Dicas de Mulher Dicas de Saúde

70 deliciosas receitas de salgados para sua festa arrasar

De opções fritas e assadas à salgados veganos e sem glúten, monte o cardápio ideal para que seu evento seja inesquecível

em 19/10/2016

Foto: Getty Images

Foto: Getty Images

Quem nunca ficou desejando ser convidado para um festa de aniversário só para tirar proveito e saborear deliciosos salgados? Já pensou que delícia comer coxinha, quibe, risoles e outros salgados à vontade?

A coxinha, um tradicional salgado brasileiro, é considerada derivada de croquetes europeus. De origem paulista, é originalmente feita com massa de batata e farinha de trigo, além de levar caldo de galinha em sua composição, esta ainda é recheada com frango desfiado. Seu nome vem da semelhança entre seu formato e uma coxa de galinha.

Já o risole (ou rissole, nome de origem francesa), normalmente possui a massa preparada com os mesmos ingredientes da coxinha, variado apenas seu formato em tradicional meia lua e seu recheio, podendo ser de carne moída, presunto e queijo, frango ou quais ingredientes o autor da receita desejar.

Dentre outros salgados muito comuns em festas, ainda encontramos o quibe e a esfirra, de origem árabe, a empada, outro receita muito popular em nosso país, porém com origem desconhecida, além do pastel, muito comum em todos os cantos do Brasil e com inúmeras possibilidades de recheios a serem explorados.

Ficou com água na boca? Então confira a seguinte seleção de deliciosos salgados para festas e deixe seu evento ainda mais saboroso e especial:

Salgados fritos

Foto: Reprodução / Vai comer o quê?

Foto: Reprodução / Vai comer o quê?

1. Bolinha de quatro queijos: se a bolinha de queijo já é uma delícia, imagine então uma bolinha de 4 queijos? É exatamente esta variação da receita que você irá aprender aqui. Uma dica é variar os tipos de queijos utilizados, conseguindo uma nva receita a cada preparo.

2. Bolinha de queijo crocante: se é altas doses de crocância que você procura, então esta pode ser a receita ideal para você! Além disso, seu preparo é rápido e leva pouquíssimos ingredientes, confira!

3. Bolinha de queijo simples: iaqui o destaque vai para a mistura do queijo parmesão e mozarela no recheio, garantindo mais sabor e cremosidade ao salgado. Vale lembrar que o orégano dá aquele toque especial.

4. Bolinho de batata com queijo e bacon: buscando incrementar esta simples receita, a autora adicionou em seu recheio pimentão vermelho e bacon, além do queijo, é claro. Esta mistura de sabores no recheio garante o sabor marcante deste salgado.

5. Bolinho de carne moída: receita fácil e prática, para dar o ponto de enrolar, é necessário utilizar a farinha de trigo, agregando todos os ingredientes. É aquela receita que agrada a grande maioria O segredo está no tempero da carne, podendo ser alterado conforme sua preferência.

6. Bolinho de feijoada: sobrou feijoada do almoço de domingo? Aqui ela vira a base da massa, juntamente com a farinha de rosca. Para seguir o estilo tradicional deste prato, o recheio deste bolinho é composto por couve refogada no alho, uma delícia.

7. Bolinho de mandioca com carne seca: esta tradicional combinação nordestina agrada a quem a prova. Para garantir um recheio mais molhadinho, refogue a carne seca com tomates picados, isso fará toda a differença.

8. Canudinho de maionese: já se perguntou como era feita a massa destes canudinhos que você degustava quando criança? Aqui você irá aprender passo a passo como reproduzi-los com a sugestão de recheados com maionese. Nostalgia pura.

9. Coxinha cremosa: existe algo melhor do que coxinha? E que tal coxinha com recheio cremoso de frango? Para garantir toda esta cremosidade, adicione requeijão ao frango e deixe seu salgado muito mais suculento.

