Foto: Reprodução / Chata de Galocha

Foto: Reprodução / Do Jeito H

Foto: Reprodução / The Fashion Through My Eyes

Penteados para fios ondulados

Cabelos ondulados são ótimos para fazer diversos penteados. A textura das ondas ajuda a fixar os fios e a fazer penteados presos. Para Sandra, os penteados mais charmosos para cabelos ondulados são os parcialmente preso com babyliss nos fios ou totalmente soltos e também com babyliss.

Carlinhos dá outras dicas para fazer penteados charmosos em cabelos ondulados. “Os torcidos sempre ficam bons, pois conseguem mais firmeza do que em cabelos lisos. É sempre bom aproveitar as ondulações para criar efeitos em penteados meio preso, meio solto”, orienta o hair stylist.

A seguir, alguns vídeos com dicas de penteados com cabelos ondulados que podem ser feitos em casa:

Penteado por Lu Ferraes

Penteado por Bruna Pacífico

Penteado por Carol Tognon

Como fazer um cabelo ondulado

O babyliss é o instrumento mais usado para se criar ondas nos cabelos. A dica que Carlinhos dá para que as ondas se fixem e durem mais é não alisar o fio antes de usar o babylisss.

Sandra também sugere que as ondas sejam feitas por meio do Miracurl. “Caso não tenha babyliss, faça escova e enrole as pontas tipo “dedinho”. Embrulhe o cacho com papel laminado e amasse com a parte do papel laminado. Quando esfriar retirar o laminado e soltar os cachos com a mão para fazer as ondas e dar volume”, é a opção que a hair stylist dá. Ela complementa dando a dica de aplicar spray de fixação para as ondas durarem mais.

Os vídeos abaixo mostram maneiras de fazer ondas em casa, utilizando os mais diversos instrumentos para deixar o cabelo ondulado.

Camila Coelho: ondulado sem babyliss

Ella Diniz: ondulado com meia

Nina Secrets: ondulado sem secador, chapinha ou babyliss

Camila Coutinho: fazendo o ondulado com babyliss

Para receber mais dicas, deixe um comentário abaixo com a sua dúvida.

Comentários
Dicas relacionadas