Dicas de Mulher Dicas de Saúde

70 receitas de sobremesas maravilhosas para adoçar o seu dia

Aprenda a preparar receitas saborosas e variadas para agradar os mais diferentes paladares e tornar o momento especial

em 16/08/2016

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

De origem provável em banquetes medievais, a sobremesa era representada em forma de frutas consumidas entre um prato e outro para limpar o paladar e prepara-lo para os pratos seguintes.

Por muito tempo esta tradição de misturar alimentos diversos se manteve. Porém foi à partir de 1533, através de Catarina de Médicis, a qual introduziu regras de etiqueta, que a culinária se tornou como conhecemos atualmente. Graças à ela, a sobremesa ganhou lugar importante nas refeições e é considerado o desfecho ideal de um almoço ou jantar.

Ao analisarmos através da língua portuguesa, a palavra por si só já quer dizer: “aquilo que sucede a refeição principal”. Seja com poucos ingredientes e fácil preparo, ou mesmo pratos mais elaborados com ares gourmet, uma boa sobremesa trará maior encanto para sua refeição e a fechará com chave de ouro. Confira algumas opções para adoçar o seu dia:

Sobremesas populares

 Foto: Reprodução / Vai Comer o Quê?

Foto: Reprodução / Vai Comer o Quê?

1. Mosaico de gelatina: receita fácil e prática, utiliza poucos ingredientes e surpreende pela visual colorido e inusitado.

2. Gelatina de abacaxi duas camadas: ótima opção para dietas restritivas por conter baixas calorias, a gelatina sacia e em associação com a fruta, ganha sabor cítrico e refrescante.

3. Pudim de leite condensado: apresentando textura cremosa e delicada, como a própria autora relata, o pudim é um doce tradicional com preparo simples e rápido, ideal para os momentos de pressa.

4. Pudim gelado: outra versão do querido pudim, esta receita em passos simples que resultam em uma sobremesa gelada deliciosa, ótima para refrescar os dias mais quentes.

5. Sagu ao vinho tinto: o sagu, alimento de origem indígena, é feito da goma ou fécula de mandioca, e é um alimento típico do sul do Brasil. Cozido no vinho tinto, possui sabor doce e bem definido com textura característica deste doce.

6. Sagu de leite de coco: uma variação para a receita de sagu, esta versão utiliza leite de coco para saborizar a sobremesa. O preparo é o mesmo do tradicional, tendo o tempo médio de cozimento de 30 minutos.

7. Arroz doce cremoso: assim como a autora desta receita descreve, este arroz doce é um creme suave e aveludado. Após o cozimento com água e a casca de um limão, o delicioso creme é feito com leite, canela e cravos da índia, deixando a receita ainda mais especial.

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

8. Pavê de chocolate: doce de origem francesa, o pavê traz a perfeita mistura entre chocolate, creme e biscoitos de champagne. Para impressionar qualquer pessoa.

9. Pavê de pêssego: uma variação desta pomposa sobremesa, nesta receita é utilizado o pêssego, fruta fonte de vitaminas, betacaroteno e nutrientes variados.

10. Mousse de maracujá no copinho: ótima pedida como uma sobremesa para ser servida para várias pessoas, este mousse possui preparo simples e rápido, e sabor maravilhoso.

11. Canjica: também conhecida como mungunzá ou mingau de milho branco, esta receita é uma iguaria típica da cozinha brasileira e possui variações no seu preparo. Aqui a blogueira Tati ensina o jeito mais comm de preparo.

12. Doce de leite macio: utilizando apenas três ingredientes, esta receita é a queridinha de muitos. O segredo está em não parar de mexer até o creme engrossar e desgrudar do fundo da panela.

13. Doce de abóbora com coco: doce caseiro que nos remete aos tempos de infância, proporciona momentos de nostalgia à partir de uma receita saborosa e com preparo simples.

14. Queijadinha: doce típico brasileiro influenciado pela culinária portuguesa. Com a possibilidade de utilizar variedades diferentes de queijo, ou mesmo de substituir o coco ralado por coco queimado, este doce demonstra toda a sua versatilidade.

15. Quindim: sobremesa a qual possui como ingredientes base ovo, açúcar e coco ralado, é na realidade uma adaptação nordestina de uma receita portuguesa conhecida como brisa-do-Lis, onde ao invés de utilizar coco ralado, usa-se amêndoa em seu preparo.