10. Coxinha crocante: agora que você já sabe como fazer um recheio cremoso, que tal deixar sua coxinha mais crocante? Nesta receita, o truque é passa-la no ovo batido antes de empanar na farinha de rosca. Após frita ela ficará muito mais crocante.

Foto: Reprodução / Gastrolândia

Foto: Reprodução / Gastrolândia

11. Coxinha de frango com catupiry: diferente da receita acima, aqui a coxinha não é passada no ovo na hora de empanar, apenas na água fria, garantindo mais leveza ao salgado. Para um recheio cremoso, catupiry.

12. Coxinha de frango com massa de batata: nesta receita, a base da massa é feita a partir de batatas cozidas, resultando em um coxinha mais saborosa e macia. Para um recheio saboroso e cremoso, requeijão e tomates picados e sem sementes.

13. Coxinha de batata baroa: aqui, ao invés da batata tradicional, é utilizada a batata baroa, ou mandioquinha salsa para garantir um sabor marcante e delicioso ao salgado. Esta ainda dará uma coloração belíssima ao prato.

14. Croquete de batata: opção deliciosa para servir em festas ou mesmo acompanhando uma carne. Nesta receita, o queijo escolhido foi o queijo cuia, o qual é ralado e misturado na massa do salgado.

15. Croquete de carne: conhecido como comida de boteco, o croquete de carne vem marcando presença também nas festas. O coxão duro foi a carne eleita, sendo cozido por cerca de 40 minutos após a panela começar a chiar. Este tempo é para garantir que a mesma esteja desmanchado ao se misturar na massa do salgado.

16. Croquete de linguiça toscana: aqui a tripa da linguiça é descartada, sendo utilizado somente o seu recheio. A mostarda garante o sabor marcante e a cebola dá o tempero do prato.

17. Croquete de mortadela com queijo: aqui, além da mortadela picadão, ainda vai mostarda, orégano, queijo parmesão, cebola e alho, tudo para garantir um salgado rico em sabores.

18. Croquete de palmito: utilizando palmito pupunha fresco, este delicioso croquete ainda é preparado com manjericão, creme de leite e requeijão, resultando em um salgado bem cremoso. Para companha, um delicioso molho de limão cravo.

19. Croquete de ricota: e que tal um croquete de ricota? Este queijo ainda é acompanhado de queijo parmesão ralado, garantindo o equilíbrio da receita ao utilizar um queijo com sabor mais pronunciado e a ricota, de sabor suave.

20. Mini quibe: presença constante em festas e eventos, o quibe possui fácil preparo e sabor inigualável. Utilizando trigo para quibe, patinho moído e temperos como folhas de hortelão, não vai haver paladar que não se agrade com esta opção.

Foto: Reprodução / Segredos da Tia Emília

Foto: Reprodução / Segredos da Tia Emília

21. Nuggets de frango: com a opção de ser preparado frito ou assado, esta receita é uma versão mais saudável deste prato tão querido pelas crianças. O segredo está em processar o frango ainda cru, ou ainda picá-lo na faca, em pedaços miúdos.

22. Pastel de feira: aqui você irá aprender a preparar a tradicional massa do pastel, não precisando comprar uma pronta. O segredo pra que ele apresente aquelas lindas bolhas ao ser frito é utilizar um pouquinho de cachaça na massa. Para rechear, queijo mozarela, tomate e orégano.

23. Pastelzinho de carne seca: agora que você aprendeu a fazer a massa caseira, você pode utilizá-la ou mesmo uma massa pronta para fazer estes deliciosos pasteis recheados com carne seca e molho de tomate. Vale a penas experimentá-los.

24. Risoles de carne: para estes deliciosos risoles de carne, aprenda a fazer desde a massa até o seu saboroso recheio, feito com carne moída, temperos, ovos cozidos e picados, além de pimentões amarelo e vermelho.

25. Risoles de frango: agora se você é fã de frango, esta opção de risole pode ser ideal para você. Com uma massa super simples, levando apenas 3 ingredientes, o recheio é o destaque d prato.

