Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Babosa: conheça seus inúmeros benefícios à saúde e à beleza da mulher

Ela está presente em fórmulas de xampus, condicionadores, loções, hidratantes corporais e pode ser usada ainda em receitas caseiras

em 02/10/2014

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Provavelmente você já ouviu falar, algum dia, sobre babosa (também conhecida como Aloe vera). Ela está presente em fórmulas de xampus, condicionadores, loções pós-sol, hidratantes etc. Porém, a verdade é que a maioria das pessoas não sabe a forma correta de usar a babosa e nem quais benefícios ela, de fato, oferece. Abaixo você tira todas as suas dúvidas sobre o assunto:

O que é babosa e quais são seus benefícios?

Karina Altieri, nutricionista da Onodera Estética, destaca que a babosa é uma planta medicinal, também conhecida como Aloe vera, que cresce espontaneamente na região nordeste do Brasil e pode chegar a 1 metro de altura. “Ela é cultivada para fins medicinais, cosméticos e ornamentais”, destaca a profissional.

A hairstylist Ana Paula Nesi, do Studio de Beleza Sonia Nesi, comenta que a babosa é conhecida como “a planta da beleza”, pois é muito completa: “possui dezoito aminoácidos essenciais à formação da proteína. Além disso, é rica em vitamina A, C, E, B1, B2, B3, B6, B12 e B13. Possui propriedades hidratantes, com ação regeneradora, desintoxicante e revigorante”, diz.

A nutricionista Karina Altieri destaca ainda as propriedades cicatrizantes e antimicrobianas da babosa. “Ela é muito conhecida por seus benefícios estéticos. O gel encontrado na parte interna das folhas tem poder acelerador e regenerativo das células da pele. Por isso, a planta é muito utilizada em cremes, loções e pomadas, já que seus ativos potencializam a hidratação e a cicatrização, atuando contra o envelhecimento precoce da pele”, explica.

Ainda de acordo com a nutricionista Karina, os nutrientes presentes no gel da babosa têm grande valor nutricional e, em sua composição, apresentam: manganês, magnésio, cálcio, ferro, zinco, selênio, vitaminas (complexo B, C e E) – com propriedades antioxidantes.

“Além desses benefícios, quando consumida como suco, a babosa contribui nos processos digestivos, por sua ação cicatrizante, age beneficiando a mucosa”, acrescenta Karina Altieri.

Receitas caseiras com babosa

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Babosa para os cabelos

Ana Paula Nesi destaca que, para usufruir dos benefícios que a babosa pode oferecer aos cabelos, usa-se a polpa, porque é nela que estão os nutrientes (tanto em cosméticos como em receitas caseiras).

Abaixo a hairstylist ensina como fazer uma receita caseira com babosa para hidratar os fios:

  1. Bater no liquidificador a polpa de uma folha de babosa com 100 ml de água;
  2. Após lavar o cabelo como de costume, aplicar a mistura nos fios como uma hidratação;
  3. Deixar agir por cerca de 20 minutos;
  4. Decorrido o tempo, lavar os cabelos normalmente retirando bem toda a babosa dos fios.

“Essa hidratação pode ser feita de 15 em 15 dias. Com certeza você notará os benefícios hidratantes e reconstrutores que a babosa garante ao cabelo, além de brilho e vitalidade”, comenta Ana Paula Nesi.

Babosa para cuidados com a pele

A babosa é muito utilizada em cremes, loções e pomadas, já que seus ativos potencializam a hidratação e a cicatrização, atuando contra o envelhecimento precoce da pele. Mas há também algumas opções de receitas caseiras para quem quer usufruir dos benefícios da planta. Abaixo você confere duas bem conhecidas:

1. Máscara facial de babosa com leite

  1. Retirar o gel da babosa;
  2. Numa vasilha, misturar 2 colheres (sopa) do gel da babosa com leite e suco de 1/2 limão;
  3. À noite, passar no rosto, tomando cuidado para não cair nos olhos;
  4. Deixar agir a noite toda;
  5. No dia seguinte, enxaguar muito bem com água fria, e secar com uma toalha macia;
  6. Finalizar com seu hidratante preferido e com um bom protetor solar.

2. Máscara facial de babosa com mel

  1. Retirar o gel da babosa;
  2. Numa vasilha, misturar 2 colheres (sopa) do gel da babosa com 3 colheres (chá) de mel e suco de meio limão;
  3. À noite, aplicar a máscara em todo o rosto;
  4. Deixar agir por 15 minutos;
  5. Enxaguar bem.

Consumo do suco de babosa

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Além de ser usada em cremes e loções de uso tópico, de estar presente em fórmulas de xampus e condicionadores, o gel da babosa pode ser utilizado como suco, oferecendo, inclusive, ótimos benefícios à saúde. Confira:

Ajuda na perda de peso: com o consumo do suco de babosa, há melhor absorção de nutrientes e maior eliminação de toxinas, além do efeito anti-inflamatório – que faz com que o corpo desinche.

