Dicas de Mulher Dicas de Moda

Mocassim para todos os estilos e ocasiões

Confira diversas formas de usar os mocassins e inspire-se com looks incríveis das blogueiras com o calçado

em 23/10/2015

Foto: Reprodução / Marina Casemiro

Foto: Reprodução / Marina Casemiro

A moda nunca esteve tão democrática e cada vez mais as referências de estilo se misturam entre os gêneros. Cores e estampas suaves preenchem o figurino dos homens assim como peças tradicionalmente masculinas são incorporadas ao guarda-roupa feminino livres de quaisquer restrições. Um exemplo? O mocassim! Ele que sempre foi um sapato usado há gerações, voltou com tudo nas últimas temporadas e dessa vez nos mais variados modelos que vão agradar a todos os estilos.

Originalmente masculino, o mocassim foi criado por volta do ano de 1600 por nativos americanos que tinham a necessidade de proteger os pés em suas cruzadas e caçadas sem perder a sensibilidade ao chão.

Centenas de anos depois, o modelo ganhou força nas ruas ao se popularizar entre os homens na década de 60 através de astros como Elvis Presley. Nas décadas de 80 e 90 foi a vez da mulherada entrar na moda do mocassim e desde então ele nunca mais foi embora de vez.

Apesar das características rústicas, hoje o mocassim pode ser usado em praticamente qualquer ocasião, pois são encontrados em diversos modelos, desde o tradicional com sola rasteira e cores terrosas até mesmo os ousados modelos com salto ou coloridos.

Outra vantagem do mocassim é a facilidade de combiná-los com looks em qualquer estação, portanto não tenha medo de arriscar composições com ele. Conheça algumas dicas que vão te ajudar a escolher o mocassim ideal para cada tipo de roupa e ocasião.

Como usar looks com mocassim

Foto: Reprodução / Layla Monteiro

Foto: Reprodução / Layla Monteiro

Por geralmente apresentarem características convencionais e masculinas, os mocassins são facilmente combinados com peças mais modernas e femininas, assim o visual contrasta e fica mais interessante. Eles também são casuais e super confortáveis, por isso são uma ótima escolha para o dia a dia. Invista em acessórios modernos para fugir do óbvio e pronto! Você estará linda, leve e solta, prontinha para desfilar com seu mocassim por aí! Confira mais dicas para arrasar dos pés a cabeça.

Looks com saia

Segundo Bia Kawasaki, consultora de estilo, stylist e autora do livro “Dress Code: Impacto da Imagem Pessoal nos Negócios”, a combinação de mocassim e saia é super possível, porém, por ser um sapato mais adequado para os dias mais frescos, dependendo da ocasião pode não ser a melhor escolha. A dica é apostar na composição saia + mocassim nos dias mais quentes do inverno ou nos típicos dias chuvosos de verão. Outra dica da Bia é incrementar o look com bolsas grandes ou de alça transpassada.

Looks com jeans

O jeans é o melhor amigo do mocassim e com ele é impossível errar. Vale usar com regata ou camiseta para o dia a dia ou com camisa para um look mais profissional. Para os dias mais frios, valorize o visual com suéteres, tricot ou uma jaqueta pesada.

Looks com shorts

A dica para combinar mocassim com shorts é a mesma dica para combinar com saia. Bolsas grandes são bem vindas e a atenção para o clima do dia é fundamental. Use com blusas soltinhas para compensar as pernas de fora.

Looks com calças

A melhor peça para usar com mocassim é a calça comprida e isso não se aplica apenas ao jeans. Existem uma infinidade de modelos pra você escolher e combinar. A dica da Bia é de ouro: “Se possível, dobre a barra da calça para dar um charme extra ao look”.

Looks com vestido

O vestido pode trazer um visual totalmente inesperado quando usado com mocassim. Aproveite a composição com poucas peças para brincar com as cores e não esqueça de investir nos acessórios certos. Os mocassins com salto são os mais indicados, principalmente para deixar o visual menos casual.

Looks para noite ou baladas

Nesse ponto Bia Kawasaki é categórica: “Mocassim não vai a festas e não vai a eventos formais”, porém é possível criar looks interessantes quando a ocasião não exigir muita produção ou o ambiente não for muito formal. Barzinhos, jantares e uma ida ao teatro são momentos onde o mocassim pode entrar no look noturno de forma adequada e elegante.

Looks de inverno

O mocassim foi feito para o inverno e é a estação para brilhar com ele. Aposte em acessórios como mantas e cachecóis para incrementar. Ponchos e xales também são complementos perfeitos mas tenha cuidado para não deixar o visual careta demais. Bia alerta para não usar o mocassim com meia, a não ser que o seu estilo e personalidade combinem com a pegada college ou tomboy.

10 mocassins para comprar pela internet

Se você já está pensando em inúmeros looks para usar com mocassim mas ainda não garantiu o seu, confira a nossa seleção incrível com lindos modelos das lojas virtuais pra você se apaixonar e comprar.

Looks para inspirar

E se ainda falta inspiração para aderir ao mocassim que tal olhar a galeria abaixo? Diversos looks apaixonantes das blogueiras usando e abusando dos mocassins pra você usar como referência ou simplesmente suspirar. Aprecie!

Os mocassins podem ser muito diferentes entre si e isso pode depender da cor, do tipo da sola ou do material. As cores neutras são sempre mais indicadas mas escolher um modelo colorido quando o look for todo preto ou branco pode fazer muita diferença dando mais graça ao visual.

Para fechar, Bia lembra: “Em moda é sempre muito importante ter em mente que você se comunica ao se vestir.” Portanto, adote o seu estilo e crie uma composição que demonstre a sua personalidade. E quando se trata de algo tão charmoso e único como o mocassim isso não é difícil.

Curta nossa página no Facebook
Comentários
Dicas relacionadas