Moda e Beleza

Saiba como platinar o cabelo e confira os cuidados essenciais

Kirsten Dunst

Atualizado em 01.09.22

O cabelo platinado é um sonho que, muitas vezes, parece impossível de ser alcançado. Seja pela dificuldade, pela rotina de cuidados necessários ou, ainda, pelo preço, há quem desista dele. No entanto, ele é possível! Continue lendo e saiba como platinar o cabelo, veja cuidados e sugestões de produtos.

Platinar o cabelo faz mal?

Platinar o cabelo é um dos processos mais agressivos aos fios, portanto pode, sim, fazer mal para o cabelo. A hairstylist Megue Costa, idealizadora do Emme Vip, nos explica porque esse procedimento é tão invasivo. “A descoloração retira todo o pigmento e, quando isso acontece, retira massa capilar, proteínas e lipídios.”

No entanto, com alguns cuidados, é possível passar pelo procedimento com menos danos e garantir a saúde dos fios. Por isso, confira a seguir os 6 cuidados essenciais ao platinar os fios listados por Megue:

6 cuidados essenciais para conquistar e manter o cabelo platinado com saúde

  1. Realizar o teste de mecha: se o cabelo for natural, Megue recomenda o teste de mecha para verificar o quanto a descoloração danificará a estrutura capilar. Se necessário, “pode fazer reconstruções com produtos à base de queratina, que dão força e estrutura para o fio”, recomenda. Caso o cabelo tenha químicas como progressiva, tinturas ou luzes, ele precisará de ainda mais atenção. “O ideal é que faça o teste de mecha para ver como será a agressão e o profissional monte um cronograma capilar”, explica a hairstylist.
  2. Utilizar plex: durante o processo de descoloração, Megue salienta a importância de utilizar plex junto ao pó descolorante. O plex é um produto que diminui os danos causados pela descoloração e ajuda a manter os fios mais saudáveis.
  3. Tratar após cada descoloração: para platinar os fios, muitas vezes, é preciso realizar mais de uma descoloração para atingir o tom desejado. A hairstylist recomenda que, a cada descoloração, os fios sejam tratados para recuperá-los.
  4. Ao final, realizar uma reconstrução: após terminar o procedimento por completo, o ideal é que seja realizado um tratamento de reconstrução capilar para recuperar os fios.
  5. Ter um cronograma capilar: os cabelos platinados exigem uma rotina de cuidados a ser seguida. O cronograma capilar deve ser realizado com três máscaras de tratamento: “uma de nutrição, que vai devolver proteínas e lipídios; uma de hidratação, que vai fornecer mais água para esse cabelo, que geralmente fica muito ressecado com o descolorante; e uma de reconstrução, que vai devolver queratina, massa e estrutura para a fibra capilar”, explica Megue.
  6. Retocar a raiz a cada 30 dias: o ideal é não esperar muito tempo entre um retoque e outro. “Com 30 dias, o cabelo está bem pertinho da raiz ainda, tem só 1 cm de crescimento, e aí esquenta bem o produto, a raiz clareia rápido e não precisa ficar muito tempo com o produto no cabelo”, explica a hairstylist. Dessa forma, o cabelo se mantém mais saudável.

Antes de saber como platinar o cabelo, é muito importante conhecer todos os cuidados necessários, não é mesmo? Além das precauções citadas, é importante que o procedimento seja realizado por um(a) profissional especialista em descoloração. O mesmo vale para o retoque da raiz, que deve ser feito a cada 30 dias, também no salão.

Como platinar o cabelo passo a passo

A manutenção do cabelo platinado pode ser feita em casa, caso você tenha experiência. Para isso, confira tutoriais e aprenda!

Publicidade

Como platinar o cabelo com matizador

  • Máscara matizadora
  • Luvas
  • Escova de cabelo
  1. Lave o cabelo apenas com shampoo;
  2. Com os fios úmidos, separe em mechas;
  3. Espalhe uniformemente a máscara, utilizando luvas para não manchar as mãos;
  4. Penteie os fios com uma escova para ajudar a espalhar;
  5. Deixe agir por 5 a 10 minutos;
  6. Enxágue e finalize como desejar.

O matizador platinado é ideal para quem quer desamarelar os fios. Veja o vídeo para visualizar o passo a passo e ver a diferença que esse produto faz no cabelo!

Como retocar a raiz do platinado

  • Spray protetor
  • Óleo de coco
  • Pó descolorante
  • Água oxigenada 20 vol.
  • Queratina líquida
  1. Comece espirrando o spray protetor por todo o cabelo;
  2. Espalhe o óleo de coco na região da raiz, onde será feita a descoloração;
  3. Prepare o pó descolorante com a água oxigenada: duas medidas de pó para três de água oxigenada;
  4. Coloque uma colher de queratina líquida e misture;
  5. Aplique na raiz com cuidado e deixe agir;
  6. Enxágue e repita o procedimento se necessário. Se não, já pode finalizar.

