Novidade! Baixe nosso app em seu smartphone Android iPhone

Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Cortes para cabelos cacheados: as melhores dicas para dar forma aos seus cachos

Curtos, médios ou compridos, os cabelos cacheados demonstram atitude e personalidade e ficam bem definidos com os cuidados certos

em 19/09/2014

Foto: Thinkstock

Alguns anos atrás poderíamos dizer que os cabelos cacheados estavam praticamente em “extinção”. A moda era ter cabelos lisos, trabalhados na escova ou na chapinha.

Os alisamentos eram febre nos salões e encontrar uma mulher com cabelo cacheado era tarefa quase impossível. Entretanto, isto faz parte do passado e as mulheres atualmente tem variado muito mais nos cabelos e boa parte delas está, inclusive, optando pelas “curvas” naturais.

É fato que, cada vez mais as mulheres tem assumido seus cachos, se livrando de tratamentos químicos desnecessários e até em alguns casos perigosos e preferindo cuidar e tratar as madeixas para mantê-las bonitas, com cachos definidos, hidratados e saudáveis.

Seguindo os cuidados adequados e adotando um bom corte, o seu cabelo cacheado tomará forma e servirá como uma linda moldura para o seu rosto. Confira a seguir dicas de especialistas, ideias de cortes e penteados e fotos de mulheres cacheadas para aprender e se inspirar.

Os cortes ideais para cabelos cacheados

Entre os profissionais há uma unanimidade: cabelos cacheados nunca devem ter cortes retos. Isto porque o corte reto tende a criar volume e não dá definição ao cacho.

Segundo o cabeleireiro Wagner Ramos, as franjas curtas juntamente com os cortes retos não são harmoniosos: “Eles tornam os cabelos pesados e sem movimento, tornando muito difícil de ajeitar”, afirma.

Entre as dicas, o profissional sugere os cortes em degradê, irregulares e desconectados, em formatos arredondados: “São ótimos aliados”, revela.

A hairstylist Goreth Fernandes sugere os cortes picotados com leveza nas pontas. Em se tratando de tendência, a profissional afirma que o corte de Taís Araújo está super em evidência.

Foto: Reprodução / Instagram Tais Araújo

Já Wagner afirma que mesmo no verão, o Sun Light, como nos cachos da blogueira Cinthya, continua uma tendência, com as pontas claras valorizando os cachos e iluminando o rosto: “O comprimento está aberto para o estilo de cada um, mas cuidado a compor esse look para não cometer excessos”, pondera.

Foto: Reprodução / Cinthya Rachel

Fotos: cabelos cacheados com cortes lindos para você se inspirar

As mulheres brasileiras tem, em sua grande maioria, os cabelos encaracolados. E se você também faz parte desse grupo e pretende mantê-los naturais, vale a pena se inspirar nos cortes das belas blogueiras cacheadas, confira:

Foto: Reprodução / Rayza Nicácio Blog


Foto: Reprodução / Petits Vaidades



Foto: Reprodução / Dani Azevedo


Foto: Reprodução / Jujuba Doce por Juliana Louise


Foto: Reprodução / Blog Cantinho da Nanda


Foto: Reprodução / Gill Vianna


Foto: Reprodução / Nathalie Barros

8 dicas infalíveis dos profissionais para cabelos cacheados

Coloque em prática as sugestões dos experientes hairstylists Wagner Ramos e Goreth Fernandes para que seu cabelo naturalmente cacheado fique ainda mais bonito e bem cuidado:

1. Corte ao menos de três em três meses

Essa dica é antiga, mas sempre boa de ser lembrada. Cabelo cresce e perde o formato e a força e o corte periódico ajudará no fortalecimento e beleza dos seus fios.

2. Lave os cabelos na água morna, pois a água quente resseca o cabelo

A água muito quente resseca os fios, use a água morna, para que os folículos se abram, mas sem estragá-los.

3. Escolha os produtos específicos para seu tipo de cabelo

“A escolha do produto adequado para manutenção é providencial, para repor as propriedades perdidas no dia a dia e após processos químicos”, afirma Wagner.

4. Ao tingir, respeite as recomendações do profissional

“Respeitar o período de retoque é fundamental”, aconselha Wagner. O profissional alerta ainda para a presença de químicos anteriores na hora de pintar: “Caso tenho alisamentos, relaxamentos entre outras químicas, nunca utilizar ox acima de 20 Volumes”.

5. Hidrate semanalmente

Segundo Goreth, cabelos cacheados tendem a ressecar mais, pois normalmente são lavados todos os dias. Por esta razão, a hidratação semanal é fundamental.

6. Use e abuse do leave-in

Cabelos cacheados tem um melhor amigo: o leave-in. Responsável por dar definição aos cachos, na opinião de Goreth este é o produto que toda mulher de cabelo cacheado deveria ter.

7. Monte um kit básico de produtos

Wagner aconselha que o kit contenha shampoo para cabelos quimicamente tratados, por ter uma limpeza mais delicada; condicionador que reconstrua as fibras e devolva massa capilar; mascara com alto poder de hidratação e rica em vitaminas A, E e B5 e aminoácidos; leave-in ou ativador de cachos para uso diário e para manter os cabelos hidratados; e um sérun para reparar as pontas e minimizar o desgaste dos fios.

8. A dupla mousse e difusor proporciona um efeito incrível

O mousse serve para dar volume e o difusor complementa o efeito delineando e definindo os cachos. Dupla de sucesso na certa!

10 sugestões de produtos para cuidar dos seus cachos

As marcas de cosméticos estão cada dia apostando mais em produtos voltados para este tipo de cabelo, o que aumentou a gama de opções consideravelmente nos últimos anos. Mas como nem só de bons produtos vive o cabelo, o corte também é muito importante para criar uma harmonia no rosto, sendo assim, vale ressaltar que o produto sozinho não “faz milagre”.

Veja alguns produtos bem cotados por mulheres que tem cabelos cacheados:

Vídeos: penteados para cabelo cacheado passo a passo

São muitas as possibilidades de penteados para cabelos cacheados. Confira algumas opções lindas e fáceis para você mesma fazer em casa:

Os melhores blogs de beleza para as cacheadas

Quer sempre se manter atualizada sobre as novidades para cabelos cacheados com quem entende do assunto? Veja uma lista com blogueiras que falam sobre seus cabelos enrolados e dão ótimas dicas:

Cuide bem dos seus cachinhos e eles estarão sempre brilhosos, saudáveis e bem definidos!

Receba nossas melhores dicas diretamente em seu e-mail

Assine nossa newsletter para receber nossas novidades sobre os assuntos do momento.

Nós odiamos spam. Nunca usaremos seu e-mail para outros fins.

Comentários
Dicas relacionadas