As 10 melhores gurus de beleza para seguir no Youtube

Blogueiras fazem sucesso apostando em tendências de beleza e tutoriais de maquiagem

Escrito por Sïlvia Henz

Da esquerda para a direita: Camila Coelho, Marina Smith, Karen Bachini, Niina Secrets, Lia Camargo e Vic Ceridono. Foto: Reprodução

O boom dos blogs de moda e beleza mudou completamente a forma como os indivíduos (em especial as mulheres) consomem. As novidades, que antes vinham majoritariamente das revistas e programas televisão especializados, agora estão mais democráticas que nunca: a informação vem por meio da internet já com nome, preço, pontos de venda e o mais importante, a crítica.

Foi justamente por esse ponto que os fabricantes de cosméticos resolveram convidar essas consumidoras influentes para os lançamentos e enviar-lhes novidades pelo correio para que elas conheçam e, se gostarem, façam uma crítica positiva.

As blogueiras mais famosas da internet são as que conseguem seguir melhor o modelo “eu testei por vocês” e o “faça você mesma”.

A dosagem certa de críticas, tutoriais de maquiagem ou cabelo e um pouquinho de curiosidade – muitas delas fazem vídeos comentando suas últimas compras – parece ser a fórmula perfeita. Confira 10 delas que se destacam na blogosfera atualmente.

1. Petiscos por Julia Petit

Se você tem 25 anos ou mais, provavelmente a primeira blogueira de beleza da qual ouve falar é a Julia Petit. Ela popularizou a fórmula de tutoriais de maquiagem e cabelo no estilo “faça junto”, com pouca ou nenhuma edição. Hoje, mesmo apresentando um programa na GNT e liderando a equipe que cuida do seu site, ainda o atualiza pessoalmente e faz tutoriais como esse da sua make e cabelo para a SPFW.

2. Dia de Beauté por Victoria Ceridono

Victoria Ceridono além de blogueira é jornalista, ela também ganhou espaço na midia “tradicional” por ser extremamente competente e apaixonada pelo universo maquiagem. Hoje é editora de beleza da Vogue, onde também fica hospedado seu blog.

3. Espelho Meu por Alice Salazar

A gaúcha Alice Salazar ganhou fama após o video “Como você se maquiava antes e como se maquia agora”, no qual destaca erros realmente comuns, truques fáceis e 100% eficazes para uma maquiagem com ar de profissional. O bom-humor também é marca registrada nos seus videos de até meia-hora nos quais faz maquiagens, canta, faz piada, comenta novela e “fala” com seus fãs.

4. Supervaidosa por Camila Coelho

Camila Coelho é uma da safra das blogueiras mais novas, ou seja, das que sabiam o potencial que um blog tinha de abrir portas e render dinheiro. Ela faz look do dia, tutoriais de maquiagem em vídeo e comentários sobre novos produtos que ela testou.

5. Pausa para Feminices por Bruna Tavares

Além dos tutoriais e avaliações de produtos, Bruna Tavares do Pausa para Feminices abre espaço para outras colunistas e para as leitoras, o que é muito benéfico para o blog. Afinal, a opinião de 4, 5, 100, às vezes vale mais da que de uma especialista, ainda mais em tempos de publicidade não sinalizada. As leitoras participam do seu blog por email, Facebook ou Instagram.

6. Coisas de Diva por Sabrina, Marina e Thaís

O blog Coisas de Diva tem como característica principal o fato das três blogueiras responsáveis serem “gente como a gente”, ou seja, o blog é acessível, as dicas de produtos têm ítens que custam menos de três dígitos e/ou que podem ser encontrados na farmácia do seu bairro – e não apenas fora do país.

7. Just Lia por Lia Camargo

Lia Camargo faz rankings de produtos e compara no melhor modelo “testei para vocês”. Logo, o blog Just Lia é ideal para a fase pré-compra, quando você ouve falar de um produto e quer saber se ele vale mesmo o investimento. Na seção “O Que Eles Pensam”, você pode ler a opinião masculina sobre tendências de e beleza.

8. 2beauty por Marina Smith

O blog tem além de dicas e tutoriais, resenhas bem completes sobre lançamentos. Marina Smith aprendeu a se maquiar com tutoriais no Youtube e hoje mantém essa tradição, mas passou de aluna à professora.

9. E aí, beleza? Por Karen Bachini

A palavra-chave para entender a blogueira Karen Bachini do “E aí, Beleza?” é alto-astral. Seja para falar de creme para as mãos, de um novo produto que ela descobriu, de uma nova loja que abriu ou para ensinar a fazer um produto novo misturando coisas que você já tem em casa, Karen sempre faz vídeos bem-humorados com direito à participação do seu cãozinho pug. Toda essa simpatia, somada ao didatismo natural de Karen explica os 170 mil seguidores no seu canal do YouTube.

10. Niina Secrets

Uma garota de apenas 19 anos que sabe se maquiar bem, fazer penteados mil e que já teve problemas de pele tem mesmo muitos segredos para compartilhar. Bruna, que prefere ser chamada de Nina, segue um estilo de blog autoral, ou seja, além de dicas de beleza ela divide um pouco do seu cotidiano com os leitores. O blog é ótimo para dar ideias em dias de pouca criatividade, a frase que resume Niina Secrets é “eu também consigo”.

Assuntos: Cabelos, Maquiagem

Dicas pela Web