No vídeo, é mostrada a rotina de cuidados para manter o cabelo no tom platinado. É indicado que o retoque de raiz não ultrapasse os 40 dias – é até melhor retocar com menos tempo para evitar manchas. Assista ao vídeo para ver o tutorial:

Tutorial para cachos e crespos divinamente platinados

  • Máscara de tratamento branca
  • Violeta genciana
  • Tonalizante banho de brilho
  1. Comece misturando a máscara com algumas gotas de violeta genciana;
  2. Adicione uma pequena quantidade do tonalizante;
  3. Aplique nos fios para matizar;
  4. Deixe agir por alguns minutos;
  5. Enxágue e finalize como de costume.

Para manter seus cachos platinados bonitos e hidratados, veja o vídeo e confira ao tutorial abaixo:

Publicidade

Cabelo curto platinado fácil

  • Pó descolorante com neutralizante
  • Água oxigenada 20 vol.
  • Papel-alumínio
  • Shampoo matizador
  1. Prepare o pó descolorante com a água oxigenada seguindo as recomendações da fabricante;
  2. Espalhe por todo o cabelo;
  3. Coloque um pedaço de papel-alumínio na cabeça para potencializar o efeito;
  4. Deixe agir pelo tempo recomendado;
  5. Enxágue e repita o procedimento, caso necessário;
  6. Por fim, lave com o shampoo matizador e finalize como desejar.

Os cabelos curtos são os mais fáceis de platinar e os que menos correm o risco de manchar. No entanto, quanto mais curto o cabelo, mais os produtos precisam ser de boa qualidade para não prejudicar o couro cabeludo. Atente-se a isso e assista ao vídeo para conferir como fazer no seu:

Descolorir os cabelos é um procedimento bastante arriscado – ainda mais no caso dos platinados, em que é preciso clarear vários tons. Por isso, só faça em casa se tiver experiência e após o teste de mecha. Na dúvida, sempre procure por profissionais de confiança.

Os melhores produtos para platinar o cabelo

Para garantir um platinado de arrasar, além de contar com ajuda profissional, você precisa utilizar os produtinhos certos. Por isso, listamos 7 opções de acordo com as recomendações de Megue e as avaliações das blogueiras. Confira!

1. Tonalizante Avora Splendore banho de brilho cinza – $

Dicas de Mulher

O banho de brilho ajuda a manter a cor do seu platinado em dia. Além disso, é uma opção de tratamento, já que possui agentes condicionantes que hidratam profundamente o cabelo. Uma opção com bom custo-benefício para cuidar do seu platinado!

2. Tonalizante Dialight L´Oréal – $

Dicas de Mulher

Mais uma opção em conta para manter o seu platinado. Apresenta diversas opções para platinados, com tons rosados, acinzentados, pérola, entre outros. É possível também misturar algumas cores para chegar ao tom desejado.

Publicidade

3. Máscara matizadora Amend – $

Dicas de Mulher

A maior vantagem do uso de máscaras para matizar é a praticidade. Afinal, é possível utilizar enquanto lava os cabelos no banho. Para quem tem uma rotina corrida e não quer gastar muito tempo na manutenção da cor, é uma boa opção! Essa é ideal para platinados acinzentados e hidrata os fios.

4. Máscara matizadora Salon Line – $

Dicas de Mulher

Quem possui cabelos crespos ou cacheados e quer manter o platinado precisa de ainda mais cuidados. Isso porque você não quer perder a definição, não é mesmo? Essa máscara matizadora é ideal para esses cabelos, pois possui óleos e traz o efeito matizado com nutrição.

5. Tinta Keune cor 1000 – $$

Dicas de Mulher

É uma das poucas tinturas que podem ser utilizadas para o retoque de raiz dos platinados e loiros claros. Quando o procedimento é feito mensalmente, é o produto ideal para realizar o retoque com o menor dano possível aos fios.

6. Pó descolorante L´Oréal Blond Studio 8 – $$$$

Dicas de Mulher

Dispensa a adição de plex, pois já vem com essa tecnologia protetora que auxilia na saúde dos fios durante a descoloração. Assim, apesar de ser um pó descolorante um pouco mais caro, você acaba economizando no tratamento. Além disso, possui ação rápida e clareia até 8 tons por descoloração, sendo ideal para os platinados.

7. Olaplex – $$$$$

Dicas de Mulher

É um dos plex mais famosos do mercado e um dos primeiros a trazer essa tecnologia. O valor é alto, mas a qualidade compensa: afinal, os cabelos ficam bem tratados desde a primeira descoloração. Dessa forma, seu platinado ficará bonito por mais tempo!

Pode parecer um sonho distante platinar os cabelos, mas, com os devidos cuidados e bons produtos, você pode se jogar nele sem medo! E, se você quer saber como platinar o cabelo naturalmente, confira como deixar o cabelo branco e se inspire!

Comunicóloga em multimeios e mestra em Ciências Sociais. Sagitariana com ascendente em aquário, aventureira e em constante expansão. Vegana, ama cores quentes, dias frios e só usa cintura alta.