Moda e Beleza

Morena ruiva: veja dicas para arrasar na mudança de visual

Donna Paula

Atualizado em 08.08.22

Você fica receosa na hora de mudar o visual? Se sim, saiba que isso é muito normal, principalmente quando se é impulsionada a acreditar que algumas cores não caem bem em alguns tons de pele. E esse é o caso da mulher negra ou morena ruiva. Entenda melhor sobre o assunto ao longo da matéria com a cabeleireira Júlia Zanin, especialista em cabelos coloridos.

Publicidade

O que é morena ruiva?

As buscas pelo termo morena ruiva nos sites de pesquisas como o Google apontam uma demanda por inspirações de mulheres negras com o cabelo ruivo. Qual o tom correto do cabelo ruivo para uma mulher de pele negra? Existem fotos de outras mulheres negras com o cabelo ruivo? É com esse termo que a pesquisa é comumente feita pelos usuários. Porém, não é possível abordar o tema sem trazer a problematização do conceito “moreno” quando direcionado às pessoas negras.

Para esclarecer mais sobre o problema conceitual do termo, a pesquisadora e historiadora, Viviane Inês Weschenfelder, pontua que “categorias como ‘moreno’ e ‘mulato’, vistas como resultado das ideologias da democracia racial e do branqueamento, são consideradas armas para ocultar a verdadeira ‘identidade negra'”. Assim, ao responder à demanda da pesquisa, também é necessário fazer uma reflexão sobre o uso mais adequado das categorias étnico-raciais. Por que evitar as palavras negra ou preta?

20 fotos de morenas ruivas que vão te inspirar a adotar o visual

É comum o medo de que os tons de ruivo possam não combinar ou até mesmo ficar artificial, e por isso essa cor às vezes acaba sendo deixada de lado. Porém, saiba que esse visual vem ganhando força entre as morenas cacheadas e virando tendência. Veja abaixo uma seleção de imagens de morenas ruivas para ajudá-la na escolha do tom que melhor combine com você.

1. O ruivo cobre avermelhado fica ótimo nas mulheres negras

2. E os tons de cobre mais intenso combinam também

3. Já o ruivo nude dá certo com todas

4. O ruivo claro destaca o comprimento do cabelo

5. Cada vez mais famosas estão aderindo ao ruivo

6. Isso acontece porque essa cor está em alta

morena-ruiva

Saskie Annie

Publicidade

7. O vermelho acobreado é recomendado para mulheres negras

9. O cobre intenso valoriza o tom de pele da mulher negra

9. Assim como para as crespas também

10. O cabelo cacheado ruivo não fica de fora

11. E a raiz natural dá um charme a mais para mulher negra ruiva

12. Além disso, tem os ruivos pastéis

13. O tom marsala faz a cacheada brilhar

14. Veja como cai bem a raiz natural com o marsala nas pontas

15. Assim como o cobre mais fechado

16. Pois ele dá harmonia ao visual

morena-ruiva

Cassia Sales

Publicidade

17. Além disso também evidencia as madeixas

18. Como já vimos, o ruivo é perfeito para cacheadas

19. E ainda fica super bem nas onduladas

20. Não tem erro com essa cor!

Os tons escuros de ruivo como bordô, vinho e marsala, podem combinar bastante com as mulheres negras e morenas. Mas isso não quer dizer que os demais tons de ruivos não sejam adequados, a seguir, a profissional Júlia Zanin explica um pouco sobre o processo de coloração pessoal e como fazer a análise para encontrar o melhor tom para sua cartela de cores.

Principais dúvidas sobre a cor ruiva em mulheres negras

Como escolher o melhor tom de ruivo para mulheres negras?

Júlia Zanin: Quando falamos sobre tom de cabelo, é comum que nossa primeira preocupação seja em relação ao quão clara ou escura é uma pele. Existem fatores, porém, que são muito mais importantes na hora de escolher sua nova coloração. Cada beleza possui três fatores principais: a temperatura, a suavidade e a profundidade de uma pele. Então, para realmente saber qual tom de ruivo se adéqua melhor para você, seria necessário ter ideia de onde sua beleza se encaixa nesses três fatores. É mais que altura de tom: e por mais que a análise com uma consultora de imagem seja necessária para uma resposta objetiva, darei mais exemplos para ajudar a encontrar seu ruivo ideal!

