Lápis de olho: como usar esse item prático que faz toda diferença na make

O lápis de olho pode ser usado de várias formas para valorizar a maquiagem, seja o tradicional preto ou os tons nudes

Escrito por Maira Carnelossi

Foto: Reprodução / Make up by Lilit

Um dos maiores focos e desafios da maquiagem é valorizar a região dos olhos, seja para quem tem olhos pequenos e busca truques que aumentem os olhos ou para quem tem olhos grandes e quer um toque mais sensual no olhar.

Vários cosméticos combinados cumprem o papel de destacar os olhos, mas certamente o lápis de olho é um dos maiores e mais populares responsáveis por esse efeito. O lápis que pode ser o tradicional preto, marrom ou claro, no geral bege ou branco, são fundamentais, ainda mais se usados em conjunto.

Esse cosmético poderoso proporciona efeitos incríveis e possui diferentes funções, dependendo do local e da forma que é aplicado. Podendo evidenciar ou disfarçar algum ponto especifico da região dos olhos.

Além dos usos tradicionais e mais conhecidos do lápis, eles também podem ser usados para substituir outros cosméticos, como a sombra e o delineador, por exemplo. E também os tons nude podem iluminar a região das sobrancelhas e o canto interno do olho.

Guia do lápis de olho: segredos e formas de uso

Confira as dicas dos maquiadores Mario Silva, da Esmell Leblon, e Robson Assis, do Werner Coiffeur, para acertar nos usos do lápis de olho e explorar todo o potencial desse produto:

Leia também: Primer: o passo inicial para a maquiagem perfeita

Imagem: Dicas de Mulher

Segundo Mario, o lápis de olho pode ser mais poderoso do que parece. Ele explica que na falta de um delineador e sombra, o lápis pode salvar uma make nos olhos. Para escolher o melhor produto, o especialista dá a dica: “Os melhores pra mim são os mais macios, que deslizam e fixam bem na pele”, e para conferir se o lápis cumpre essa função ele indica sempre testar o produto no dorso da mão e em seguida checar a fixação.

De acordo com Robson, esfumar o traço e evitar o estilo bem certinho ajuda na durabilidade, pois deixa um efeito mais podrinho. “Sempre indico que a cliente use o lápis preto ou marrom fora da linha d’água, para abrir o olhar. Na própria linha d’água, use um lápis bege ou branco, pois vai aumentar ainda mais o olhar”, ensina.

A dica final de Robson sobre a aplicação do lápis de olho é: “Não há truque, pois os lápis são todos parecidos, e são mais fáceis de usar do que delineadores. O melhor traço será o mais praticado. A dica é praticar em frente ao espelho”. Certamente os testes te levarão a entender o tipo de traço e intensidade que mais favorecem seu olhar.

Dicas das blogueiras para você entender mais sobre o lápis de olho

Confira abaixo três vídeos de canais de beleza do Youtube que explicam mais sobre o uso do lápis de olho, comparando as pigmentações e ensinando novas formas de aplicar este produto.

Dicas infalíveis para o lápis de olho não borrar

Como o nome do vídeo já diz, a ideia é te ensinar truques para evitar os borrões do lápis de olho. Além das dicas, você vai encontrar sugestões de lápis bons e baratos para você comprar.

Leia também: Destaque seu olhar sem maquiagem com o alongamento de cílios

Lápis preto X Lápis Bege

Entender a função de cada cor de lápis é fundamental para saber em qual região dos olhos aplicá-lo. Jéssica Freitas, do canal Coisas de Jéssica, compara o resultado de cada cor e explica como usar cada uma.

5 maneiras de usar o lápis bege

Não tão popular quanto o lápis preto, o lápis bege ou branco pode ser utilizado de várias formas, trazendo diversos benefícios para a maquiagem. Nesse tutorial do canal Beauty&Beauty, você vai aprender truques para realçar a sobrancelha e a iluminar o canto interno do olho com o mesmo produto.

10 lápis de olho recomendadíssimos

As blogueiras de beleza costumam ser grandes autoridades no assunto, pois tem contato com diversas marcas e testam uma infinidade de produtos. Confira abaixo uma seleção de lápis de olhos testados e indicados por blogueiras, de diferentes marcas e valores.