Sobremesas fáceis

Foto: Reprodução / Amando Cozinhar

Foto: Reprodução / Amando Cozinhar

16. Docinho de leite Ninho com Nutella: utilizando dois ingredientes muito conhecidos para quem é fã de doces, esta receita é rápida e ótima para aquela reunião de última hora com os amigos.

17. Churros: o tradicional churros de doce de leite, receita de origem ibérica mas que ganhou o coração dos brasileiros, é apresentado nesta receita com a opção de não recheá-lo, mas mergulhá-lo no doce de leite para saboreá-lo.

18. Cheesecake no copo: utilizando geleia de cereja, nesta receita o cheesecake faz papel de creme, contrapondo o sabor adocicado da geleia.

19. Torta holandesa no potinho: torta composta normalmente por um creme de baunilha e biscoitos, cobertura de ganache de chocolate e com bolachas arredondadas ao seu redor. Aqui a apresentação da mesma é adaptada para servir porções individuais. De encher os olhos!

20. Pudim de Maria Mole: esta versão de pudim não vai ao forno, ou necessita de banho maria, basta bater os ingredientes no liquidificador e levar a geladeira. Mais prático impossível.

21. Tortinha folhada de banana: receita simples, utiliza massa folhada pronta para dar ares gourmet ao doce. Além de linda, fica bem saborosa.

22. Rabanada churros: receita inusitada, utiliza pão de forma para fazer os rolinhos desta nova versão de churros. De preparo ágil e com poucos ingredientes, é ideal quando estiver sem ideias do que fazer.

23. Petit Gâteau: sobremesa francesa que encanta a todos, este “pequeno bolinho” é assado parcialmente, fazendo com que seu interior permaneça cremoso ao ser partido. Como sugestão de acompanhamento, sorvete de creme.

24. Maçã do amor: além de enfeitar a mesa, a maçã do amor adoça o paladar de quem a prova e conquista pelo visual romântico. Ótimo para presentear.

Sobremesas geladas

Foto: Reprodução / Aqui Na Cozinha

Foto: Reprodução / Aqui Na Cozinha

25. Milk-shake de Ovomaltine: além de levar apenas 3 ingredientes, esta receita traz o famoso achocolatado para diferencial, tornando a textura do milk-shake mais crocante e sabrosa.

26. Mousse cremoso de gelatina: adicionar creme de leite e cream cheese à gelatina com o sabor de sua preferência, resulta nesta receita aerada e fácil de fazer.

27. Mousse de limão siciliano: mais uma receita de mousse, esta traz o limão siciliano como ingrediente principal. Ingrediente este rico em vitamina C e antioxidantes, ajudando a desintoxicar o corpo.

28. Manjar de leite condensado: como a própria autora do blog descreve, esta receita é fácil, simples e barata. Como dica, a blogueira sugere utilizar gelatina com sabor para mudar o gosto do prato.

29. Bolo sorvete de limão: bolo como base, sorvete de limão como corpo. Impossível não agradar. O diferencial fica em misturar o limão siciliano com o tahiti na hora de adicionar o suco de limão no preparo do sorvete.

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

30. Sorvete de chocolate crocanteos: ideal para os amantes de chocolate, nesta receita, além de utilizar o chocolate em pó como base, ainda são adicionados biscoitos de chocolate para deixar o sorvete mais crocante.

31. Paleta mexicana: receita famosa, é caracterizada como um picolé de morango recheado com leite condensado. Com certeza agradará a todos.

32. Sorvete caseiro de flocos: com uma base de sorvete de creme, ao adicionar o chocolate meio amargo cortado em pedaços pequenos este sorvete ganha uma crocância sem igual.

33. Raspadinha de uva: sem dificuldade nenhuma, esta receita utiliza o suco de uva congelado para fazer saborosas raspas. Para servir, basta adicionar leite condensado.

34. Picolé de salada de frutas: repaginando a versão tradicional da salda de frutas, este picolé leva frutas variadas que juntamente à água de coco faz um picolé saudável e apetitose.