É necessário descolorir o cabelo para fazer a aplicação da cor?

Zanin: Por mais que o procedimento possa ser feito com descoloração, eu costumo aconselhar as clientes a não descolorirem. É possível, sim, termos tons de ruivo mais claros em cabelos que são naturalmente escuros. Mesmo que uma sessão não seja o suficiente para o tom que você queira – por exemplo, cabelos bem escuros para ruivos muito claros – o clareamento gradual é uma possibilidade. Com isso nós temos fios mais saudáveis e menor manutenção. O desbotamento costuma ser menor, bem mais bonito, e a cliente terá um cabelo muito mais tranquilo de cuidar.

Como é feito o ruivo em mulheres negras?

Publicidade

Zanin: Não existe diferença de um método convencional: precisa do diagnóstico da fibra – para avaliar a saúde, o quanto ela consegue clarear numa sessão só, etc – e, se possível, conversar bem com sua cliente para alinhar as expectativas dela. Muitas vezes ela pode querer um tom que não vai valorizar sua beleza. Exemplo: alguém de pele fria que quer um ruivo muito quente. Ela pode realizar a cor, com certeza, mas é legal explicar que isso pode ressaltar manchas e olheiras por ser uma cor contrária à cartela pessoal dela.

É possível ficar ruiva fazendo uso apenas do tonalizante ruivo?

Zanin: Para cabelos mais claros naturais, é possível tonalizar com um ruivo mais escuro que o cabelo da pessoa. Normalmente vamos ver um ruivo mais fechado que vai ter menos duração. É possível, mas não acho um método tão interessante.

Quais os tons de ruivo mais indicados para mulheres negras?

Zanin: Dentro do método sazonal expandido, nós temos 12 peles diferentes em 4 grupos com nomes de estações do ano. Cada grupo (verão, inverno, outono e primavera) terão três características principais. Por exemplo: Belezas outonais tem como característica profundidade, temperatura quente e suavidade. Já belezas invernais terão profundidade, temperatura fria e brilho. Com isso, temos 12 peles: cada uma com uma estação e uma característica que é mais presente. Independente da pele ser escura ou clara, são esses fatores que vamos levar em conta na hora de criar sua cor. Um ruivo marsala (que tem pigmento violeta, ou seja, frio), escuro ou com raiz esfumada e cores mais saturadas seriam um exemplo de sugestão de cor de melhor harmonia.

Qual o tempo médio de duração do procedimento?

Zanin: Em média 4 horas. O teste de mecha e o diagnóstico costumam levar 1 hora: importante ressaltar que o teste é necessário mesmo para cabelos naturais ou métodos sem descoloração, já que mesmo cabelos virgens podem reprovar no teste.

Qual a média de valores para o procedimento?

Zanin: É difícil dizer pois cada região e profissional vai trabalhar de um jeito. Você vai encontrar valores diferentes em salões grandes ou em capitais. Numa média bem longa, acredito que seja possível encontrar valores de R$ 300 até R$ 1000, dependendo do cabelo e do lugar escolhido.

Por fim, Zanin observa que “independentemente da cor de pele, existe um ruivo que vai se basear em sua temperatura de subtom, da saturação de suas cores naturais, e da profundidade de suas características. Esse método de avaliação para harmonia de cores vai muito além da altura de tom, e é muito mais efetivo do que analisar por essa lente” por isso, você pode, sim, ficar ruiva inobstante do seu tom de pele.

E aí, gostou? Saiba que os tons de ruivo sempre são uma ótima alternativa para quem deseja mudar radicalmente o visual. Depois de todo esse processo, veja como manter seus cabelos hidratados e saudáveis com máscaras de hidratação e continue com o visual lindo e arrasador.

Jornalista e mulher indígena. Integrante do coletivo de Mulheres Indígenas e Quilombolas da UFG. Faz pesquisas sobre cultura indígena e racismo. Apaixonada por gatos.