26. Risoles de milho: procurando um versão sem utilizar carne? Esta receita é recheada apenas com milho verde, e não deixa de ser saborosa. Se desejar, adicione outros temperos junto ao milho, para ressaltar ainda mais seu sabor.

27. Risoles de queijo: nesta outra opção, o recheio deste delicioso salgado não poderia ser mais simples: um pedaço de mozarela acompanhado de uma pitada de orégano para dar aquele sabor especial.

Salgados assados

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

28. Bolinho de brócolis: ótima opção para convencer as crianças a comerem brócolis, este bolinho leva uma mistura de queijo parmesão e cheddar no seu rpeparo, garantindo um sabor que irá agradar mais facilmente os pequenos.

29. Bolinha de pizza com bacon e queijo: receita fácil e prática, utilizada a tradicional massa italiana em um formato não convencional: bolinhas. Com recheio simples, mas saboroso, com certeza irá te conquistar.

30. Brusqueta marguerita: receita tradicional italiana é uma ótima opção para utilizar sobrar de pães em sua casa. O pão fatiado será a base do salgado, o qual será coberto com tomates, queijo mozarela, manjericão e outros temperos, sendo levado ao forno em sequência.

31. Coxinha assada de batata doce: na onda fit, esta receita utiliza a batata doce como base da massa. Para o recheio, frango desfiado e requeijão light, e ao invés de fritá-la, ela vai ao forno, resultando em uma opção mais saudável do que a tradicional.

32. Croissant de presunto e queijo: que tal aprender a fazer esta gostosura de salgado francês na sua casa? Nesta versão, além de aprender a fazer a massa do salgado, ele ainda será recheado com presunto e queijo, um recheio para agradar a todos.

33. Croissant de queijo: mais francês impossível, para estes mini croissants, o recheio escolhido foi o queijo gorgonzola, com seu sabor marcante e inesperado. Para simplificar a receita, utilize massa comprada pronta, agilizando seu preparo.

34. Doguitos: esta receita é a opção ideal para os fãs de cachorro quente. Simples e fácil de fazer, basta envolver a salsicha com pão de forma amassado e queijo cheddar, colocar em um refratário e levar ao forno.

Foto: Reprodução / Vai comer o quê?

Foto: Reprodução / Vai comer o quê?

35. Empadinha de frango: para os amantes da empada, aqui vai um receita que ensina a preparar desde a massa deste salgado, até um delicioso recheio com frango desfiado, azeitonas sem caroço, uva passas, tomate picado e demais temperos.

36. Empadinha de palmito: outra opção deste delicioso salgado, aqui a massa possui uma receita simplificada, com poucos ingredientes. Já o recheio ficou por conta da ervilha, palmito picado, ovo cozido e especiarias.

37. Enroladinho de presunto e queijo: este enroladinho lembra uma massa de pão em formato rocambole e é super fácil de fazer. Como recheio a autora sugere presunto ou peito de peru e queijo mozarela, além do orégano.

38. Enroladinho de salsicha: outra opção para quem adora este embutido. Aqui a massa utilizada é uma massa com várias utilidades, sendo indicada tanto para salgados quanto para pães.

39. Esfirra de carne: aqui é a sua chance de aprender a fazer as tradicionais esfirras fechadas de carne moída. Com uma massa macia e recheio com limão, carne moída e uma pitada de hortelã, esta receita vai te levar direto para o oriente médio.

40. Esfirra de carne aberta: se você gostou da receita acima, que tal experimentar a sua variação, com a massa aberta? Receita comum em esfirrarias de todo o Brasil, ela ainda pode ser recheada com ingredientes variados, de acordo com o seu gosto pessoal.

Foto: Reprodução / Gordelícias

Foto: Reprodução / Gordelícias

41. Folhado e calabresa: folheado diferente, com ares gourmet, leva em seu recheio pimentão verde, vermelho e amarelo, além de linguiça calabresa, queijo mozarela e outros temperos que conferem sabor inigualável ao prato.