Sobremesas com morango

Foto: Reprodução / Technicolor Kitchen

Foto: Reprodução / Technicolor Kitchen

35. Folhadinho de morango: mais uma opção de receita utilizando massa folhada pronta. Como recheio, geleia de morango e, para confeitar, açúcar de confeiteiro. Fácil e visualmente bonita.

36. Pavê de morango: nesta receita de pavê, em vez de bolacha de champanhe, a bolacha escolhida é a simples doce. Para deixar visualmente mais belo, morangos espalhados trazem riqueza ao prato

37. Danoninho caseiro: versão do famoso iogurte de morango, leva apenas 4 ingredientes. Há ainda a possibilidade de variar o suco em pó para fazer sabores diferentes.

38. Crostata de morango: receita original australiana adaptada pela blogueira Patricia, é uma versão da torta de morangos com “massa podre”. Muito bonita e saborosa.

39. Pavê de chocolate com morango: outra versão do já conhecido pavê, aqui a montagem do doce é o cartão de visitas. Lindo de apreciar, gostoso de saborear.

40. Bombom aberto: prato fácil de preparar, mistura os sabores do morango, coco e chocolate meio amargo, resultando em uma sobremesa doce sem ser enjoativa.

41. Charlote de morango: torta criado por um chef francês para os czares russos, tem ares gourmet e um visual de “cair” o queixo. Destaque especial para as bolachas champanhe que envolvem a torta.

42. Tortinhas de morango com merengue: além de bela esta torta possui sabor sem igual. Os morangos são cozidos no açúcar, garantindo um recheio cremoso. Como cobertura, merengue italiano dourado ou no forno, ou utilizando um maçarico culinário.

Sobremesas de coco

Foto: Reprodução / Amando Cozinhar

Foto: Reprodução / Amando Cozinhar

43. Bombom tipo Prestígio: com recheio úmido de coco ralado, este bombom possui casquinha crocante de chocolate. Ideal para ter sempre à mão na hora da vontade incontrolável de comer um doce.

44. Quebra-queixo: doce nordestino fácil de fazer, o qual leva apenas 4 ingredientes. Nesta receita fique atenta à quantidade de açúcar: se desejar um doce mais “puxa-puxa”, adicione um pouco mais.

45. Manjar de coco: prato fácil de preparar, traz a opção de dois tipos de calda para acompanhar: calda de ameixa ou coco queimado. Escolha a sua preferida e começa já a prepara-lo!

46. Cocada de leite condensado: doce comum em festas juninas é uma boa opção também em outras ocasiões. Utiliza poucos ingredientes e o preparo é bem simples: basta cozinhar a mistura de açúcar, coco e leite condensado e por último adicionar a manteiga.

47. Cocadinhas de maracujá: outra versão de cocada, esta conta com o suco de maracujá concentrado para saborizar o doce. Equilíbrio perfeito entre doce e azedo.

48. Cocada cremosa: mais uma versão deste doce tipicamente brasileiro, aqui, para deixar a cocada cremosa, basta aquecer a água e o açúcar até dar o ponto de fio.

49. Coquinho açucarado: utilizando coco fresco cortado em cubos, açúcar e água, este doce além de saboroso e crocante, não necessita de muitas etapas em seu preparo.

Sobremesas com amendoim

 Foto: Reprodução / Panelaterapia

Foto: Reprodução / Panelaterapia

50. Amendoim praliné: o amendoim praliné, ou beijo quente, como é conhecido no estado de Minas Gerais, é outro exemplo de doce típico para época de festas juninas, porém não deixa de ser apetitoso e pode ser preparado em diversas ocasiões.

51. Paçoca tradicional: receita com a possibilidade de variação doce ou salgada, a paçoca leva o amendoim, oleaginosa fonte de energia, vitaminas e minerais como seu ingrediente base.

52. Paçoquinha de colher: aqui a famosa paçoquinha é mais cremosa, ideal para ser servida em porções individuais, além de não ser enjoativa, de acordo com a autora da receita.

53. Pé de moleque: nesta receita, Lu Ferreira apresenta um doce que consumia em sua infância: o pé de moleque. Receita fácil e prática. O diferencial fica pela utilização da rapadura ao invés de açúcar derretido.

54. Pé de moça: mistura de pé de moleque com brigadeiro, ainda traz a crocância do amendoim como destaque do doce, sem deixá-lo muito duro como é o caso do pé de moleque.