Melhora no sistema imunológico: a babosa dá ao organismo as reservas necessárias para ele utilizar de acordo com suas necessidades. Ou seja, consumir o suco de babosa com certa regularidade reforça o sistema imunológico.

Contribui com a saúde bucal: o consumo do suco de babosa pode contribuir de forma excelente para a saúde dos dentes e gengivas.

Auxilia a digestão: o suco de babosa oferece a manutenção de um trato digestivo saudável, assegurando que os nutrientes provenientes da alimentação sejam absorvidos pelas células. A babosa tem ainda propriedades desintoxicantes, ajuda a manter a flora intestinal em equilíbrio e seu consumo ajuda no alívio da indigestão e de outros problemas digestivos.

Combate ao envelhecimento precoce: o consumo do suco de babosa também colabora para a manutenção de uma pele mais saudável e bonita, já que, utilizando-se dos nutrientes da babosa, a pele combate de forma mais eficiente os efeitos do envelhecimento precoce.

Contribui para a beleza da mulher: como o suco de babosa proporciona um bom funcionamento do organismo, não só a pele, mas cabelos e unhas também ficam mais bonitos e saudáveis.

Ajuda a manter o coração saudável: alguns estudos recentes apontam que o suco de babosa pode ajudar a aumentar a circulação, reduzir o colesterol, as triglicérides e os níveis de lipídios da gordura no sangue. Também pode oferecer alívio de tensões, ajudando a reduzir a pressão arterial e a manter o coração saudável.

Como deve ser feito o consumo do suco de babosa?

A nutricionista Karina Altieri explica que o consumo do suco de babosa pode ser diário, porém, não é recomendada a ingestão de mais de 100 ml por dia. “Isso porque ele contém substâncias que alteram o funcionamento do sistema digestivo. Além disso, o suco deve ser adquirido em lojas especializadas e fabricantes confiáveis”, destaca.

“Vale ressaltar que não são recomendadas receitas caseiras para o consumo da babosa, pois a casca externa da babosa apresenta substâncias tóxicas quem podem desencadear sérios problemas de intoxicação estomacal”, acrescenta a profissional.

11 usos surpreendentes da babosa

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

Abaixo você conhece ainda usos surpreendentes da Aloe vera e mais bons motivos para adorá-la:

1. Tratamento de queimaduras leves e queimaduras solares: como o gel tem efeito refrescante, hidratante e cicatrizante, você só precisa abrir uma folha e esfregar o interior sobre sua pele para encontrar alívio imediato. É realmente uma ótima loção pós-sol!

2. Alívio nas picadas de insetos: os efeitos anti-inflamatórios e refrescantes da babosa ajudam e muito a aliviar a coceira de picadas de insetos.

3. Massagem relaxante: presenteie-se com uma massagem corporal relaxante. Basta passar a parte interna da folha de babosa sobre o corpo antes do banho.

4. Esfoliação para os pés: misture meia xícara de farinha de aveia, meia xícara de farinha de milho, quatro colheres de sopa de gel de Aloe vera e meia xícara de loção corporal sem cheiro. Massageie seus pés com a mistura e depois enxague.

5. Alívio para bolhas: passe um pouco do gel de babosa sobre bolhas que se formam, por exemplo, nos pés, para um alívio e uma cicatrização mais rápidos.

6. Hidratação da pele: o gel da babosa pode ser uma excelente opção de hidratante natural para quem tem a pele seca.

7. Prevenção de cicatrizes e estrias: basta utilizar o gel de babosa em áreas do corpo mais propensas a isso, como pernas, barriga, glúteos.

8. Tratamento de verrugas: em alguns casos, aplicar gel de babosa pode ajudar a diminuir uma verruga.

9. Ajuda no crescimento dos cabelos: basta massagear o gel de babosa no couro cabeludo, deixando-o agir por 30 minutos e, depois, enxaguar.

10. Remoção de maquiagem: aplique um pouco do gel no rosto, tomando cuidado com os olhos e depois enxague.

11. Alívio nos sintomas da asma: ferva um pouco de água com o gel da babosa em uma panela e respire o vapor para aliviar os sintomas da asma.

Gostou das dicas? Agora você já conhece os inúmeros benefícios que a babosa pode oferecer. Mas lembre-se: se optar por consumi-la, o suco de Aloe vera deve ser adquirido em lojas especializadas e fabricantes confiáveis. Receitas caseiras neste sentido são totalmente contraindicadas já que a casca externa da babosa contém substâncias tóxicas.

Comentários
Dicas relacionadas