42. Hamburguinho de forno: esta receita é uma delícia, e simples de fazer. Aqui o pãozinho é recheado com um mini hambúrguer feito com alcatra moída e sopa de cebola. Para enfeitar, polvilhe gergelim após pincelar uma gema para dourar ao forno.

43. Mini quiche cremosa de bacon, queijo e cebola: prato de origem alemã, hoje é considerado tradicional da França. Aqui ele é recheado com uma mistura de bacon em cubos, queijo gruyere ralado e cebola, além de outros temperos para aguçar seu sabor

44. Mini quiche de alho poró: nesta receita isenta de leite, para acompanhar o olho poró picado, é preparado um “requeijão” com base em mandioca cozida. Este pequeno passo garante a cremosidade do prato.

45. Mini quiche de bacon com queijo: para agilizar ainda mais o preparo deste prato, optou-se pela utilização de massa folhada pronta. No recheio, bacon picado, queijo gruyere. Para garantir o formato tradicional da quiche, utilize formas de cupcake untadas.

46. Pastel assado de carne seca: ótima opção para quem busca uma opção mais saudável Às frituras, esta receita resulta em um pastel de forno com massa leve e macia. Para recheá-lo, carne seca, azeitonas picadas e especiarias.

47. Pastel assado de palmito: aqui a massa é preparada com farinha de trigo branca, farinha de trigo integral e chia, garantindo mais nutrientes para a receita. Como recheio, palmito picado, cebola picada, óleo vegetal, amido de mandioca e temperos.

48. Rolinho de misto quente: mais fácil, impossível. Esta simples e deliciosa receita leva apenas pão de forma sem casca amassado enrolado com presunto e queijo. Para garantir uma cor e sabor mais interessante, pincele-os com manteiga derretida e leve-os ao forno. Prático, não é mesmo?

49. Trouxinha de bacon e queijo: lindo de se ver, delicioso de se provar. Estas fofas trouxinhas são recheadas com bacon, queijo mozarela, molho de tomate e orégano, finalizando esta prática receita.

Adaptados à restrições alimentares

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

Foto: Reprodução / Mel e Pimenta

50. Bolinho de batata e cenoura: além de não possuir alimentos de origem animal, esta receia ainda é sem glúten, não necessitando do uso de nenhum tipo de farinha para dar liga à massa, tendo como base batatas e cenouras cozidas.

51. Cozinha sem glúten, sem lactose e sem ovo: ideal para alérgicos, esta receita não possui três dos ingredientes alérgenos mais frequentes: ovo, leite e trigo. Sua base é de batatas cozidas e é uma ótima alternativa aos salgados fritos já que vai ao forno

52. Coxinha vegana: outra opção de coxinha diferente, esta leva farinha de trigo, mas a carne é deixada de lado. Para rechear, palmito picado, molho de tomate, azeitonas picadas, amido de milho além de muito tempero.

53. Dadinho de tapioca: utilizando apenas queijo coalho, tapioca granulada, leite, orégano, sal e pimenta, prepare um delicioso aperitivo que com certeza irá agradar seus convidados.

54. Enroladinho de salsicha vegano: buscando deixar a salsicha de lado, este enroladinho de massa folhada utiliza cenoura temperada e caramelizada em vez deste embutido. Apesar desta substituição, este salgado não perde em anda pela sua versão tradicional.

55. Esfirra aberta vegana: outra adaptação que vale super a provar, esta esfirra aberta utiliza tofu amassado e maionese de soja para simular o recheio tradicional de queijo ricota. Além de saboroso, sua aparência se assemelha bastante à esfirra tradicional.

56. Esfirra de beringela: aqui o tradicional salgado árabe se apresenta em sua versão fechada, recheado com berinjela, pimentões, azeitonas verdes e temperos variados. Rico em proteínas e vitaminas.