Sobremesas com chocolate

Foto: Reprodução / Chata de Galocha

Foto: Reprodução / Chata de Galocha

55. Brownie: sobremesa de origem norte americana, com textura entre bolo e um cookie. Este receita utiliza chocolate amargo, meio amargo, e nozes para deixa-lo mais crocante.

56. Palha italiana: a palha italiana é basicamente uma massa de brigadeiro em ponto de enrolar com biscoitos de amido de milho quebrados, resultando em uma mistura crocante e deliciosa.

57. Mousse de chocolate: com textura cremosa e aerada, este mouse de chocolate com certeza será um sucesso. Vale lembrar do toque especial: uma colher de conhaque, rum ou cachaça para fazer o diferecial.

58. Bolo pudim de chocolate: bolo em cima e calda de chocolate embaixo: de encantar qualquer um. Nesta receita, o bolo pudim é preparado em refratários pequenos, resultando em porções individuais.

59. Bomba de chocolate eclair: um dos doces franceses mais tradicionais. Fácil de encontrar em qualquer padaria, esta bomba tem o sabor especial devido a ser recheada com creme de chocolate e coberta com fondant também de chocolate.

Foto: Reprodução / Vai Comer o Quê?

Foto: Reprodução / Vai Comer o Quê?

60. Pão de mel no potinho: aqui a receita tradicional do pão de mel foi reinventada para ser servida em porções individuais em potes. O destaque fica pelo visual todo especial proporcionado pelas camadas de pão de mel intercaladas com doce de leite.

61. Rocambole de leite Ninho: utilizando apenas 4 ingredientes, incluindo a massa e o recheio, esta sobremesa é uma ótima opção para refrescar os dias de calor, já que deve ser servida gelada para não perder seu formato original.

62. Nhá Benta: unindo a leveza do marshmallow com a crocância da fina camada de chocolate na cobertura, este doce é um pouco trabalhoso de se preparar, mas o resultado compensa qualquer esforço.

63. Torta vegana de chocolate: boa opção para os veganos, esta receita não leva nenhum alimento de proveniência animal. Destaque para o ganache de chocolate que leva leite de coco em seu preparo, mas não deixa vestígios de sabor.

64. Carolinas recheadas com doce de leite e chocolate: derivada do éclair, doce tradicional francês, a Carolina pode ser definida como uma minibomba recheada. Esta receita traz duas opções de recheio: doce de leite, o mais comum e chocolate. Escolha o seu favorito e delicie-se.

Sobremesas elaboradas

 Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

Foto: Reprodução / I Could Kill For Dessert

65. Grand gâteau: segundo a autora da receita, é um petit gâteau modificado, onde adiciona-se um picolé de creme e ganache de chocolate como cobertura para saborear esta mistura.

66. Torta cremosa de doce de leite e chocolate: para os amantes de doce de leite, esta receita é uma perdição. O creme do recheio é leve, feito de doce de leite e cream cheese. Não há a necessidade de levar ao forno, o que reduz o tempo de seu preparo.

67. Cheesecake: ideal para que gosta de sobremesas não muito doces, este cheesecake ainda é acompanhado de frutas vermelhas como cobertura, evitando assim que tenha sabor enjoativo.

68. Torta alemã: de preparo simples e rápido, esta torna alemã leva bolachas doce em seu redor, decorando e adicionando crocância ao doce, além de creme branco e creme de chocolate, garantindo beleza ao prato.

69. Macaron de chocolate trufado com surpresa de cereja: os macarons, doces tradicionais franceses, são frágeis, delicados e saborosos. Nesta receita o toque especial se dá pelo recheio trufado e o pedaço de cereja posicionado ao centro e pronto para surpreender que o provar.

70. Creme Brûleé: mais uma vez a culinária francesa mostra suas possibilidades. Esta receita ensina o famoso creme brûleé, um creme de baunilha com casquinha de açúcar caramelizado e apresenta uma técnica que não necessita de um maçarico culinário para finalizar o prato.

Com estas receitas variadas, de execução simples ou mais elaborada, fica mais fácil e saboroso adoçar o seu dia e aproveitar uma boa sobremesa. Aproveite para reunir a família e amigos e saborear estes pratos. Escolha sua receita preferida e faça já a sua!

Comentários
Dicas relacionadas