Repelentes caseiros

Confira a receita de repelente caseiro e veja dicas para se livrar dos mosquitos

Por Andressa Dias
Atualizado em 01/07/2013 16:25

repelentes caseiros Repelentes caseiros

Mosquitos são os visitantes mais desagradáveis que podem rondar o nosso lar. Eles transmitem doenças além de causar incômodo e alergia com as suas picadas.

Quem é alérgico a picada de inseto sabe o quanto uma simples picada pode inchar, arder e incomodar bastante. Por isso, é importante se valer de alguns recursos para se livrar desses temidos visitantes.

Existem no mercado diversos tipos de repelentes industrializados, mas quem não gosta de comprar produtos industrializados pode optar por repelentes caseiros para mandar os insetos para longe de sua casa.

A seguir apresentamos uma receita de repelente caseiro que pode ser feita com produtos que você encontra facilmente em qualquer mercado. Seu modo de preparo também é muito prático. O único ponto negativo de fazer esse repelente caseiro é que ele demora quatro dias para ficar pronta, mas vale a pena experimentar fazer a receita em casa.

Repelente caseiro

Este repelente da receita ode ser usado tanto como repelente para aplicar em si mesmo quanto em ambientes. A aplicação do repelente pode ser feita com um borrifador ou com a ajuda de um algodão para passar em partes como cotovelos, punhos, joelhos e tornozelos. O repelente deve ser reaplicado novamente se você entrar na água (piscinas, rios) ou se suar muito.

Ingredientes

  • 500 ml (1/2 litro) de álcool líquido
  • 10 gramas de cravo-da-índia (1 pacote)
  • 100 ml de óleo corporal com um aroma de sua preferência

Modo de preparo

  1. Junte o álcool líquido e os cravos em um frasco totalmente fechado e que não seja transparente e não permita a passagem de luz, isso é essencial para que o repelente seja preparado da maneira correta;
  2. Deixe a solução que você preparou descansar por quatro dias. Durante esses dias, deve-se agitar o frasco duas vezes ao dia – uma de manhã e uma à noite;
  3. Depois do período de solução, o próximo passo é coar a solução para separar os cravos e o líquido. Os cravos podem ser descartados;
  4. Por fim, acrescente o óleo corporal para dar aroma e agite a solução para misturar.

Repelentes naturais

Existem também alguns repelentes naturais, o que é o caso do cravo, usado na receita acima. Entre esses repelentes também está a citronela, que pode ser extraída da casca de laranja.

O vinagre também pode ser usado como repelente natural, uma vez que seu aroma ácido irrita os insetos como moscas e mosquitos.

Mais dicas para se proteger dos insetos

Outra maneira de proteger sua casa dos mosquitos é deixar as portas e janelas fechadas no final da tarde, horário em que eles mais costumam aparecer. Além disso, deve-se evitar deixar restos de comida e lixos abertos, pois isso pode atrair mais insetos.

Uma opção que também pode ser muito prática para afastar os indesejados insetos da sua casa é usar velas repelentes nos cômodos. Porém, é importante tomar muito cuidado para não causar um incêndio.

Agora que você já conhece diversas alternativas para afastar os insetos, basta escolher qual é a que melhor se encaixa no seu estilo de vida e se ver livre desses pequenos problemas.