Foto: Reprodução / Veganana

Foto: Reprodução / Veganana

57. Esfirra de carne sem lactose e ovos: com a receita desta massa é possível fazer grande variedade de salgados assados. Além disso, não são utilizados leite ou ovos, ideal para o público alérgico a estes ingredientes.

58. Esfirra vegana: e porque não uma esfirra vegana? Em vez da carne moída, destaque do recheio se dá pela escolha da berinjela, acompanhada de tomate, azeitonas e pimentão picado.

59. Hamburguinho sem glúten: se você gostou da versão tradicional desta receita apresentada acima, vai adorar esta opção adaptada para quem não pode consumir glúten. Para substituir a farinha de trigo é usado uma mistura de farinha de arroz, polvilho doce e goma xantana.

60. Quibe falso: ótima opção para veganos ou vegetarianos, nesta receita a carne moída é substituída pela proteína de soja. Como os temperos são os mesmos do quibe tradicional assim como o trigo para quibe, é fácil se confundir com a receita convencional .

61. Nuggets de grão de bico e legumes: mais uma opção sem o uso de carne, este aperitivo é preparado com uma mistura de grão de bico, cenoura, milho, brócolis e pimentão verde, resultando em um deliciosa mistura de sabores e nutrientes .

62. Pastel com massa de ricota: pastéis saborosos e assados, são preparados com uma massa a base de ricota, margarina, creme de leite, queijo ralado, ovo e temperos, garantindo muito sabor e cremosidade ao mesmo.

63. Pastel de forno integral com shimeji: aqui, além da massa ser preparada com farinha integral, o recheio escolhido é o cogumelo shimeji, alimento rico em proteínas e velho conhecido daqueles que excluíram carne de seu cardápio, o qual garante muito sabor à este pastel assado.

Foto: Reprodução / Gordelícias

Foto: Reprodução / Gordelícias

64. Pastel de forno integral vegano: nesta receita, a massa é preparada somente com farinha de trigo integral, agregando maior valor nutricional ao prato. Como recheio, palmito e tomates picados, azeite de oliva, coentro e sal e pimenta a gosto.

65. Pastel sem glúten e sem lactose: para fazer esta massa sem glúten, utilizou-se uma mistura de farinha de arroz, amido de milho e goma xantana. Recheie com os ingredientes de sua preferência e frite-os normalmente. Mais uma vez o segredo das bolhas na massa está em adicionar um pouquinho de cachaça na receita.

66. Pastel vegano de legumes: que tal rechear seu pastel com uma mistura de vagem picadinha, repolho em tiras, cenoura ralada e pimentão? Ficará uma delícia. E não se esqueça do truque: pincele molho de soja para que os pasteis fiquem douradinhos ao irem ao forno.

67. Pizza enrolada sem glúten: esta pizza possui massa sem glúten, preparada com uma mistura de farinhas. Seu formata inusitado lembra um rocambole, e é recheada com molho de tomate, presunto e queijo. Uma delícia!

68. Risoles de carne sem glúten: outra opção que não leva farinha de trigo, estes risoles são recheados com uma mistura de carne moída magra, polpa de tomates e uma variedade de temperos. Recomenda-se assá-los com o forno pré-aquecido em cerca de 250°.

69. Salgados assado sem ovos e sem leite: aqui você irá aprender um massa coringa, a qual pode ser utilizada para o preparo de grande variedade de salgados assados. E o melhor: não utiliza ingredientes de origem animal em seu preparo, sendo ótima opção para veganos.

70. Trouxinha de frango sem glúten: mais uma versão adaptada aos celíacos ou àqueles com uma dieta restritiva. A farinha utilizada para substituir a farinha de trigo tradicional leva em seu preparo farinha de arroz, leite em pó, fécula de batata, creme de arroz e goma xantana.

Com esta grande variedade de receitas, com certeza o cardápio da sua festa irá dar inveja em muito buffet profissional. Seja optando por salgados fritos, assados ou adaptados, escolha seus pratos favoritos e mãos à massa!

Comentários
Dicas relacionadas