Imagem: Dicas de Mulher

Lápis baratinhos

  1. Lápis Avon Ultra Color
  2. “Pra esfumar ele é ótimo e fica muito legal também como base de sombra, pois é bem macio, espalha com facilidade e não machuca os olhos.” – Juro Valendo

  3. Lápis Delineador de Olhos Marchetti, no Walmart
  4. “O lápis é bem macio e bem preto, tem o ‘corpinho’ todo preto com os detalhes dourados, achei lindo! É fácil de apontar, pois ele é de madeira mesmo e não de plástico.” – Mistura Feminina

    Leia também: Maquiagem de farmácia: 25 produtos que valem a pena experimentar

  5. Lápis para olhos Vult, na Drogasil
  6. “ Posso dizer que esse lápis é sim uma excelente opção para quem quer um lápis barato e que não borre muito!” – Blog Maquiagem de Dia

  7. Lápis de Olhos Maybelline Colossal Kajal, na Netfarma
  8. “Por ele ser um tantinho mais firme, a duração também é maior. Nos meus olhos, em dias de temperatura amena, ele não derreteu, nem marcou a pálpebra. Até na linha d’água ele durou bem!”Coisas de Diva

  9. Lápis Delineador Toque de Natureza, na Americanas
  10. “A qualidade dos lápis impressiona. Eles são sequinhos e ao mesmo tempo macios. Eles fixam bem e esfumam com facilidade.” – Pausa para Feminices

  11. Lápis Retrátil Vult Pele, na Netfarma
  12. “O lápis delineador para olhos da Dailus Matte na cor 10 Nude é um lápis bem macio, de fácil aplicação, espalha e esfuma bem deixando um acabamento matte.” – Faceirice

Lápis mais amados pelas blogueiras

  1. Lápis de Olhos 24/7 Double Ended Pencil, na Sephora
  2. “Acho ele muito macio, muito pigmentado e a duração é incrível.” – Coisas de Diva

    Leia também: 10 combinações de maquiagem lindas para você sair do básico

  3. Super Delineador Mega Impact

    “E esse é definitivamente o lápis mais preto de todos os lápis pretos! Ele é ideal para uso na linha d’água do olho.” – E ai beleza

  4. Lápis de Contorno de Olhos Bourjois, na Americanas
  5. “Uso mais o da Bourjois, porque o bege dele é um pouco mais escuro e eu acho que fica mais natural na minha pessoa.” – 2Beauty

  6. Lápis à prova d’água Natura Una

    “Estou passada com a qualidade desse lápis, ele realmente dura horrores nos olhos! E dura muuito na linha d’água.” – Claudinha Stoco

  7. Lápis de Olhos Power Point Eye Pencil, na Sephora
  8. “É muito macio, não borra e a duração é boa. Dá para usar ele também como delineador.” – Estilo da Olivia

4 makes arrasadoras para você fazer com lápis de olho

Confira abaixo quatro tutoriais de maquiagem que tem o lápis de olho como estrela. Você encontrará desde como fazer um olho marcado usando o lápis como cosmético principal, até truques para favorecer os olhos pequenos.

1 Lápis, 7 Makes

No tutorial apresentado pela blogueira especialista em maquiagem, Vic Ceridono, ela comenta sobre a versatilidade do lápis preto e sobre as diferentes formas que ele pode ser utilizado. Vic apresenta sete maquiagens em que o lápis exerce diferentes funções, como sombra e delineador, por exemplo, e sempre valoriza o olhar.

Lápis de olho sem borrar

A região dos olhos e a aplicação do lápis de olho é o ponto central do vídeo da youtuber Juliana Goes. Com a ajuda de pincel e sombra, ela ensina truques para evitar que o lápis derreta ou borre.

Olho preto fácil para iniciantes

Para quem não tem muita prática na maquiagem esse tutorial específico para iniciantes da Mariana Saad é um ótimo começo. Os olhos bem marcados tem a maquiagem iniciada pelo lápis preto aplicado na base do olho e finalizada pelo efeito esfumado do pincel.

Maquiagem para olhos pequenos

Diferentes dos outros tutoriais, o lápis nude é o foco desse vídeo para aumentar os olhos pequenos. A youtuber Rayssa Eckert ensina uma maquiagem bem iluminada e com os olhos marcados do jeito mais indicado para parecerem maiores e ficarem em evidência.

Agora que você já aprendeu várias dicas para valorizar o olhar com o lápis de olho, aprimore as técnicas que você já tem para arrasar no visual.

Assuntos: Maquiagem

Dicas pela Web
Comentários